O uso de coletores de dados na otimização da gestão de estoque

Os coletores de dados são tecnologias que estão revolucionando a gestão de estoque em indústrias, distribuidoras e varejo. Vamos entender mais sobre eles? 

O estoque é um dos ativos mais importantes da empresa, pois concentra todos os produtos e insumos necessários para suas operações de negócio. 

Dados apontam, inclusive, que mais de 70% das empresas costumam perder oportunidades de vendas devido a falhas no processo de gerenciamento do estoque de seus produtos, que podem ir de falhas na previsão de demanda até atrasos de reposição dos itens. 

Os coletores de dados são dispositivos tecnológicos que surgiram inicialmente para utilização em Armazéns (Warehouses. Estoques). Porém, hoje são utilizados por diferentes tipos de indústrias, distribuidoras e empresas do varejo, em uma infinidade de objetivos, não mais somente gestão de estoque.

Hoje vamos entender como eles funcionam, quais são seus benefícios e como estão contribuindo para o melhor controle dos itens. Acompanhe!

Mas, antes, relembre o que é gestão de estoque

A gestão de estoque nada mais é do que uma prática administrativa que consiste em monitorar, controlar e organizar todos os produtos que a empresa tem estocado no seu armazém ou centro de distribuição.

Essa prática envolve registrar entradas e saídas de mercadorias, realizar inventários periódicos e analisar o fluxo de estoque para prever demandas futuras.

Importância da gestão eficaz de estoque

Toda empresa possui um estoque físico onde ficam armazenados produtos acabados, matéria-prima e outros itens essenciais. 

Quando é realizada uma venda, por exemplo, é importante que o estoque tenha esse item à disposição para que a empresa não perca a oportunidade de atender o cliente ou atrase a entrega.

O mesmo vale para a indústria, que depende da disponibilidade dos insumos para manter seu processo produtivo funcionando, e para as operações logísticas que precisam ser realizadas sem interrupções.

Desde que o perfil do novo cliente mudou, tornando-se mais exigente e crítico com aquilo que consome, assegurar a disponibilidade e a entrega de produtos no menor tempo possível se tornou pré-requisito. Toda empresa que quer manter continuidade nas vendas e assegurar clientes satisfeitos na sua base, precisa fazer um bom gerenciamento de produtos. 

Mas não é só para garantir a disponibilidade dos itens que realizar uma gestão de estoque eficaz é uma ação tão importante e recomendada pelos especialistas, sabia?

O controle efetivo dos produtos e das mercadorias também contribui para as empresas reduzirem os custos com armazenamento (já que evita o excesso de estoque) e minimizarem as perdas (pois ajuda a identificar e prevenir problemas como obsolescência e deterioração de produtos). 

O que são coletores de dados e como funcionam

Os coletores de dados são dispositivos portáteis que se assemelham muito a alguns modelos de celulares que utilizamos. Eles podem, geralmente:

  • Possuir uma tela touchscreen onde são apresentadas informações;
  • Ter teclados para inserção manual de dados;
  • E conter  uma interface onde é instalada uma comunicação do dispositivo com o sistema de gestão, onde são armazenados os dados que foram capturados.

O modo de captura dos dados desses coletores pode ser feito através de batch (coleta em lote), wireless (conexão sem fio) ou até mesmo laser (leitura de códigos de barras), o que torna a tecnologia ideal para atender a diferentes necessidades.

A forma que os coletores de dados funcionam é bastante simples, assim como o seu próprio nome. Eles simplesmente fazem a captura dos dados, registram as informações e as transmitem para um sistema ou software empresarial. 

LEIA TAMBÉM | Qual a diferença entre leitor de códigos e coletor de dados

Agilizando o inventário com coletores de dados

O inventário é um procedimento que trata da contabilização e verificação dos itens armazenados. Até pouco tempo atrás, esse processo era realizado por muitos operadores de forma manual, com eles precisando percorrer os armazéns para contar e registrar os produtos em planilhas físicas ou digitais.

No entanto, com os coletores de dados, toda a operação se tornou mais ágil, afinal, como o modo de captura pode ser realizado a partir de códigos de barras, RFID, QR codes, entre outros formatos, os funcionários não precisam mais depender de anotações para registrar os itens nem se preocupar com os dados dispostos nos relatórios.

Essa despreocupação se deve ao fato que as informações são capturadas e transmitidas para um sistema automaticamente, então as próprias tecnologias ficam encarregadas de atualizar os dados a respeito dos produtos.

Benefícios dos coletores na gestão de estoque

O grande benefício dos coletores de dados é automatizar e agilizar o processo de acuracidade de estoque, mas estaríamos subestimando o papel dos aparelhos ao dizer que essa é a única vantagem para a gestão de estoque

A tecnologia também reduz erros humanos, o que pode ser extremamente útil para a empresa direcionar seus operadores a outras frentes, e para os gestores, que precisam acessar informações precisas e atualizadas para tomar decisões. 

Além disso, a capacidade de integrar dados também traz vantagens para o controle dos produtos, pois permite uma visão mais holística sobre os itens que a empresa tem disponível no momento atual. 

Assim sendo, se fôssemos listar todos os benefícios que os coletores de dados podem trazer para a gestão de estoque, esse compilado incluiria:

  • Agilidade na atualização do inventário;
  • Redução de erros humanos;
  • Maior precisão dos dados;
  • Aumento da eficiência operacional;
  • Facilidade e segurança na tomada de decisões. 

Soluções de coletores de dados da Selbetti

Existem muitas soluções que integram o portfólio da Selbetti, maior provedora de tecnologia do Brasil, mas uma das que mais se destacam são os coletores de dados

Toda empresa que deseja otimizar a gestão de estoque pode alugar e adquirir diferentes modelos junto com o time da Selbetti, que está à disposição para ajudar desde a escolha até a implementação do dispositivo. 

Se você quer otimizar o gerenciamento de seus produtos, faça como outras grandes marcas que decidiram abrir mão dos processos manuais para automatizar a coleta de informações. Acesse nossa página e veja como implementar esses ativos hoje mesmo!  

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *