Computação em nuvem aplicada à rotina empresarial

Computação em nuvem aplicada à rotina empresarial

Por que a computação em nuvem deve ser aplicada à rotina empresarial? O time da Selbetti responde! 

Não é de agora que a tecnologia de computação em nuvem é reconhecida como um dos maiores avanços da era digital. Há anos, ela tem sido apontada por estudiosos como a solução mais importante para integrar ambientes corporativos, em razão de sua capacidade de transformar modelos de negócio tradicionais em verdadeiras máquinas de inovação e escalabilidade.

Dados da FGV mostram que, em 2023, a nuvem já representava, em média, 42% do processamento nas empresas do Brasil. Em 2024, esse número pode ter aumentando consideravelmente, uma vez que a estimativa do Gartner é de que 85% das empresas estejam utilizando computação em nuvem até 2025.

Esses big numbers impressionam, mas, prepare-se, pois ainda há mais por vir. Especialistas apontam que, por causa do rápido crescimento do ecossistema de cloud computing, o setor poderá valer cerca de USD 947.3 bilhões até 2026

Embora ainda exista receio por parte de alguns empresários em aplicar a nuvem à rotina empresarial, a tecnologia está longe de ser negligenciada pela maioria. Cada vez é mais perceptível que o futuro é em nuvem, e muitos estão correndo contra o tempo para modernizar suas infraestruturas com cloud.

Sua empresa já aplicou a computação em nuvem?

Computação em nuvem para maior eficiência e flexibilidade corporativa

A computação em nuvem vem consolidando sua posição como uma tecnologia transformadora, mas o que muitos querem saber nesse momento é: “O que realmente torna sua adoção tão necessária?”. 

Para muitos, ela é apenas uma solução tecnológica que reduz custos com TI e pronto. Porém, a tecnologia possui um teor muito mais tático que tende a passar despercebido. Ela “força” uma mudança estrutural na forma como as empresas pensam e trabalham.

O planejamento e a alocação dinâmica dos recursos em nuvem têm potencial de quebrar barreiras que, até então, limitavam o crescimento empresarial e a inovação. Em cenários tradicionais, nos quais o hardware físico predomina, se uma empresa precisava responder rapidamente a picos de demanda ou expandir sua atuação para novos mercados, isso exige investimentos substanciais em infraestrutura, além de tempo para implementação.

Com a nuvem, isso não ocorre.

O acesso a recursos sob demanda tornou possível atender a picos sem que haja necessidade de maiores investimentos. Isso é um ponto que, além de promover maior agilidade nas respostas ao mercado, gera novas perspectivas sobre o que significa ser eficiente no mundo corporativo.

E quem pensa que os ganhos se resumem ao operacional, engana-se. A flexibilidade alcançada com a eliminação de silos tecnológicos físicos, também desafia as empresas a repensarem sua própria capacidade e processos internos. Até onde é possível ir quando as limitações de capacidade e infraestrutura deixam de ser um obstáculo? 

Vantagens como geração de economia e menor custo de manutenção são importantes, sim. Mas o fato de modelos de negócio se tornarem mais flexíveis e eficientes é o que faz a nuvem ser tão necessária nos tempos atuais.

LEIA TAMBÉM | Cloud: como preparar sua empresa para adotar uma solução em nuvem

Migração para a nuvem melhora a segurança e acessibilidade

Embora a computação em nuvem gere benefícios em eficiência e flexibilidade, sua integração ao ambiente corporativo sempre traz à tona um ponto crítico: a segurança. 

O ambiente digital está constantemente ameaçado por ataques cibernéticos, e a nuvem se encaixa na categoria de ambientes virtuais expostos a ações maliciosas. No entanto, o que muitas vezes é visto como uma preocupação inicial pode se mostrar um dos maiores trunfos da tecnologia.

A nuvem é um ecossistema que combina o que existe de mais avançado e inovador em elementos de segurança. Criptografia avançada, autenticação multifator e monitoramento contínuo são apenas alguns que tornam a tecnologia em nuvem capaz de suportar os riscos mais críticos. 

Ao aplicar a nuvem na rotina, as empresas também podem se beneficiar de outra forma no que diz respeito à proteção: ter expertise dedicada de equipes especializadas em segurança cibernética – algo que seria financeiramente inviável para a maioria dos negócios manter internamente.

Sobre acessibilidade, os ganhos com a aplicação da nuvem são igualmente notáveis. Usuários de diferentes regiões podem, agora, acessar sistemas corporativos em instantes, eliminando barreiras físicas e geográficas que tornavam, até pouco tempo, as operações empresariais restritas e descentralizadas. Com a nuvem, tornou-se possível criar um ambiente de trabalho verdadeiramente global. 

Aplicações práticas do Satelitti na gestão empresarial

A plataforma Satelliti é uma solução inovadora desenvolvida pela Selbetti, que integra soluções baseadas em nuvem e também possui uma solução de cloud própria, projetada para transformar a rotina empresarial. 

A tecnologia, que reúne tudo em um só lugar, elimina a necessidade dos empresários manterem múltiplas plataformas e múltiplos fornecedores, possibilitando que eles apliquem o Satelitti na sua rotina, seja para digitalizar e gerenciar documentos, automatizar processos, controlar equipamentos de TI ou então gerenciar impressões.

O Satelitti foi criado estrategicamente para suportar todas as demandas do seu negócio. Se você está iniciando a sua jornada para nuvem ou pensando em aprimorar o uso dessa tecnologia na sua rotina, conte com o Satellite Cloud para obter mais flexibilidade, agilidade e escalabilidade em nuvem sem perder segurança!

Saiba mais!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *