Estratégia ESG: como a compra de seminovos pode ajudar?

Como a compra de seminovos contribui para estratégias ESG?

 Você sabia que a compra de equipamentos seminovos pode contribuir para sua estratégia ESG?

Os investimentos globais em iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG, sigla em inglês para environmental, social e governance) devem chegar a US$ 53 trilhões até o ano de 2025, segundo o relatório da Infosys “ESG Radar 2023”.

Esse movimento trilionário será impulsionado por muitos fatores, sendo os principais: 

  • Maior conscientização dos líderes a respeito da necessidade e importância do ESG);
  • Capacidade de retorno que as iniciativas podem proporcionar aos negócios financeiramente (41% dos entrevistados pela Infosys relataram que os retornos aconteceram em uma janela de dois a três anos).

Existem diversas medidas que contribuem para uma estratégia ESG. Investir em energia renovável para reduzir emissões de carbono, promover a diversidade e a inclusão no ambiente corporativo e adotar práticas mais transparentes e éticas em todas as operações empresariais são apenas alguns exemplos.

A compra de equipamentos seminovos de TI, modalidade que consiste na economia circular de aparelhos tecnológicos de uma empresa de tecnologia,  é mais uma medida que contribui significativamente para as iniciativas sociais, ambientais e de governança. 

No artigo de hoje mostramos de que forma ela faz isso. Acompanhe!

Quatro formas de a compra de equipamentos contribuir para uma estratégia ESG 

1- Redução do consumo de recursos naturais

No cenário atual, todo e qualquer modelo de negócio depende de uma infraestrutura de tecnologia robusta para atender às necessidades empresariais. 

Essa dependência pode exigir investimentos altos em equipamentos, impactando não só o caixa da empresa, como a preservação de nossos recursos naturais.

A compra de equipamentos seminovos, no entanto, é capaz de reverter esse cenário porque, ao optar por adquirir aparelhos tecnológicos seminovos, a empresa reduz a necessidade de fabricação de novos equipamentos.

O resultado disso é menos extração de matérias-primas, menos energia e água utilizadas no processo de fabricação e menos formação de resíduos durante a produção dos materiais.

2- Contenção de desperdícios e descarte

A transformação digital avança de forma assustadora, apresentando-nos a cada ano novos produtos e tecnologias revolucionárias. 

Para acompanhar todas as mudanças e evitar o ciclo de obsolescência rápida dos equipamentos, as empresas se veem obrigadas a reformular sua infraestrutura de TI em espaços curtos de tempo.

A compra de equipamentos seminovos também ajuda nesse sentido, visto que muitas empresas que comercializam seminovos garantem a qualidade e a manutenção desses aparelhos

Ao adquirir equipamentos seminovos, as empresas contribuem para a redução da quantidade de equipamentos descartados prematuramente e dos impactos ambientais associados à fabricação de novos ativos.

3- Maior eficiência energética e redução de emissões

Ainda que hoje muitos produtos eletrônicos sejam eficientes em termos energéticos, o mercado ainda conta com computadores, notebooks, impressoras e demais equipamentos de TI que consomem muita energia.

A escolha de equipamentos seminovos pode ser uma estratégia eficaz para obter maior eficiência energética e reduzir emissões de gases de efeito estufa

Muitas empresas que comercializam equipamentos seminovos oferecem produtos revisados e com garantia de funcionamento, proporcionando uma alternativa sustentável para as empresas que buscam reduzir seu impacto ambiental.

4- Flexibilidade e adaptação às necessidades

O mercado é cíclico e exige das empresas um posicionamento muitas vezes diferente do que já vinha sendo feito nos últimos meses. É o caso de modelos de negócio que lidam com períodos de sazonalidade, como varejo, turismo, agricultura, indústria, entre outros.

Eles precisam se adaptar em velocidade recorde — investindo em mais pessoas e equipamentos de TI — para atender às demandas e necessidades dos clientes.

Assim como nos pontos acima, a compra de equipamentos seminovos surge como uma alternativa para as empresas se tornarem mais flexíveis e adaptáveis. Elas conseguem dimensionar melhor sua infraestrutura de tecnologia de acordo com as demandas do negócio, adquirindo equipamentos seminovos de qualidade a um custo mais acessível.

LEIA TAMBÉM | Sustentabilidade digital: Importância e melhores práticas para implementá-la

Impactos positivos nos critérios ESG

Todas as medidas acima – alcançadas a partir da compra de equipamentos seminovos –, geram impactos positivos nos critérios ambientais, sociais e de governança.

A redução de consumo de recursos naturais, por exemplo, contribui para o critério ambiental, ao minimizar o esgotamento de recursos finitos, como água, minerais e combustíveis fósseis.

Além disso, impacta positivamente o critério governança, pois demonstra a consideração quanto às questões ambientais e responsabilidade com o uso sustentável dos recursos.

No caso da contenção de desperdícios e descarte, promovem-se os critérios ambiental e social ao reduzir os desperdícios, diminuir a poluição, estimular o reuso e a reciclagem de aparelhos e mitigar riscos à saúde humana provocados pelo descarte incorreto de equipamentos tecnológicos.

A eficiência energética e a redução das emissões de gases de efeito estufa também estão diretamente alinhadas ao critério ambiental, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente, e ao critério social, melhorando a qualidade do ar e a saúde pública.

Por último, a flexibilidade e a capacidade de adaptação podem ser vistas como práticas de boa governança, já que a empresa demonstra sua capacidade de responder efetivamente às mudanças do mercado e às necessidades da população.

Conheça a Selbetti!

A Selbetti é a maior integradora de outsourcing de tecnologia do Brasil, e uma das pioneiras quando o assunto envolve iniciativas sociais, ambientais e de governança. 

E a Microexato é uma empresa do Grupo Selbetti especializada em oferecer notebooks, computadores, monitores, servidores e outros hardwares seminovos, das linhas corporativas das marcas Dell, Lenovo e HP. 

Atuando neste segmento há mais de 20 anos, a marca Microexato já forneceu para as principais empresas do país e hoje é referência em parceria e qualidade.

Com um estoque de mais de 5 mil equipamentos à pronta entrega, a Microexato oferece produtos padronizados com garantia para grandes operações de TI. 

Combinando qualidade e eficiência, estamos prontos para ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos de negócios de forma sustentável.

Saiba mais sobre a Microexato By Selbetti e descubra como podemos ser seu parceiro ideal para impulsionar seu desempenho e impulsionar o ESG em sua empresa!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *