O que é Outsourcing de TI?

A transformação digital trouxe a necessidade de garantir  um departamento de TI ainda mais moderno e tecnológico para sustentar as operações da empresa e alcançar novas posições no mercado.

Nesse sentido, o serviço de Outsourcing de TI se destaca ao combinar tecnologia de ponta e redução de custos simultaneamente. 

Neste post, vamos abordar as principais características do Outsourcing de TI e se vale a pena contratar o serviço para o seu negócio. Boa leitura!

Afinal, o que é Outsourcing de TI?

Outsourcing de TI significa terceirizar alguns serviços relacionados ao setor de tecnologia de informação de uma empresa. Na maioria das vezes, os objetivos para optar por essa opção envolvem reduzir custos operacionais, aumentar a eficiência e ter mais tempo para se dedicar à atividade-fim.

Esse serviço funciona a partir da contratação de uma empresa especializada que passa a oferecer equipamentos de TI, softwares e suporte técnico, bem como manutenção, atualização e transporte de suprimentos.

Em outras palavras, você passa a fazer a locação de equipamentos de TI (ex: desktops, notebooks, smartphones, tablets, projetores, etc), e contratar sistemas de gestão para auxiliar no dia a dia, além de ter manutenção, suporte e reposição de peças sem custo. Assim, é possível economizar dinheiro, já que não precisará investir altas fatias do orçamento na compra dessas tecnologias.

Quais os tipos de Outsourcing de TI?

Existem diversos tipos de Outsourcing de TI no mercado, entre eles podemos destacar o Outsourcing de Impressão, Outsourcing de Ativos de TI, Outsourcing de Infraestrutura de TI e Full Outsourcing de TI. 

Outsourcing de Impressão 

O Outsourcing de Impressão é um serviço no qual a empresa contratada fornece impressoras e sistemas de gestão de impressão alinhados às necessidades da empresa contratante. 

Outsourcing de Ativos de TI

No Outsourcing de Ativos de TI, a empresa de outsourcing fica encarregada de oferecer softwares de gerenciamento e equipamentos de TI em geral, como lousas, scanners, tablets, desktops, notebooks, leitores e coletores, entre outros. 

Outsourcing de Infraestrutura de TI

Na terceirização de Infraestrutura de TI, a empresa contratante acaba delegando a parte técnica do gerenciamento de servidores e sistemas. O objetivo é permitir que a equipe interna possa focar em atividades estratégicas.

Full Outsourcing de TI

Já o Full Outsourcing de TI se trata de uma terceirização completa do departamento de tecnologia de um negócio. Aqui, a empresa contratada não apenas fornece equipamentos e softwares, como também pode atuar em conjunto com a equipe interna de TI da empresa que a contratou.

Como se sabe, os custos com aquisição e manutenção de equipamentos podem ser altíssimos. Nesse cenário, o Outsourcing de TI tem um grande diferencial: ajuda a reduzir custos, na medida em que os equipamentos necessários são locados e os serviços de suporte/manutenção são gratuitos.

Vale a pena contratar o Outsourcing de TI para a sua empresa?

Além disso, os custos com aquisição de licenças e atualizações de softwares também são diminuídos, pois a empresa de Outsourcing oferece essas soluções e o valor tende a ser melhor. 

Sem falar que a segurança das informações estará redobrada através de sistemas com backups automatizados e outros elementos que garantem um ambiente estável e disponível o tempo inteiro.

Em resumo, a empresa contratada evita interrupções não programadas por problemas técnicos em máquinas, economiza recursos, assegura a proteção de dados e  ainda pode desfrutar de toda a eficiência dos melhores equipamentos e tecnologias do mercado a seu favor. 

Então, se sua empresa costuma gastar muito com manutenções, não faz um gerenciamento adequado dos equipamentos e a equipe perde muito tempo prestando suporte ou providenciando atualizações e peças, o Outsourcing de TI pode valer muito a pena, independente do segmento ou porte do negócio.

5 dicas antes de contratar o Outsourcing de TI

Ao chegar até aqui, você pode estar começando a considerar o Outsourcing de TI. Mas para garantir o aproveitamento dos benefícios mencionados, é necessário tomar alguns cuidados antes de assinar um contrato.

Para te auxiliar, trouxemos algumas dicas para refletir sobre os objetivos da empresa e escolher um bom fornecedor.

1- Tenha visão sobre os processos

Ter uma visão clara de onde você quer chegar ajuda a definir as bases do que precisa ser colocado em prática a médio e longo prazo. 

Esse entendimento poderá ser transmitido à empresa de Outsourcing de TI, que poderá oferecer soluções personalizadas para atender as demandas.

2- Estabeleça objetivos claros

O sucesso do Outsourcing de TI depende muito do alinhamento entre as soluções contratadas e os seus objetivos de negócio. Por isso, é importante refletir sobre o que você pretende obter com o serviço.

Ao entender as expectativas, será mais fácil escolher o tipo mais adequado de outsourcing e sistemas de gestão que realmente vão fazer diferença para as rotinas empresariais.

3- Não considere somente o preço

É muito comum o barato sair caro. Para evitar isso, é fundamental não se restringir ao preço e analisar detalhadamente a experiência, os serviços e segmentos atendidos, bem como as metodologias dos potenciais fornecedores. 

O catálogo de soluções e o atendimento merecem uma atenção especial. Logo, você precisa verificar se além de oferecer a locação de equipamentos, a empresa especializada também oferece softwares para gerenciamento e suporte ágil, este último sendo ideal para não ter que interromper as atividades.

Ao fazer uma avaliação completa, as chances de obter um serviço de excelência e qualidade são muito maiores.

4- Busque referências para fazer uma boa escolha

Antes de optar pelo modelo de Outsourcing, certifique-se de que estará trabalhando com a empresa certa. 

Uma forma de fazer isso é entrar em contato com clientes e perguntar o que acham do serviço prestado, como é o suporte e quaisquer outras dúvidas que possam auxiliar na tomada de decisão. 

Também vale solicitar contato no site da própria empresa de Outsourcing e conversar com um consultor sem compromisso. Assim, você entenderá como funcionam os processos e quais são as etapas de um projeto de outsourcing.

Conclusão

Neste artigo, vimos o que é Outsourcing de TI e algumas vantagens de optar por esse serviço para aumentar a eficiência e a economia de recursos na empresa.

Como existem vários tipos de outsourcing disponíveis no mercado, é essencial entender as suas necessidades e objetivos para que se possa fazer uma contratação que realmente venha a agregar. 

Caso você tenha interesse em saber mais sobre esse assunto, entre em contato com a Selbetti. Vamos adorar apresentar nossas soluções e os processos que seguimos para ajudar a sua empresa a crescer.Leia também o post 5 vantagens do Outsourcing de Impressão para o seu negócio.

Compartilhe:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *