Transformação digital na indústria: veja o cenário e principais impactos

A transformação digital na indústria não é mais uma opção. Os últimos anos têm sido um acelerador para as organizações, que viram como a inovação, em maior ou menor grau, tornou-se essencial para a sobrevivência dos negócios.

Muitas empresas tiveram que se adaptar rapidamente à nova situação, porém nem todas obtiveram o resultado esperado. Enquanto algumas viram aumento de receitas, obtiveram novas oportunidades de mercado e fortaleceram sua posição competitiva, outras foram ultrapassadas e, portanto, perderam participação de mercado ou até tiveram que fechar.

Para falar mais sobre tais impactos e o cenário atual — e futuro que se espera —, e como a Selbetti pode ajudar as indústrias na sua transformação digital, preparamos o artigo abaixo, repleto de informações! Siga a leitura e confira!

O que é transformação digital na indústria?

A transformação digital na indústria exige uma mudança profunda na cultura organizacional, razão pela qual são precisamente as empresas mais jovens que têm obtido os melhores resultados. 

A razão é simples: essas organizações tinham menos freios para adotar novas tecnologias e menos estrutura para adaptar processos e procedimentos. Além disso, para a transformação digital, a juventude costuma ser uma vantagem. Afinal, esse tipo de perfil se adapta melhor às mudanças e já possui hábitos relacionados às tecnologias que serão implementadas no processo de transformação digital.

A transformação digital requer um ambiente voltado para a inovação e novas tecnologias, bem como uma cultura organizacional que possibilite tal inovação, estimule a participação e recompense a iniciativa voltada para objetivos específicos.

Qualquer indústria pode iniciar um processo de transformação digital, investir em consultoria, tecnologia e treinamento. No entanto, essas mudanças não se concretizarão se, antes e durante esse processo de transformação digital, não for feito um esforço para mudar a cultura organizacional. 

Isso implica todo o conjunto de crenças, valores e princípios que conferem à empresa um caráter próprio e que seus trabalhadores internalizaram. É aí que reside o segredo de um processo de transformação digital que se concretiza, nas pessoas.

Devemos ter em mente que a transformação digital não é apenas adquirir tecnologia. Consiste em uma mudança profunda na indústria que passará pelo repensar de praticamente todos os processos em todas as áreas e em que todas as pessoas estão envolvidas. 

Se essas pessoas não contribuírem e não aderirem a esses novos processos, será difícil obter resultados satisfatórios.

Leia também::: Tendências tecnológicas para 2022: conheça 6 para aplicar na sua empresa

Quais os impactos da transformação digital na indústria?

Além da mudança organizacional, também devemos estar cientes de que o impacto da transformação digital vem acompanhado de uma série de benefícios para a empresa. Por exemplo, melhora o desempenho interno e o relacionamento com os clientes. 

Também podem ser citados como impactos da transformação digital na indústria: 

Melhora a satisfação do trabalhador 

Graças à transformação digital, os funcionários se tornam mais produtivos e sua eficiência operacional também aumenta.

Melhora a experiência do cliente 

A digitalização de alguns processos da empresa aumenta os níveis de retenção de clientes. Além disso, os canais digitais permitem que você interaja com seus clientes de forma mais fácil e dinâmica.

Economia de custos de TI 

A implementação de serviços de Cloud Computing e transformação digital são aspectos relevantes para a redução de custos econômicos.

Aumenta a produtividade 

A tomada de decisões fica mais fácil e ágil com a ajuda de ferramentas digitais. Além disso, essas ferramentas agregam valor: como poder avaliar seus processos, analisar tomadas de decisão, etc.

Novas oportunidades de negócios 

Transformação e inovação andam de mãos dadas. A tecnologia proporciona novas competências e novos processos de negócio que favorecem a inovação e a promoção de ideias.

Recrutamento de talentos 

As empresas que defendem a mudança tornam-se centros-chave para  atrair o talento de profissionais especializados,  atraídos tanto pela cultura corporativa quanto pelas oportunidades de trabalho que ela oferece.

Portanto, a transformação digital na indústria deve ser um processo progressivo, mas constante ao mesmo tempo. As empresas não podem mais adiar sua transformação digital se quiserem continuar competindo em um mercado em constante mudança e cada vez mais exigente.

Exemplos de tecnologia que estão reinventando o setor

Na indústria, a transformação digital não se trata apenas de automatizar a linha de produção ou analisar melhor os dados existentes. Envolve uma mudança de mentalidade e abordagem, bem como novas formas de resolver problemas. Veja alguns exemplos de transformação:

  • A computação em nuvem, por exemplo, dá a uma empresa acesso mais rápido ao software de que precisa, novos recursos e atualizações, bem como armazenamento de dados, e permite que ela seja ágil o suficiente para se transformar.
  • A tecnologia da informação permite que uma indústria concentre seu investimento em talentos, além de possibilitar investimentos em pesquisa e desenvolvimento de soluções personalizadas, que suportem seus requisitos e os processos que a diferenciam no mercado.
  • As plataformas móveis permitem que o trabalho seja feito onde e quando quiser.
  • As tecnologias de aprendizado de máquina e inteligência artificial fornecem às indústrias insights para tomar decisões mais precisas em vendas, marketing, desenvolvimento de produtos e outras áreas estratégicas.

Leia também::: Robotic Process Automation (RPA): o que é e como funciona?

Conheça as tecnologias para indústria da Selbetti

Como mencionamos no início, a transformação digital na indústria não é uma opção, mas sim uma necessidade para quem deseja se manter competitivo no mercado. Afinal, a inovação também apresenta melhores resultados, economia de recursos, e visão estratégica.

Nesse sentido, a Selbetti se destaca por suas soluções de transformação digital na indústria. Para isso, conta com softwares de automação de processos feitos sob medida para cada empresa, de acordo com suas necessidades únicas.

Dessa forma, os processos da sua empresa ficam mais ágeis, contribuindo para atender um maior número de clientes e se tornar mais competitiva no mercado. 

Portanto, contar com a transformação digital na indústria é o passo que você deve dar se deseja ver sua empresa mais forte no mercado. E, para conhecer a solução completa que a Selbetti tem para você, acesse nossa página de Soluções, e converse também com nossos consultores!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *