Previsão de demanda com IA: otimizando a cadeia de suprimentos

Previsão de demanda com IA: otimizando a cadeia de suprimentos 

Uma das maiores dores do setor industrial, a previsão de demanda sempre foi marcada por incertezas e métodos imprecisos. Afinal, como adivinhar o que o mercado vai consumir e quando vai consumir? 

A resposta para essa pergunta resolveria inúmeros gargalos: 

  • Estoques mal dimensionados;
  • Produção desalinhada;
  • Perda de receita. 

Até há pouco tempo, obter a resposta para essa questão era muito difícil. No entanto, com a chegada da IA, hoje as indústrias podem usar de modelos computacionais baseados em dados históricos, comportamento de mercado e variáveis externas para saber exatamente quanto produzir, em que momento e como planejar a cadeia logística.

Como isso tem funcionado e, principalmente, como você pode se beneficiar? Vamos entender!

Como a IA melhora a previsão de demanda

Entendemos por previsão de demanda a capacidade de a indústria antecipar o comportamento do consumidor em relação à compra de seus produtos. 

Essa antecipação é responsável por permitir um planejamento mais efetivo da produção, assegurando que a oferta de itens esteja verdadeiramente alinhada à demanda real.

O ponto aqui é: 

“Como a IA, uma tecnologia baseada em análise de dados massivos e reconhecimento de padrões, pode melhorar esse processo de prever demandas?”.

Para explicar isso, precisamos entender primeiramente como a Inteligência Artificial funciona e opera nesse contexto:

Os modelos de IA – algoritmos que permitem que a IA aprenda com dados – são alimentados com informações históricas, como volume de vendas, sazonalidade, comportamento do consumidor e fatores externos como clima ou economia. 

A partir desses dados, esses modelos são capazes de encontrar padrões ocultos e tendências, que anteriormente passariam despercebidos por métodos de previsão de demanda tradicionais. E, em cima desses padrões, o sistema de IA então calcula projeções com alto grau de precisão e previsibilidade.

Esse “como calcular previsão de demanda com a IA” não se limita a médias ou tendências lineares, como você pode estar pensando. A IA leva em consideração variações complexas, interdependências entre variáveis e cenários futuros simulados em tempo real. Ou seja, é praticamente impossível que o resultado sobre a previsão seja superficial ou baseado em achismos.

Benefícios obtidos com a previsão de demanda com IA

“Mas será que a previsão de demanda com IA é um diferencial tão importante para a indústria começar a usá-la?”

Muitos devem estar refletindo sobre isso nesse exato momento, e, de fato, é importante questionar esse ponto porque a ideia de prever o que o consumidor quer – apenas com base em dados e algoritmos – parece bem inviável.

Porém, ao contrário do que muitos pensam, a resposta é: sim. A previsibilidade de demanda alcançada com IA é uma possibilidade; e, mais importante que isso, ela realmente é capaz de melhorar os processos em torno da cadeia de suprimentos, fazendo com que a indústria cresça de forma muito mais acelerada do que antes. 

O conhecimento sobre o que o cliente vai querer e quando vai querer, no entanto, não é o que faz a diferença aqui. A chave de ouro está no que a empresa fará com as informações de previsão alcançadas com IA. 

Será para reduzir desperdícios e custos, direcionar estratégias ou otimizar a supply chain? Ou, quem sabe, conquistar tudo isso?

Redução de desperdícios

A previsibilidade trazida pela IA permite que a cadeia de produção seja ajustada com base em projeções mais próximas da realidade. 

Isso significa que a empresa não precisa mais produzir itens que não terão saída ou, então, estocar insumos que não serão usados. Ela literalmente pode fabricar apenas o que o consumidor vai querer e comprar itens que fazem sentido para esses pedidos.

Outra questão importante: com as previsões é que a empresa consegue fabricar no ritmo certo e com mais segurança sobre o que realmente é necessário. Sem correria, gastos nem desperdícios.

Redução de custos operacionais

Os custos operacionais estão fortemente ligados à capacidade de planejamento da empresa. 

Quando ela prevê a demanda por seus produtos, automaticamente consegue programar sua operação com vários meses de antecedência, evitando, assim, picos de produção mal dimensionados, compras emergenciais ou, então, movimentações logísticas fora do plano. 

Resultado? Nada de gastos com horas extras, fretes urgentes ou retrabalhos.

Além de todos esses benefícios, a IA também ajuda a empresa a identificar oportunidades de melhoria em contratos com fornecedores, gestão de estoques e rotas de distribuição, o que resulta numa operação mais enxuta, com decisões pautadas por dados reais, e não por estimativas genéricas.

Tomada de decisões inteligentes

Tomar decisões inteligentes em ambientes industriais exige estudo e previsões bem fundamentadas. E, nesse momento, a única coisa capaz de proporcionar isso é a IA.

A tecnologia projeta cenários baseados em dados históricos, comportamento do mercado e variáveis externas – como economia, clima e sazonalidade –, trazendo previsões que verdadeiramente ajudam líderes e gestores a avaliar riscos, testar hipóteses e tomar decisões seguras.

E quando falamos em tomar decisão, não estamos nos referindo apenas em planejar a próxima semana de produção. Nada disso. É usar esse conhecimento para acompanhar tendências, reposicionar produtos, ajustar estratégias comerciais e até revisar o modelo de negócio. 

Otimização da cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos é um sistema interdependente que depende de equilíbrio e sincronização entre todos os seus elos. Ou seja, qualquer erro de cálculo em uma etapa – seja em compras, produção, armazenagem ou distribuição – impacta diretamente as demais, gerando atrasos, acúmulo de estoques ou falhas no atendimento ao cliente.

A previsão de demanda fortalece esse encadeamento ao fornecer dados consistentes que orientam toda a operação. Desde o planejamento de compras até o envio final do produto, as decisões passam a ser baseadas em cenários realistas e atualizados.

Outro ponto importante: a possibilidade de antecipar gargalos. Se a previsão da IA indicar aumento em um determinado item, por exemplo, o sistema recomenda ações corretivas como reforço de estoque, renegociação com fornecedores ou reprogramação das entregas .

LEIA TAMBÉM | Importância da manutenção preditiva em parques de impressão

Como gerar previsão de demanda com IA

O primeiro passo para começar a gerar previsões de demanda com IA é integrar ferramentas inteligentes com sistemas de gestão da empresa (como ERP e WMS).

Os modelos de IA vão receber informações confiáveis, como histórico de vendas, estoques, sazonalidade, indicadores econômicos e operacionais desses softwares e, a partir disso, começarão a aprender com as informações e rodar as projeções conforme novos dados e comportamentos surgem.

Esse processo exigirá uma estrutura sólida de dados, claro, e a escolha de parceiros e plataformas inteligentes que permitam a customização dos modelos é extremamente importante. 

Por isso, antes mesmo de você começar a pensar em usar IA para prever demandas, recomenda-se a seleção de ferramentas inteligentes que realmente aprendem com base em dados.

Não conhece um parceiro de tecnologia que entregue isso? Conte com o Grupo Selbetti para ajudar. Nosso portfólio está cheio de soluções para atender às suas necessidades. Saiba mais! 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *