Como a automação de processos (RPA) pode ajudar na área da saúde?

A automação de processos RPA está transformando diversos setores e vem chamando cada vez mais a atenção dos provedores de serviços de saúde. 

Isso porque a tecnologia possibilita automatizar tarefas repetitivas e rotineiras das clínicas, hospitais e consultórios médicos, promovendo redução de custos, agilidade e eficiência operacional.

De acordo com uma pesquisa da UiPath, estima-se que 36% dos serviços de saúde tenham potencial para automação e até 60% da cadeia de valor possa ser beneficiada pela tecnologia RPA.

Se você quer saber como funciona a automação robótica de processos e de que forma ela pode ajudar na área da saúde, confira o artigo que preparamos abaixo. Boa leitura!

O que é automação de processos RPA?

A automação de processos RPA – ou Automação Robótica de Processos (Robotic Process Automation) – é uma tecnologia que visa automatizar as tarefas repetitivas de um negócio.

De forma simplificada, o RPA é um robô em forma de software que realiza atividades administrativas, capturando e interpretando comandos para processar uma transação e se comunicar com outros sistemas digitais. 

Os bots de software podem trabalhar 24h, nos 7 dias da semana e nos 365 dias do ano, de forma rápida e contínua. 

Na área da saúde, o RPA pode ser utilizado para diversas tarefas, desde o preenchimento automático de fichas médicas até a digitalização de registros de pacientes e agendamento de consultas.

O objetivo da automação RPA é atribuir mais agilidade e eficiência às rotinas operacionais, liberando a equipe de atividades demoradas e burocráticas para se dedicar às demandas mais estratégicas.

Leia também: Automação: Tudo sobre robotic process automation (RPA)

Por que utilizar um software de automação robótica de processos na área da saúde? 

Afinal, por que implementar a automação de processos RPA na área da saúde? Listamos abaixo alguns benefícios que fazem dessa ferramenta a melhor aliada para acelerar resultados e otimizar as rotinas da sua clínica ou hospital. 

Aumento da produtividade

Na medida em que as atividades repetitivas são automatizadas, os colaboradores são beneficiados com mais produtividade e tempo para se dedicar às rotinas com maior valor agregado.

Desse modo, a automação robótica de processos RPA possibilita uma alta capacidade de atendimento ao paciente, rapidez das operações e a potencialização da lucratividade.

Eliminação de erros e duplicidades

O preenchimento manual de informações pode vir com alguns erros, como a adição de letras e números incorretos ou até mesmo o esquecimento de determinados dados. 

Como o RPA possui padrões e regras bem definidas, o risco de ocorrer erros e duplicidade é eliminado, promovendo mais segurança e qualidade às operações.

Melhor experiência do paciente

Os robôs de software podem solucionar problemas sem a interrupção das atividades, já que tudo funciona de forma automática e sem a necessidade de ter alguém controlando ou acompanhando. 

Nesse sentido, os profissionais podem focar exclusivamente em oferecer a melhor experiência para o paciente, com rapidez no agendamento de consultas e tratamento da enfermidade.

Integração entre sistemas e plataformas

Essa tecnologia possibilita a integração a diferentes sistemas e plataformas, sem precisar de customização, já que os bots de software utilizam interfaces já existentes.

Logo, as informações ficam centralizadas e podem ser utilizadas de forma ampla e completa para as mais variadas funções. 

Exemplos de aplicação da tecnologia RPA na área da saúde

Como vimos até aqui, a automação de processos RPA é uma tecnologia que pode tornar os processos da saúde muito mais rápidos e eficientes.

Entre algumas tarefas que podem ser automatizadas com o RPA estão:

  • Extração e tratamento de relatórios operacionais;
  • Agendamento de consultas;
  • Emissão de 2ª via de boleto;
  • Realização de pagamentos de seguros;
  • Autorização de exames e cirurgias;
  • Processamento de reclamações e solicitações;
  • Processamento de cadastro de fornecedores.

Para os hospitais, todas as tarefas de back office que não estejam relacionadas com o atendimento humanizado dos pacientes podem ser automatizadas, como o lançamento de informações em sistemas de estoque de farmácia e geração de relatórios. 

Nas clínicas, o RPA também pode ser empregado na automatização do procedimento de entrada das fichas de atendimento nos sistemas das operadoras. Ele realiza essa tarefa em menos tempo e reduz a chance de erros, garantindo que os funcionários dediquem-se a outras atividades.

Conheça o software de automação de processos RPA da Selbetti 

Em resumo, a automação de processos RPA é o caminho para ambientes de saúde mais produtivos, rápidos, escaláveis e com impacto positivo na experiência do paciente. 

Mas para usufruir desses benefícios, é fundamental conhecer profundamente os processos internos e fazer a implantação com especialistas na ferramenta.

A Selbetti conta com o software de automação de processos RPA, e pode ajudar a automatizar as tarefas rotineiras da sua clínica ou hospital. Somos a Maior Integradora de Outsourcing em TI do Brasil e temos um amplo portfólio de soluções para potencializar o dia a dia na área da saúde.

Conheça mais sobre o RPA Selbetti, entre em contato e agende uma conversa com nosso consultor!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *