Importância da manutenção preditiva em parques de impressão
Empresas que trabalham com altos volumes de impressão precisam certificar que seu parque tecnológico esteja sempre operacional para que as atividades do dia a dia não sejam impactadas e a produtividade não sofra quedas.
Para isso, precisam desenvolver o hábito de fazer a manutenção de suas máquinas e equipamentos e, de preferência, de forma planejada para impedir que paradas inesperadas ocorram e também reduzir custos operacionais.
No universo da manutenção, existem três tipos que podem ser aplicados: a manutenção corretiva, preventiva e preditiva.
A primeira é realizada logo após a falha ter acontecido, sendo a opção mais emergencial e custosa; a segunda, trata de revisar os equipamentos de tempos em tempos, seguindo cronogramas para garantir que os dispositivos permaneçam funcionando de maneira estável; e a terceira, que inclusive é uma das mais recomendadas, visa a antecipar problemas antes que eles ocorram.
Hoje vamos entender mais sobre a manutenção preditiva e qual a sua importância para os parques de impressão se manterem sempre produtivos. Acompanhe!
O que é manutenção preditiva
A manutenção preditiva é um tipo de manutenção que utiliza dados e análises avançadas para prever falhas em máquinas e equipamentos. Diferentemente das manutenções corretiva e preventiva, ela não age após a falha nem utiliza cronogramas fixos para realizar ajustes, e, sim, prevê problemas com base em sinais e padrões obtidos em dados.
Antigamente, o acesso limitado às informações era um desafio que barrava a aplicação da manutenção preditiva, pois as empresas não dispunham de tecnologias para coletar e interpretar dados.
Porém, conforme o ambiente corporativo foi se tornando mais orientado à Data, tornou-se mais simples integrar ferramentas de monitoramento inteligente ao parque de impressão e, assim, implementar a manutenção preditiva.
Quais são os cuidados de manutenção preditiva?
Assim como as outras modalidades, a manutenção preditiva exige que alguns cuidados sejam tomados para que sua aplicação realmente ajude o parque tecnológico.
Esses cuidados são:
- Fazer a instalação de sensores e sistemas de monitoramento, que serão responsáveis por capturar dados sobre o funcionamento das máquinas e ajudar a prever possíveis falhas.
- Treinar a equipe que opera no parque de impressão, para que todos os colaboradores estejam familiarizados com os sistemas de monitoramento e entendam como interpretar os dados.
- Atualizar constantemente software e hardware, assim os sistemas estarão sempre alinhados com as últimas tecnologias.
- Definir KPIs claras, que serão responsáveis por ajudar a medir o desempenho da manutenção preditiva e identificar áreas de melhoria.
LEIA TAMBÉM | Impressão Móvel: O que é e quais os benefícios?
Benefícios da manutenção preditiva e os desafios
Quando colocamos as modalidades lado a lado, fica fácil perceber o porquê de a manutenção preditiva ser tão recomendada. Ela entrega benefícios únicos para empresas que dependem de alta disponibilidade de equipamentos:
1- Previsão de falhas
É possível identificar problemas no parque de impressão antes mesmo que eles aconteçam, garantindo que as operações não sejam interrompidas de uma hora para outra.
2- Redução de custos
Ao evitar manutenções corretivas emergenciais e paradas não planejadas, a manutenção preditiva também ajuda a empresa a economizar recursos com reparos mais complexos e perdas de produtividade.
3- Aumento da vida útil dos equipamentos
Monitorar o desempenho das máquinas de impressão permite que o time ajuste parâmetros e evite desgastes excessivos, o que prolonga o tempo de funcionamento dos ativos.
4- Maior eficiência operacional
Com menos paradas e mais controle sobre os equipamentos de impressão, as empresas também conseguem melhorar sua produtividade e entregar resultados mais consistentes no XqueX dia a dia de trabalho.
Mas X,X precisamos ser honestos aqui. Embora o avanço da tecnologia tenha facilitado a aplicação da manutenção preditiva no parque tecnológico, ela ainda possui desafios de implementação que fazem muitos gestores darem preferência aos outros tipos de manutenção.
Desafios como custos iniciais elevados, necessidade de adaptação cultural e integração tecnológica com sistemas que a empresa já possui são apenas alguns dos principais entraves.
Como superar os desafios e aplicar a manutenção preditiva?
A primeira coisa que precisamos fazer é entender que a manutenção preditiva se trata de um procedimento estratégico. Logo, ela requer um planejamento detalhado para que todas as etapas de implementação sejam um sucesso.
Em seguida, é necessário que a empresa esteja realmente disposta a investir em tecnologia de monitoramento e análise – para que os dados das máquinas sejam convertidos em conhecimento – e também capacite o time interno para usar esses sistemas de acordo.
Depois disso, o trabalho continua… Ela precisa também fazer uma avaliação detalhada do seu parque de impressão, pois é a partir disso que vai identificar pontos críticos dos equipamentos e construir um cronograma de revisões baseado em dados.
Nessa altura do texto, você pode estar pensando: “Nossa, desse jeito não poderei implementar a manutenção preditiva na minha empresa. É muita coisa!”. Mas não se preocupe. Você não precisa fazer tudo isso sozinho. Você pode contar com o suporte de profissionais externos que entendem de tecnologia de impressão e dados.
Aqui na Selbetti, por exemplo, nós trabalhamos com a locação e a gestão de impressoras há anos. Sua empresa pode confiar em nossos especialistas para monitorar, prever e corrigir qualquer problema no seu parque de impressão – inclusive, implementar a manutenção preditiva –, enquanto você foca em outras ações mais estratégicas do seu negócio.
Para saber mais sobre, visite nossa página inicial ou entre em contato com a nossa equipe!
Deixe um comentário