Aluguel de retroprojetor: Tudo o que você precisa saber

O aluguel de retroprojetor é útil por uma ampla variedade de razões e pode otimizar muitos recursos, ainda mais quando consideramos que muitas empresas precisam do equipamento por um determinado período ou para atividades específicas.

Dessa forma, o aluguel acaba sendo a melhor opção. Ele possibilita que sua empresa consiga acessar a tecnologia mais recente sempre que necessário e por um valor reduzido, garantindo uma ótima relação custo x benefício.

Se você quer saber mais sobre o aluguel de retroprojetor, como funciona e o que um projetor pode fazer, aqui está o que você precisa saber. Acompanhe a leitura!

Qual é o objetivo de um retroprojetor?

Um retroprojetor é um dispositivo que permite exibir imagens ou vídeos em telas grandes. Ele produz luz, iluminando a imagem ou o vídeo por trás. Quando essa luz atinge uma tela, o conteúdo se torna visível naquela superfície.

Com um retroprojetor, você pode visualizar imagens ou vídeos em telas muito maiores do que de computadores ou monitores de televisão tradicionais. É ideal se você deseja assistir a um filme com um grande grupo ou está fazendo uma apresentação na empresa.

Além disso, os projetores são menores e mais fáceis de transportar do que outros equipamentos. Assim, torna-se possível levá-los para qualquer lugar sem dores de cabeça. 

Quais são os diferentes tipos de projetores?

Na hora de alugar um retroprojetor, alguns pontos devem ser considerados, com o objetivo de conseguir a melhor projeção da sua apresentação. Atualmente, é possível encontrar os seguintes tipos de retroprojetores:

Full HD

O retroprojetor Full HD garante imagens mais nítidas e de maior qualidade do que um projetor HD, por exemplo. Ele conta com uma resolução de 1080p, o que significa que tem cerca de 2 milhões de pixels. Isso torna a imagem mais nítida.

Conteúdo 4K

Caso você precise de ainda mais resolução, a saída pode ser um retroprojetor 4K. Ele tem quatro vezes o número de pixels do outro e é uma ótima opção quando se trata de imagens mais realistas, principalmente para projeções em áreas maiores.

Além disso, um projetor 4K também garante mais nitidez quando as pessoas estão mais perto da projeção.

Projetor laser

Outra opção é o retroprojetor laser. Diferente do que estamos acostumados, ele não conta com lâmpadas. Isso dá mais agilidade à projeção — já que não será necessário esperar a lâmpada esquentar — e também não precisa de sistema de resfriamento.

Quantos lúmens eu preciso?

Lúmen é uma quantidade de medida relacionada à óptica, que, quando diz respeito aos projetores, serve para definir o quão boa uma imagem projetada será e o quanto o ambiente deverá ser escurecido para garantir boa visibilidade. 

O número de lúmens de que você precisa depende de alguns fatores. Primeiro, o tamanho da tela desempenha um papel: normalmente, quanto maior a tela, mais longe você terá que posicionar o projetor. Como resultado, será necessário mais lúmens para garantir que a imagem seja exibida corretamente em telas maiores.

Em segundo lugar, temos que considerar a iluminação ambiente. Se você estiver usando o projetor em um espaço totalmente escuro, menos lúmens serão necessários, pois não há luz ambiente impactando a imagem. Já se o retroprojetor está em um espaço mais claro, mais lúmens são essenciais para obter uma imagem brilhante e colorida.

Leia também::: Locação de Impressoras: principais tipos que você pode alugar.

6 dicas para alugar um retroprojetor

Para facilitar a decisão de alugar um retroprojetor, separamos algumas dicas que você pode considerar ao tomar sua decisão:

1. Brilho do seu local

Se a apresentação for em uma sala muito escura, o brilho do projetor não deve ser uma grande preocupação. 

No entanto, se você planeja manter as luzes acesas ou ter uma variedade de soluções de iluminação no espaço, você precisará de uma lâmpada mais forte. 

Da mesma forma, quando levamos em conta um local com muitas janelas e luz natural, também se tornará necessário alugar um projetor mais claro. 

2. Tamanho do seu público

Se a empresa está planejando um pequeno evento para um público de 25 ou menos pessoas, provavelmente poderá usar um projetor básico e de baixo custo. 

Mas se espera que um público maior, e especialmente quando atinge os três dígitos, considere alugar um projetor (ou talvez mais de um) com lumens mais altos e as lentes apropriadas. 

3. Tamanho da sua tela

O tamanho da tela afeta o brilho que a lâmpada dos projetores precisam ter, porque eles têm áreas maiores para preencher. 

Se você tiver uma tela grande e um projetor com lúmens mais baixos, as imagens podem não ser vistas pelos participantes no fundo da sala ou em certos ângulos. 

Nesse sentido, se não tiver certeza do tamanho da tela, alugar um projetor mais brilhante pode ser a melhor aposta, por precaução.

4. Projeção frontal ou traseira

Ao alugar um equipamento, a retroprojeção costuma ser considerada ideal, pois o projetor fica atrás da tela e nunca haverá a preocupação de alguém ou algo passar na frente da projeção. 

No entanto, a projeção traseira reflete muito brilho de volta para o projetor, o que resulta em uma perda significativa de brilho (você também precisa ter certeza de que há espaço suficiente atrás da tela para o projetor apresentar a imagem corretamente). 

Logo, se sua empresa planeja usar projeção traseira, será preciso optar por um projetor de lúmen mais alto do que se estivesse projetando frontalmente. 

5. Configuração da sala

Quanto espaço você tem no seu local? Se um projetor frontal não puder ser colocado em uma posição ideal e um projetor traseiro não for uma opção, você pode precisar considerar um grande projetor para o ambiente com uma lente que pode focalizar a tela ou capturar um ângulo mais amplo.

6. Tipo de conteúdo

Quanto mais detalhado for o conteúdo da sua projeção, mais brilhante você desejará que ela seja. Tudo vai depender das características do que será projetado.

Para slides de PowerPoint simples envolvendo apenas palavras, sua organização poderá ser atendida por um projetor com lúmens baixos. 

No entanto, caso queira projetar gráficos e tabelas altamente detalhados ou, mesmo, um vídeo de alta definição, provavelmente será necessário um projetor brilhante de alta resolução para garantir que tudo seja projetado de forma correta.

Escolha a melhor opção

Escolher o retroprojetor certo para as suas atividades pode ser uma tarefa difícil. Você não quer correr o risco de ter as informações mal apresentadas, mas também quer ficar dentro do orçamento. 

Sua melhor aposta, então, é alugar um projetor de tela com a Selbetti. Somos a maior integradora de Outsourcing de TI do Brasil e podemos te ajudar a encontrar o retroprojetor perfeito para as suas necessidades. Basta entrar em contato e falar com nossa equipe. 

Esperamos que o artigo tenha respondido às suas dúvidas sobre aluguel de retroprojetor. Confira também nosso post O que é Outsourcing de TI e descubra como essa solução pode contribuir para o seu negócio. 

Comentários

1 resposta em “Aluguel de retroprojetor: Tudo o que você precisa saber”

Excelente o site e facilidade de entendimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *