

Parque de TI falhando e equipe de TI apagando incêndios frequentemente? Sua empresa precisa de monitoramento em tempo real!
O parque tecnológico, hoje, representa um dos polos mais estratégicos de uma operação. É nele que ficam os sistemas responsáveis por processar dados, conservar a infraestrutura e garantir que as atividades se mantenham contínuas.
Evidentemente, como qualquer área crítica empresarial – que depende de alta disponibilidade e estabilidade para continuar funcionando –, os ativos do setor passam por situações arriscadas que podem comprometer seu desempenho.
No caso de:
Para garantir que esses equipamentos não deixem a empresa na mão, a equipe de TI precisa fazer o gerenciamento dinâmico desses ativos; uma atividade que depende exclusivamente do monitoramento em tempo real.
O monitoramento em tempo real é uma prática que consiste em acompanhar o status dos aparelhos tecnológicos durante sua operação.
Se no seu servidor central a empresa conta com um módulo de armazenamento de dados crítico, o monitoramento será realizado em cima desse aparelho para verificar temperaturas, utilização de memória e eventuais alertas de segurança.
Esse acompanhamento será importante para identificar falhas antes que causem impacto.
Todo e qualquer aparelho que esteja em operação crítica pode passar pelo monitoramento em tempo real, desde que eles estejam conectados à rede e equipados com ferramentas de coleta de dados.
Portanto, são candidatos nessa lista:
Ainda hoje é muito comum encontrarmos empresas que não possuem um plano estruturado para manutenção preventiva e monitoramento ativo.
Chamamos essa abordagem de modelo reativo, no qual a equipe de TI não necessariamente se antecipa aos problemas, mas, sim, aguarda para ver até onde os ativos suportam e só quando o problema surge o time intervém. O famoso “apaga incêndio”.
Embora essa seja uma iniciativa que pareça funcionar no curto prazo, existem muitos riscos que tornam sua aplicação inviável e não recomendada. O primeiro deles, por exemplo, está relacionado à interrupção repentina de serviço, que pode desencadear problemas subsequentes como perda de dados, atendimento ineficiente ao cliente e atrasos.
Já o segundo risco envolve a vulnerabilidade da infraestrutura. A ausência de monitoramento de dispositivos contínuo abre espaço para falhas silenciosas, como superaquecimento de equipamentos, consumo excessivo de recursos ou degradação de performance ao longo do tempo.
Como se já não fosse suficiente, existe também o risco financeiro que pode trazer para o fluxo de caixa prejuízos significativos. A manutenção corretiva, que trata de falhas apenas após uma ocorrência, costuma ser muito mais onerosa e complexa para agendar.
Por último, há também o risco de danos à reputação, com a equipe de TI e demais setores sendo obrigados a lidar com crises que poderiam ser evitadas.
O outsourcing de TI é uma modalidade de serviço que consiste na empresa alugar os aparelhos que vão compor o seu parque tecnológico: computadores, servidores, roteadores, impressoras, dispositivos de segurança. O gestor ou empresário seleciona os ativos que fazem sentido para sua estratégia e os utiliza até que não atendam mais às necessidades.
Essa, em si, é a primeira proposta do outsourcing. Porém, muito além do hardware, existem parceiros, como a Selbetti, que oferecem a possibilidade de realizar a gestão proativa dos ativos locados. Ou seja, de fornecer monitoramento em tempo real para antecipar falhas e otimizar a performance.
Precisamos dizer que, hoje, esse é um dos grandes diferenciais de ter um contrato de locação, pois a empresa pode obter altos ganhos em produtividade, segurança e performance com o monitoramento.
LEIA TAMBÉM | Como reduzir o impacto ambientes com outsourcing de impressão
Isso não significa, claro, que a opção de monitoramento de dispositivos no outsourcing seja interessante em todos os casos, até porque o acompanhamento depende de ferramentas e mãos hábeis, e nem todos os parceiros as têm.
Portanto, durante o processo de decisão, é importante que gestores e empresários avaliem os seguintes requisitos:
Um dos principais objetivos da Selbetti é fazer com que o parque de TI das empresas alcance a máxima performance e confiabilidade.
Por isso, quando desenvolveu a solução IT Solutions, a Selbetti fez questão de inserir no pacote de locação o monitoramento em tempo real. Com ele, o time de TI fica livre da carga operacional de acompanhar cada ativo, e quem assume o papel de monitorar os indicadores críticos de desempenho e segurança é a própria equipe da Selbetti.
Para apoiar esse trabalho, o time utiliza ferramentas avançadas e processos estruturados para identificar possíveis falhas e instabilidades e também orientar os times internos diante de uma eventual intervenção preventiva.
Seu parque tecnológico precisa receber atenção adequada para atuar com o máximo desempenho. Conte com a Selbetti!