Gamificação na educação: saiba o que é e como ela pode ajudar

Existem diferentes técnicas de aprendizagem, uma delas é a gamificação na educação. Ela se tornou amplamente conhecida entre os professores devido à boa aceitação em seus alunos.

Nesse modelo, seu caráter lúdico facilita o aprendizado de forma divertida, gerando neles uma experiência positiva.

Mas é fundamental que os alunos assimilem previamente as dinâmicas de jogos que serão realizadas para realizar a gamificação em sala de aula. Com isso, alcança-se maior envolvimento e, consequentemente, os objetivos propostos são alcançados.

É uma área que apresenta cada vez mais sucesso, e vem sendo implementado também em programas de formação de adultos. De acordo com um estudo da P&S Market Research, em 2022 o mercado de gamificação atingirá um volume de mais de US$ 20.000 milhões em todo o mundo.

No artigo que compartilhamos abaixo, detalhamos o que é a gamificação na educação, e como ela pode ajudar na melhora do conhecimento por parte dos alunos. Confira!

O que é a gamificação na educação?

A gamificação é uma técnica de aprendizagem baseada em jogos. Seu objetivo é alcançar melhores resultados entre os alunos por meio de dinâmicas que os envolvam e os motivem a progredir. 

As ferramentas de gamificação buscam criar um conceito dinâmico e personalizado de aprendizagem, com a qual os alunos se tornam protagonistas de sua própria evolução acadêmica.

Ganhar vidas, obter pontos ou passar de nível são algumas das recompensas que levam os alunos a se envolverem em seu próprio aprendizado por meio da gamificação. 

É uma prática educativa que entrou em cena em 2008, graças à evolução dos meios digitais. No entanto, cabe destacar que a questão do que é gamificação e o que ela pode contribuir para as salas de aula começou a ser investigada no início da década de 1980. 

Desde então, diversos estudos abordaram a possibilidade de inclusão de jogos ou videogames em sala de aula.

De que forma a gamificação pode potencializar a aprendizagem?

A gamificação na educação está cada vez mais difundida nas diferentes fases de ensino: desde a fase Infantil, passando pelo Fundamental até aos níveis de ensino Médio. 

Isso porque permite gerar uma aprendizagem significativa no aluno, facilitando a internalização do conteúdo e aumentando sua motivação e participação utilizando os sistemas pontuação-recompensa-objetivo dos jogos.

É um sistema que contribui para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais atrativo. Para isso, utiliza a dinâmica do jogo em ambientes que, a priori, não são concebidos como lúdicos, como o aprendizado da matemática. 

Ao introduzir as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na sala de aula é muito importante fazê-lo a partir desta premissa básica: você sempre se conectará melhor com os alunos se fizer isso enquanto estiver jogando.

Uma das principais vantagens das TIC é que a grande variedade de recursos permite a sua adaptação a níveis de ensino e disciplinas muito diferentes. Por esta razão, eles podem ser usados ​​desde o estágio Infantil. 

O papel dos professores será fundamental para selecionar as aplicações, programas ou plataformas de aprendizagem que melhor se adequam a cada aluno. 

Além disso, a gamificação na educação é uma técnica que nos permite utilizar diversos recursos e ferramentas em sala de aula que ajudarão os professores a motivar os alunos, personalizar atividades e conteúdos com base nas necessidades de cada estudante, favorecer a aquisição de conhecimento e melhorar a atenção.

Como aplicar a gamificação na educação?

Nos últimos anos, diversas plataformas surgiram com o objetivo de promover a gamificação na educação. Algumas delas já estão sendo utilizados em instituições de ensino ao redor do mundo com excelentes resultados:

  • Edmodo: Esta é uma plataforma gratuita que permite a criação de salas de aula particulares que só podem ser acessadas por convite. Neles você pode ministrar uma aula com conteúdo em tempo real, avaliações e questionários que podem se tornar um jogo para incentivar os alunos. Além disso, está disponível em vários idiomas.
  • Kahoot: é uma das ferramentas de gamificação por excelência, onde é possível criar jogos competitivos de uma forma muito intuitiva para incentivar a aprendizagem: desde os típicos triviais aos jogos de recompensa. O Kahoot se tornou um dos recursos online mais usados ​​para fins educacionais.
  • Habitica: é a demonstração de que a gamificação na sala de aula não tem limites. Consiste em um jogo de role-playing em que recompensas são obtidas ou perdidas pelo cumprimento ou não das obrigações diárias. Esta ferramenta pode levar a gamificação a todas as áreas que você possa imaginar.
  • Quizizz: Mencionamos anteriormente que a competitividade é uma das vantagens dessa metodologia, e a Quizizz aproveita ao máximo esse conceito. Neste aplicativo é possível criar jogos de quiz competitivos e aqui eles podem ser desenvolvidos em diversos formatos.
  • Socrative: Perguntas de múltipla escolha retornam à gamificação. Neste caso, com o valor agregado de que podem ser realizados em tempo real, o que parece ainda mais interessante em seu modo Space Race, uma corrida espacial em que os participantes competem pelos melhores resultados.

Aplique em sua instituição de ensino

Como foi possível acompanhar, a gamificação na educação é uma técnica que vem apresentando excelentes resultados no processo de ensino-aprendizagem. E com as ferramentas online disponíveis, fica fácil aplicar jogos educativos em sala de aula.

Dessa forma o aluno consegue assimilar o conteúdo mais rapidamente, ao mesmo tempo que desenvolve outras competências essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e coletivo.

Por fim, esperamos que tenha compreendido o que é a gamificação na educação e como ela pode ajudar. E para seguir ampliando seu conhecimento.

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