Transformação digital no RH com o uso do iBPMS

Transformação digital no RH com o uso do iBPMS

O iBPMS é uma tecnologia inovadora que está contribuindo positivamente para a transformação digital no RH. Entenda! 

Segundo uma pesquisa realizada pela CareerBuilder, 90% dos profissionais de Recursos Humanos (RH) se sentem sobrecarregados em suas rotinas corporativas. 

Dos 702 profissionais entrevistados, 27% dizem que a necessidade de estar sempre disponível é o maior responsável por essa pressão, enquanto 18% culpam a falta de tecnologia no RH, como ferramentas de gestão de pessoas, por exemplo. 17%, inclusive, atribuem a sobrecarga à ausência de reconhecimento, e 14% reclamam da falta de apoio por parte da liderança.  

O departamento de Recursos Humanos é um dos setores mais necessários e importantes na empresa. Ele é responsável por recrutar, selecionar e desenvolver talentos, além de ajudar a construir e promover uma cultura organizacional positiva, garantir conformidade legal e ética, desenvolver líderes, gerenciar o desempenho dos funcionários e reter bons colaboradores. 

Por desempenhar esse papel tão importante, os profissionais do RH não podem atuar dentro de um ambiente desorganizado, que os impede de desempenhar suas funções com excelência. Eles precisam estar inseridos em um local que conta com o apoio contínuo da liderança, boas ferramentas tecnológicas e processos bem estruturados.

O iBPMS é uma tecnologia que está revolucionando a gestão de recursos humanos através da transformação digital. 

No artigo de hoje vamos explorar os impactos da tecnologia no RH e como a solução está contribuindo para o setor ao automatizar processos, otimizar operações, e promover uma gestão mais estratégica e centrada nas pessoas. 

Boa leitura!

Mas antes, o que é iBPMS?

O iBPMS, sigla para Intelligent Business Process Management Suite ou Sistema de Gestão de Processos de Negócios Inteligente em português, é uma categoria de software que evoluiu do tradicional BPMS (Business Process Management Software)

O sistema tem como premissa otimizar e gerenciar os processos de negócios de forma muito mais estratégica e abrangente, por isso incorpora recursos avançados como RPA, Inteligência Artificial (IA), Business Intelligence, Analytics e tecnologias de hiperautomação

LEIA TAMBÉM | Componentes de um BPMS: saiba quais são os principais

Como o iBPMS está contribuindo para a transformação digital no RH 

Como o iBPMS incorpora funcionalidades e recursos avançados de IA, BI, Big Data, Analytics e tecnologias de hiperatuomação, a ferramenta possui a capacidade de remodelar todo o departamento de RH.  

E faz isso ao permitir que os profissionais de gestão de recursos humanos automatizem muitas de suas tarefas repetitivas, acessem informações atualizadas sobre os colaboradores, e melhorem o engajamento, a satisfação e o desempenho dos funcionários.

Abaixo vamos entender melhor como isso funciona!

1- Automatização e otimização de processos

Os profissionais podem usar o iBMPS para automatizar fluxos de trabalhos manuais e repetitivos, que atualmente consomem muito tempo, esforço e disponibilidade. Isso não só elimina a intervenção humana desnecessária, como também ajuda o setor a otimizar processos e reduzir a incidência de falhas e erros que podem exigir refação. 

Algumas das atividades de RH que podem ser automatizadas pelo iBPMS envolvem:

  • Gestão de documentos;
  • Recrutamento e seleção;
  • Gestão de reembolso;
  • Administração de benefícios;
  • Gestão de licenças e férias;
  • Processamento de folha de pagamento;
  • Entre outros.

2- Gestão mais estratégica e centrada nas pessoas

O iBPMS opera como um hub central, onde diferentes processos de negócios e dados se conectam. Ou seja, os profissionais de RH conseguem ter acesso instantâneo às informações que envolvem os funcionários (como desempenho, engajamento, turnover e satisfação, por exemplo), e em cima desses dados, podem realizar uma gestão mais proficiente, estratégica e centrada nas pessoas. 

Além disso, o iBPMS integra tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial e Machine Learning, o que possibilita que os líderes e os profissionais de gestão de recursos humanos consigam aplicar análises preditivas e prescritivas, além de obter insights valiosos sobre tendências, padrões e métricas de desempenho em cima dos dados.

3- Maior eficiência organizacional

Uma vez que tudo fica centralizado em uma única solução, os profissionais de RH conseguem aprimorar suas atividades e estas impactam diretamente os outros departamentos. 

Por exemplo, ao automatizar o processo de recrutamento e seleção, o departamento consegue alcançar novos talentos mais rapidamente, agilizar etapas de onboarding e treinamento e integrar a nova força de trabalho ao grupo corporativo.

Outro ponto é que, ao automatizar a administração de benefícios e salários, o setor de RH também consegue melhorar (e muito) a satisfação dos seus colaboradores, que não só passam a querer contribuir mais para o crescimento da empresa, como permanecer trabalhando no ambiente empresarial.

Lançamento da versão gratuita pela Selbetti

Hoje, a Selbetti possui uma solução iBPMS 100% cloud, o Satelitti IBPMS , para que as empresas possam automatizar seus processos internos, melhorar sua eficiência operacional, aumentar a agilidade e facilitar a inovação.

Lançamos a versão gratuita do Satelitti, desenvolvida especialmente para o segmento de Recursos Humanos. 

A finalidade com o lançamento é aliviar a sobrecarga de trabalho do setor e aperfeiçoar a comunicação com os envolvidos nos processos, permitindo uma comunicação centralizada que pode ser acompanhada em tempo real.

Quais recursos serão disponibilizados na versão gratuita?

  • Criar diagramas gráficos de processos com notação BPMN;
  • Desenvolver formulários personalizados através de drag & drop;
  • Definir máscaras em campos de formulários;
  • Estabelecer grupos/hierarquias de acesso aos processos;
  • Acompanhar o andamento da execução dos procedimentos;
  • Anexar documentos;
  • Adicionar comentários nos processos em execução;
  • Selecionar o idioma de preferência: português, inglês ou espanhol;
  • Entre outros.

Para saber mais detalhes sobre a versão gratuita do Satelitti e como você pode ter acesso a essa tecnologia no RH, entre em contato com o nossa equipe ou então deixe um comentário! 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *