

O outsourcing de impressão é uma modalidade de serviço que ajuda sua empresa na redução de custos. De que forma? Descubra no artigo!
A redução de custos é um dos objetivos mais almejados no ambiente corporativo. Essa importância se dá pelo fato de que, ao reduzir esses gastos, é
possível aumentar o valor disponível em caixa e direcionar os recursos para investimentos em marketing e gestão de relacionamento com o cliente.
Existem diversas ações que podem ser aplicadas para reduzir os custos, como automatizar processos, renegociar contratos com fornecedores e adotar práticas mais sustentáveis . No entanto, existe uma outra estratégia que vem despertando a atenção dos líderes de negócio: o outsourcing de impressão.
Já ouviu falar nele?
No artigo de hoje mostraremos o que é o outsourcing de impressão, qual o seu impacto nos custos e como a sua empresa pode se beneficiar ao implementar a prática. Boa leitura!
O outsourcing de impressão é uma modalidade de serviço que consiste em contratar um fornecedor externo para gerenciar as impressoras e cuidar de todo o processo relacionado à impressão (aquisição, manutenção, entrega de suprimentos, etc.).
Essa contratação gera um impacto bem expressivo nos custos da empresa, pois não existe mais a necessidade de comprar impressoras, copiadoras e outros equipamentos nem manter um espaço físico para armazenar esses ativos.
Além disso, a empresa também consegue reduzir custos de manutenção e desperdícios de materiais, já que a responsabilidade por fazer os reparos é transferida ao provedor de outsourcing, e ele próprio fica encarregado de monitorar o consumo de suprimentos.
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Indo além da redução de custos corporativos, é importante mencionar que o outsourcing de impressão proporciona outros benefícios econômicos para a empresa, sendo os principais:
Caso queira saber mais sobre o outsourcing de impressão, você pode descobrir aqui todas as perguntas e respostas!
O procedimento para implementar o outsourcing de impressão é bastante simples. Abaixo, veja quais são as etapas:
Primeiramente é feito uma análise sobre o que a empresa precisa e quais equipamentos serão necessários para atender a essas demandas. Também é feito um levantamento sobre as expectativas em relação ao outsourcing e quais são os recursos financeiros disponíveis para investimento.
Após a avaliação das necessidades, é preciso selecionar um fornecedor de outsourcing confiável e capaz de atender às expectativas da empresa. Nessa etapa, o ideal é avaliar o feedback de outros clientes e também pesquisar sobre o histórico e portfólio da marca.
Assim que tiver selecionado um provedor de outsourcing, é hora de elaborar o contrato formalizando a prestação de serviço entre a empresa e o fornecedor. Aqui são especificados valores, expectativas, serviços e tempo de duração do contrato.
Depois que tudo estiver formalizado, o fornecedor de outsourcing de impressão encaminha um time técnico para avaliar o parque de TI atual da empresa. Esses profissionais fazem o levantamento dos ativos que já estão obsoletos, e indicam as melhores impressoras e copiadoras para atender às necessidades atuais do negócio.
Uma vez que o time técnico determinar quais equipamentos podem ser substituídos, a empresa pode fazer a remoção dessas máquinas para que as novas tecnologias sejam integradas ao parque tecnológico.
Caso não queira manter os ativos obsoletos guardados em um depósito, a empresa pode falar com o provedor de outsourcing para avaliar qual é a melhor forma de descartar os equipamentos.
Assim que os equipamentos obsoletos tiverem sido removidos, os profissionais realizarão a integração das novas tecnologias, configurando-as para que funcionem perfeitamente e atendam às demandas empresariais.
Nesse momento, o time técnico também instrui os colaboradores da empresa para que saibam como usar as impressoras corretamente.
Enquanto durar o contrato de outsourcing, o time técnico fica encarregado de fazer a manutenção de todas as impressoras e copiadoras integradas à empresa. Além disso, ele também fica responsável por controlar os suprimentos usados durante as impressões (toners, cartuchos de tinta, papel, entre outros) para evitar desperdícios de materiais.
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