Assinatura digital eletrônica segura: Tudo que você precisa saber sobre o S-SIGN da Selbetti
Solução de segurança digital da Selbetti, o S-SIGN veio para simplificar todo o processo de assinatura digital e eletrônica de documentos e garantir sua validade jurídica!
A assinatura digital e eletrônica veio para revolucionar a forma como tratamos a validação de documentos.
Muitas empresas já utilizam esses novos métodos de assinatura, mas muitas ainda ficam relutantes em aplicá-la porque não possuem necessariamente uma tecnologia que as ajude a simplificar o processo.
Em 2023, a Selbetti desenvolveu o sistema S-SIGN, solução que nasceu para facilitar o acesso das empresas à tecnologia de assinatura digital e eletrônica com validade jurídica e segurança.
Hoje vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre ela. Acompanhe!
O que é o S-SIGN da Selbetti e como funciona?
O S-SIGN é uma solução de assinatura digital e eletrônica desenvolvida pela Selbetti para as empresas assinarem e validarem seus documentos com segurança.
São diversos tipos de arquivos que podem ser assinados e validados, mas os principais incluem:
- Contratos, que formalizam acordos comerciais e jurídicos;
- Termos de responsabilidade, que garantem o compromisso e a conformidade de todas as partes envolvidas;
- Carta proposta, que oficializa as ofertas de serviços e produtos com validade jurídica;
- Acordos Home Office, que regulamentam as condições de trabalho remoto, assegurando direitos e deveres;
- Formulários de Admissão, que simplificam e validam o processo de contratação de novos funcionários;
- Prontuários médicos, que asseguram a integridade e confidencialidade das informações de saúde dos pacientes.
E como o S-SIGN da Selbetti funciona, na prática?
Vamos explicar!
O usuário começa carregando os documentos que serão assinados, e em seguida informa os dados dos signatários e testeminhas, que são as pessoas autorizadas a assinar o documento.
Uma vez que os signatários tiverem sido informados, eles receberão um link por e-mail ou WhatsApp para visualizar e assinar o documento. Visto que todas as transações acontecem com a proteção de um blockchain, você ainda tem a opção de solicitar um código de autenticação evitando acessos indevidos ou qualquer tipo de fraude que possa comprometer a transação..
Depois que as assinaturas forem realizadas, o documento eletrônico – que já está assinado – é armazenado eletronicamente no S-SIGN. O sistema possui camadas de segurança avançadas, então, a empresa não precisa se preocupar com a seguridade dos arquivos, pois a solução garante a proteção desses dados sensíveis.
Benefícios da assinatura digital eletrônica segura
Com a assinatura eletrônica e digital da Selbetti, a empresa garante a validade jurídica de todos os seus documentos sem a necessidade de recorrer à impressão. Mas engana-se quem pensa que esse é o único benefício que torna o S-SIGN tão interessante.
Ele ainda permite rastrear o reconhecimento eletrônico da assinatura por meio de certificados digitais ou múltiplos fatores de verificação como endereço IP do dispositivo, localização, dados pessoais e outros, atribuindo autenticidade aos documentos e proteção após a assinatura.
Além disso, a solução entrega também outras vantagens, que incluem:
Acesso remoto, de qualquer lugar e hora
Por estar disponível no formato cloud, a empresa não precisa se preocupar com instalações da solução ou infraestrutura. Tudo que precisa fazer é conectar-se à internet, acessar a plataforma S-SIGN e pronto! Ela passa a ter acesso a todas as funcionalidades e recursos, de qualquer lugar e hora.
Mobilidade para acessar o S-SIGN por diferentes dispositivos
O S-SIGN foi desenvolvido para suprir as demandas da empresa, independentemente de onde seus usuários estiverem. Por isso, o sistema também pode ser acessado através de qualquer dispositivo móvel (notebook, smartphone, tablet, etc.), desde que o aparelho esteja conectado à rede.
Validação precisa de data e hora
Todas as assinaturas digitais e eletrônicas realizadas pelo S-SIGN da Selbetti recebem um carimbo do tempo padrão ICP-Brasil, que atesta a data e a hora exatas da assinatura. Isso aumenta a segurança do processo de assinatura e garante a conformidade com as regulamentações.
API de Integração
API de integração permite que o S-SIGN se conecte com outros sistemas empresariais. Por isso, tudo é possível com a tecnologia, desde enviar documentos, definir assinantes e até mesmo ser notificado da realização de uma assinatura.
LEIA TAMBÉM | 10 mitos e verdades sobre a assinatura digital
Como o S-SIGN garante a segurança das assinaturas
Preocupada com a segurança das assinaturas e informações sensíveis das empresas, a Selbetti desenvolveu o S-SIGN respeitando o mais alto nível e padrão de segurança.
A assinatura digital, realizada no documento, é armazenada em estruturas de dados com recurso de Blockchain na AWS. Na prática, isso garante que todas as evidências das assinaturas realizadas sejam registradas de forma imutável, assegurando que dados e documentos não sofram qualquer tipo de alteração após serem registrados. Todo o histórico da transação é armazenado em um esquema de blocos criptografados, gerenciado pelos serviços da AWS.
Vale mencionar, ainda, que a solução também possui segurança com validade jurídica, uma vez que, atende a todos os padrões requeridos pelas legislações vigentes incluindo a MP nº 2.200-2/2001 e a LGPD..
Sem papel, sem transporte, sem burocracia e apenas com alguns cliques. O S-SIGN tem como propósito simplificar o processo de assinatura digital e eletrônica, e proporcionar às empresas o máximo de segurança para que não tenham que se preocupar com fraudes e consigam focar em outras atividades.
Ah! Outro diferencial do S-SIGN é que o documento assinado fica armazenado na plataforma por 5 anos possibilitando que qualquer pessoa valide um documento assinado através do próprio Portal de verificação ou do validar.iti.gov.br. Porém, as evidências que comprovam a validade das assinaturas nunca são excluídas, garantindo que a integridade dos registros seja mantida por tempo indeterminado.
Implementação do S-SIGN
Como mencionamos acima, o S-SIGN da Selbetti é uma plataforma 100% em nuvem, então não existe a necessidade de a empresa investir em servidores locais nem fazer manutenções.
Nesse caso, como funciona para implementar a ferramenta?
Como o produto é 100% em nuvem não é necessário fazer instalações. Por isso a jornada de implantação acaba sendo bem curta.
1. É criado o link exclusivo do cliente
2. Disponibilizado a conta de acesso
3. Usuário define sua senha
4. O consultor comercial realiza o onboarding do cliente no produto, auxiliando nas configurações iniciais e orientações de uso do produto.
Deixe um comentário