Copiadoras para empresas: como escolher a sua?

Entender como escolher as melhores copiadoras para empresas é sempre um desafio, afinal, cada equipamento de impressão possui particularidades técnicas que nem sempre são compreendidas pelo público leigo. 

Nesse cenário, é importante entender um pouco sobre as funcionalidades das impressoras para que seja possível alugar ou comprar equipamentos que realmente atendam às necessidades do seu negócio.

Para te ajudar nessa missão, a Selbetti preparou este artigo especial com algumas dicas para escolher a impressora ideal. 

Preparado (a)? Vamos lá!

Tipos de impressoras para empresas mais utilizados 

Existem diversos tipos de impressoras no mercado para atender demandas de empresas de pequeno, médio ou grande porte. 

Você pode optar por soluções mais robustas, como as multifuncionais, que oferecem scanner e cópias, ou soluções mais simples que se restringem à realização de cópias. 

Como este post pretende abordar as copiadoras para empresas, vamos trazer somente opções que se enquadram nessas características.

Lembre-se: é fundamental verificar qual equipamento se encaixa melhor nas suas necessidades empresariais e o custo-benefício proposto.

A seguir, confira alguns modelos de impressoras mais utilizados pelos negócios:

1- Impressora jato de tinta

As impressoras jato de tinta são muito populares e servem para empresas de qualquer porte ou segmento. 

Existem diversos modelos no mercado e cada um se adapta às mais diferentes necessidades, sejam elas de velocidade, qualidade, custo por página ou número de usuários para utilização simultânea. 

A tecnologia jato de tinta Heat-Free inclui uma cabeça de impressão que não utiliza calor no processo de impressão, o que possibilita aumentar a velocidade e otimizar a qualidade. 

Entre os principais benefícios da impressora jato de tinta podemos destacar:

  • Processo de impressão com menos etapas: primeiro, recebe a demanda de impressão, depois passa pela etapa de ejeção jato de tinta e, por fim, imprime o documento; 
  • Baixo consumo de energia: por não necessitar de pré-aquecimento para funcionar, esse equipamento de impressão possibilita economizar energia; 
  • Tecnologia RIPS: você pode optar por cartuchos ou bolsas de tinta. O sistema de Bolsas de Tinta de Reposição (RIPS) foi desenvolvido para reduzir o tempo com trocas e descartes de tinta, logo potencializa a produtividade;
  • Impressão colorida acessível: permite gerar impressões coloridas com preços acessíveis, uma vez que trabalha com tintas de reposição de alto rendimento; 
  • Qualidade de cores: por oferecer ótima qualidade de cores, alguns modelos de impressoras jato de tinta acabam sendo muito utilizados para a impressão de fotografias;
  • Menos intervenções técnicas: a tecnologia das impressoras jato de tinta conta com menos peças móveis em comparação com as impressoras a laser convencionais. Isso permite diminuir a necessidade de intervenções técnicas;

Se o seu negócio não possui altas demandas de impressão e trabalha bastante com impressões coloridas, por exemplo, a impressora jato de tinta pode ser a opção perfeita.

2- Impressora a laser

As impressoras a laser são indicadas para empresas que necessitam imprimir em alto volume e grandes formatos. 

Logo, é um equipamento que pode atender as necessidades de diversos ambientes, desde escritórios e grandes indústrias até gráficas e instituições de ensino.

A impressora a laser funciona a partir de calor, realizando o processo de impressão com um pó extremamente fino, que é aquecido e fixa o conteúdo no papel. 

Esses equipamentos se destacam pela durabilidade dos suprimentos. Isso porque um único cartucho de toner é o suficiente para imprimir em grande escala por um longo período de tempo, garantindo processos de impressão mais sustentáveis.

Confira outros benefícios das impressoras a laser:

  • Velocidade: pode imprimir com muita agilidade e, dependendo do modelo, consegue realizar até 80 mil cópias por mês;
  • Custo-benefício: esse suprimento gera uma ótima relação custo x benefício por oferecer maior durabilidade e economia no longo prazo;
  • Flexibilidade: trabalha bem com diversos tipos de papéis, do papel couché ao glossy fotográfico;
  • Secagem rápida/sem manchas: possibilita uma impressão “limpa”, com secagem rápida, sem resquícios de tinta ou imagem borrada no papel;

As impressoras a laser oferecem, ainda, boa qualidade de impressão atrelada à alta resistência (água/sol) e velocidade.

3- Impressora térmica

As impressoras térmicas estão presentes em praticamente todos os negócios que necessitam imprimir notas fiscais, códigos de barras, recibos, comprovantes e etiquetas diariamente.

Como seu uso é frequente, esse equipamento oferece uma velocidade de impressão satisfatória e tem como grande vantagem não precisar de cartucho ou toner.

O funcionamento se dá a partir do aquecimento da cabeça térmica, que forma a imagem ou texto no papel térmico na medida em que “queima” as áreas especificadas. 

Entre algumas vantagens desses equipamentos estão:

  • Impressão rápida e silenciosa: fazem pouco barulho, sem perturbar ou causar distrações;
  • Equipamentos menores: são compactos e cabem em qualquer espaço;
  • Economia: por não necessitar de toners ou cartuchos, garantem otimizar recursos;
  • Qualidade de impressão: apresentam boa qualidade de impressão, especialmente na impressão de códigos de barras;

Além disso, como existem poucas peças móveis, essas impressoras garantem alta confiabilidade, manutenção mínima e muita eficiência no dia a dia, sendo perfeitas para empresas de qualquer porte.

Como escolher a melhor copiadora para a empresa?

A dica para escolher a melhor copiadora para a sua empresa é identificar as suas necessidades e analisar o que cada equipamento se propõe a resolver, evitando custos desnecessários. 

Por isso, vale se atentar para o estudo de alguns aspectos como:

  • Volume de impressão – Avalie a quantidade de impressões que seu negócio pretende fazer mensalmente para definir os modelos que melhor atenderão as demandas.
  • Resolução de Impressão (DPI) – Questione qual é o nível de resolução necessário para cada atividade. Por exemplo, empresas que precisam de imagens com boa qualidade podem optar por uma impressora com resolução de até 1200 DPI.
  • Colorida ou P&B – Determine se precisa de impressão colorida ou pode ser plenamente atendido por um modelo P&B para reduzir o custo de impressão.
  • Formatos de papel – Analise quais formatos devem ser impressos (A1, A2, A3, A4, etc) nas suas rotinas empresariais, pois as impressoras suportam formatos pré-definidos;

É melhor comprar ou alugar impressora? 

O melhor é optar pelo Outsourcing de Impressão! Nesse serviço, você faz a locação de impressoras com uma empresa terceirizada, que também oferece manutenção, suporte e assistência técnica.

Dessa forma, sua empresa não precisa gastar uma fortuna na aquisição ou manutenção de impressoras e ainda conta com máquinas altamente tecnológicas.

A Selbetti é referência em Outsourcing de Impressão e oferece um amplo portfólio de impressoras, que vai desde a linha Colorida, P&B, Alto Volume e Grandes Formatos até MDI (diagnósticos por imagem), Térmica, Crachá e 3D.  

Cada equipamento conta com soluções embarcadas (softwares personalizados) para potencializar os fluxos de trabalho com mais agilidade, eficiência e produtividade. 

Quer descobrir como a Selbetti pode transformar a sua empresa com o Outsourcing de Impressão? Então entre em contato e fale com nossos consultores!

Confira também nosso artigo: Como funciona o Outsourcing de Impressão.

Compartilhe:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *