O que é gerenciamento de impressão e qual sua importância?

As empresas precisam de soluções de impressão, cópia e digitalização criadas especificamente para agilizar os processos de negócios e otimizar custos operacionais. É por isso que o gerenciamento de impressões se tornou algo tão essencial no dia a dia organizacional.

O foco é gerenciar e controlar a impressão em locais estratégicos, independentemente do local onde o equipamento se encontra. 

As soluções de gerenciamento são capazes de alocar custos de impressão por projeto, monitorar o uso de impressoras na rede para economizar dinheiro, reduzir tempo e papel, além de identificar quem imprimiu o que, e em qual equipamento o arquivo foi impresso.

No artigo abaixo, explicamos o que é o gerenciamento de impressão e como ele pode ajudar a sua empresa a se destacar no mercado. Siga a leitura!

O que é o gerenciamento de impressão?

O gerenciamento de impressão possibilita às empresas uma abordagem mais inteligente no controle da infraestrutura de impressão. 

Essa solução garante que os dispositivos e processos sejam otimizados para melhorar a eficiência geral e fornecer outros benefícios, como redução de custos operacionais e diminuição do impacto ambiental.

Se a sua empresa está apenas começando, selecionar uma estratégia de impressão logo no início pode poupar muita dor de cabeça lá na frente. Já se você está há algum tempo no mercado e não sabia da importância do gerenciamento, pode implementar agora.

Independente da circunstância, um sistema de gerenciamento de impressão será decisivo para economizar o dinheiro do seu negócio e melhorar o desempenho organizacional.

Leia também::: Qual é o melhor sistema para organizar documentos na empresa?

Quais os benefícios do gerenciamento de impressão?

As empresas estão constantemente buscando economizar dinheiro e se preparar para o futuro. 

Algumas delas, em suas fases iniciais, não conheciam a importância de um bom sistema de gerenciamento de impressão. No entanto, com o passar do tempo, viram que a falta de controle na hora de imprimir papéis representa um custo maior do que o inicialmente planejado. 

Nesse sentido, entre os principais benefícios da gestão de impressão temos:

Controle sobre o consumo de papel

Um sistema de gerenciamento de impressão permite regular quanto consumo de papel é permitido por funcionário ou departamento. Isso é muito importante ao contemplar trabalhos grandes ou quantidades regulares de impressão.

Impressoras integradas

Um elemento adicional de gerenciamento de impressão é a integração de sua frota de impressoras. Isso funciona ativamente para conectar todas as suas impressoras e posicioná-las na mesma página, possibilitando um maior controle de seus gastos gerais de impressão. 

Monitoramento remoto 

O monitoramento remoto auxilia na substituição de qualquer equipamento ou peça das impressoras. Muitas vezes, você pode reabastecer seu toner, tinta e cartuchos antes mesmo de saber que estão vazios, graças ao gerenciamento de impressão. 

Segurança Avançada

Um estudo do Ponemon Institute descobriu que 60% dos 2.000 profissionais globais de segurança de TI acreditam ter sofrido uma violação de dados envolvendo uma impressora conectada à rede. 

Uma estratégia de gerenciamento de impressão, que inclui liberação segura de documentos e impressão com acompanhamento, evita que dados confidenciais fiquem nas bandejas da impressora para que todos possam ver e ainda elimina o desperdício de trabalhos de impressão.

Rastreamento de uso

Um software de gerenciamento de impressão pode garantir tranquilidade por meio de seu processo de monitoramento. Isso incentivará os funcionários a imprimir apenas quando necessário e manterá o mínimo de impressões pessoais. 

Ou seja, rastrear a impressão da sua empresa pode ajudá-lo a otimizar custos e controlar o uso do seu dispositivo.

Leia também::: Realize um gerenciamento de impressões eficiente com essas dicas

Conheça o sistema Tracker da Selbetti

Em termos de gerenciamento de impressões e cópias, o sistema Tracker da Selbetti se destaca. Ele foi idealizado para proporcionar total controle e gestão das impressões e cópias feitas no ambiente empresarial. 

Com esse software, é possível identificar quem imprimiu determinado arquivo, quando fez isso, em qual equipamento, a quantidade de documentos impressos e até seu conteúdo. 

O Tracker também oferece segurança a partir do monitoramento de informações por usuários ou áreas, gerando relatórios semanais comparativos. Ele também permite:

  • Definição de custos: você analisa o fluxo de todas as impressoras (custos por página), e consegue calcular o valor total de cada impressão.
  • Recurso follow you print: mais controle a partir da retenção ou liberação da impressão via crachá e/ou senha do usuário.

Portanto, se você procura um sistema completo de gerenciamento de impressão, conheça o Tracker da Selbetti. Para saber mais, clique aqui..

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *