

Criar um varejo digital para que seu negócio tenha presença na internet é um passo importante. Mesmo com uma boa organização, você poderia deixar de lado as instalações comerciais e focar apenas no ambiente virtual.
Uma loja online dá-lhe a possibilidade de fazer vendas de produtos ou serviços 24 horas por dia sem ter que abrir ou fechar a porta graças à possibilidade de ter pontos de venda virtuais.
É um fato que a transformação digital tem vindo a preparar o terreno para mudar a forma como nos comunicamos com o mundo. Além disso, mudou a forma como compramos ou vendemos.
A Internet é um mar infinito de possibilidades e as lojas de varejo digital fazem parte disso. Por isso, hoje vamos ver todos os aspectos importantes que envolvem o desenvolvimento de uma loja virtual. Vamos lá!
A loja de varejo digital ou loja online, é a presente no mundo digital de um negócio que vende produtos para o consumidor final em pequena escala. É como uma loja real, mas cujos negócios acontecem no mundo online.
Claro que entre as principais vantagens de uma loja virtual está a possibilidade de oferecer produtos ou serviços pela internet 24 horas por dia sem fechar. Além disso, também é possível obter maiores oportunidades de vendas alcançando mais pessoas.
Na grande maioria das vezes, lojas de varejo digital possuem um espaço físico de atendimento ao cliente, e ampliam sua atuação oferecendo seus produtos também pela internet.
Vale a pena ainda deixar claro a importância desse segmento. De acordo com dados do NuvemCommerce 2022, em março de 2021 foi registrado o maior mês da história em volume de vendas do comércio eletrônico no país, com R$ 35,2 bilhões de faturamento — um aumento de 72,2% em comparação ao ano anterior.
Leia também::: O que é omnichannel no varejo e qual sua importância?
Para implementar a sua e aproveitar esse resultado incrível que o mercado digital vem apresentando, siga as dicas que compartilhamos abaixo.
Um dos poucos investimentos que você terá que fazer no processo de criação de uma loja virtual é a aquisição de hospedagem na web (serviço que disponibiliza aos internautas um sistema de armazenamento de informações acessíveis via web).
Ao criar um varejo digital, lembre -se de procurar uma empresa que garanta velocidade e infraestrutura web, além de segurança para você e seus clientes.
Existem duas maneiras principais de gerenciar o estoque:
No segundo caso, se você já tem uma loja física, pode aproveitar seu próprio estoque e anunciá-lo também na sua loja virtual.
Na sua loja virtual deverá separar os produtos por categoria/secções e adicionar fotografias e informações úteis de cada um.
Lembre-se de analisar exemplos de lojas virtuais para ter como referência, para que seu negócio pareça muito profissional desde o primeiro dia.
Em sua loja virtual você deve estabelecer em quais cidades e estados fará as entregas e quanto tempo levará para chegar na casa do consumidor.
Lembre-se de que em uma loja virtual é fundamental que você entregue os produtos no prazo. Por isso, tenha parceiros de entrega ou use os Correios para isso.
Por fim, um aspecto fundamental é definir os meios de pagamento para seu varejo digital. Os principais são os cartões de crédito, o boleto bancário e agora, mais recentemente, o PIX.
Lembre-se que quanto mais opções você oferecer no seu varejo digital, mais chances de fechar vendas você terá.
Se você já tem uma loja física e deseja explorar também o varejo digital, a Selbetti conta com algumas ferramentas que podem ajudar você nesse processo.
O SmartShare é o software da Selbetti que integra, controla e otimiza os processos do varejo por meio da utilização dos módulos de ECM (gestão de documentos) e BPMS (gestão de processos).
Essa plataforma 100% digital garante que a equipe localize informações rapidamente e automatize processos como estoque, compras, margens, perdas, geração de relatórios, entre outros.
Com a solução de RPA, é possível automatizar processos repetitivos como o envio de cobranças e notificações, cálculos complexos, geração de relatórios, validação e análise de dados reduzindo as margens de erros e com um fluxo contínuo de trabalho.
Sua loja terá uma redução de custos operacionais, melhoria em processos e máxima produtividade da sua equipe para o que realmente importa.
Sua loja poderá locar uma ampla linha de ativos de TI, desde desktops, notebooks e celulares até leitores e coletores. Sem falar que ainda terá benefícios fiscais, pois a locação entra no balancete como custo ou despesa e é dedutível da apuração do lucro real, reduzindo impostos.
Leia também::: Transformação digital no varejo: o que é e por onde começar?
Se você já tem uma loja real, é hora de ampliar suas possibilidades e investir também em um varejo digital. E como vimos no conteúdo que apresentamos acima, isso não é algo de outro mundo.
Com a ajuda da Selbetti e suas ferramentas, tudo se torna fácil, rápido e prático, permitindo que você amplie suas vendas e consiga ter ainda mais lucro.
Por fim, esperamos que tenha compreendido o que é o varejo digital e como implementar um. E para conhecer as soluções da Selbetti para a área do varejo e já conversar com nossos consultores, clique aqui!
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