Varejo digital: o que é e como funciona (+ 5 dicas para implementar)

Criar um varejo digital para que seu negócio tenha presença na internet é um passo importante. Mesmo com uma boa organização, você poderia deixar de lado as instalações comerciais e focar apenas no ambiente virtual. 

Uma loja online dá-lhe a possibilidade de fazer vendas de produtos ou serviços 24 horas por dia sem ter que abrir ou fechar a porta graças à possibilidade de ter pontos de venda virtuais. 

É um fato que a transformação digital tem vindo a preparar o terreno para mudar a forma como nos comunicamos com o mundo. Além disso, mudou a forma como compramos ou vendemos. 

A Internet é um mar infinito de possibilidades e as lojas de varejo digital fazem parte disso. Por isso, hoje vamos ver todos os aspectos importantes que envolvem o desenvolvimento de uma loja virtual. Vamos lá!

O que é um varejo digital?

A loja de varejo digital ou loja online, é a presente no mundo digital de um negócio que vende produtos para o consumidor final em pequena escala. É como uma loja real, mas cujos negócios acontecem no mundo online.

Claro que entre as principais vantagens de uma loja virtual está a possibilidade de oferecer produtos ou serviços pela internet 24 horas por dia sem fechar. Além disso, também é possível obter maiores oportunidades de vendas alcançando mais pessoas. 

Na grande maioria das vezes, lojas de varejo digital possuem um espaço físico de atendimento ao cliente, e ampliam sua atuação oferecendo seus produtos também pela internet.

Vale a pena ainda deixar claro a importância desse segmento. De acordo com dados do NuvemCommerce 2022, em março de 2021 foi registrado o maior mês da história em volume de vendas do comércio eletrônico no país, com R$ 35,2 bilhões de faturamento — um aumento de 72,2% em comparação ao ano anterior.

Leia também::: O que é omnichannel no varejo e qual sua importância?

Como implementar um varejo digital?

Para implementar  a sua e aproveitar esse resultado incrível que o mercado digital vem apresentando, siga as dicas que compartilhamos abaixo.

1. Escolha uma empresa de hospedagem

Um dos poucos investimentos que você terá que fazer no processo de criação de uma loja virtual é a aquisição de hospedagem na web (serviço que disponibiliza aos internautas um sistema de armazenamento de informações acessíveis via web).

Ao criar um varejo digital, lembre -se de procurar uma empresa que garanta velocidade e infraestrutura web, além de segurança para você e seus clientes.

2. Identifique como será seu modelo de gerenciamento de estoque 

Existem duas maneiras principais de gerenciar o estoque:

  • Uma delas é que sua loja virtual é um meio de compra e o fornecedor fica encarregado de armazenar e entregar o produto ao comprador. Essa mecânica é conhecida como dropshipping.
  • Outra forma de gerir o estoque dentro da sua loja online é o fornecedor entregar-lhe a mercadoria e você ficar a cargo da distribuição do produto.

No segundo caso, se você já tem uma loja física, pode aproveitar seu próprio estoque e anunciá-lo também na sua loja virtual.

3. Crie um inventário e insira seus produtos

Na sua loja virtual deverá separar os produtos por categoria/secções e adicionar fotografias e informações úteis de cada um.

Lembre-se de analisar exemplos de lojas virtuais para ter como referência, para que seu negócio pareça muito profissional desde o primeiro dia.

4. Defina as entregas

Em sua loja virtual você deve estabelecer em quais cidades e estados fará as entregas e quanto tempo levará para chegar na casa do consumidor. 

Lembre-se de que em uma loja virtual é fundamental que você entregue os produtos no prazo. Por isso, tenha parceiros de entrega ou use os Correios para isso.

5. Meios de pagamento

Por fim, um aspecto fundamental é definir os meios de pagamento para seu varejo digital. Os principais são os cartões de crédito, o boleto bancário e agora, mais recentemente, o PIX.

Lembre-se que quanto mais opções você oferecer no seu varejo digital, mais chances de fechar vendas você terá.

3 tecnologias da Selbetti para digitalizar seu varejo 

Se você já tem uma loja física e deseja explorar também o varejo digital, a Selbetti conta com algumas ferramentas que podem ajudar você nesse processo. 

1. ECM e BPMS

O SmartShare é o software da Selbetti que integra, controla e otimiza os processos do varejo por meio da utilização dos módulos de ECM (gestão de documentos) e BPMS (gestão de processos). 

Essa plataforma 100% digital garante que a equipe localize informações rapidamente e automatize processos como estoque, compras, margens, perdas, geração de relatórios, entre outros.

2. RPA

Com a solução de RPA, é possível automatizar processos repetitivos como o envio de cobranças e notificações, cálculos complexos, geração de relatórios, validação e análise de dados reduzindo as margens de erros e com um fluxo contínuo de trabalho.

Sua loja terá uma redução de custos operacionais, melhoria em processos e máxima produtividade da sua equipe para o que realmente importa.

3. Locação de ativos de TI

Sua loja poderá locar uma ampla linha de ativos de TI, desde desktops, notebooks e celulares até leitores e coletores. Sem falar que ainda terá benefícios fiscais, pois a locação entra no balancete como custo ou despesa e é dedutível da apuração do lucro real, reduzindo impostos.

Leia também::: Transformação digital no varejo: o que é e por onde começar?

Monte seu varejo digital agora mesmo!

Se você já tem uma loja real, é hora de ampliar suas possibilidades e investir também em um varejo digital. E como vimos no conteúdo que apresentamos acima, isso não é algo de outro mundo.

Com a ajuda da Selbetti e suas ferramentas, tudo se torna fácil, rápido e prático, permitindo que você amplie suas vendas e consiga ter ainda mais lucro.

Por fim, esperamos que tenha compreendido o que é o varejo digital e como implementar um. E para conhecer as soluções da Selbetti para a área do varejo e já conversar com nossos consultores, clique aqui!

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