Sistema de assinatura digital: o que é e como funciona?

Em um mundo cada vez mais acelerado e global, não é necessário que documentos sejam assinados exclusivamente de forma manuscrita. Hoje, as empresas podem adotar um sistema de assinatura digital e vivenciar todo o conforto que essa solução oferece.

No Brasil, a Assinatura Digital e Eletrônica tem validade jurídica desde 2001, quando foi publicada a Medida Provisória nº 2.200-2. Ela regulamenta a certificação digital no país e institui a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, instituição conhecida como ICP Brasil.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, explicaremos as vantagens de utilizar um sistema de assinatura digital e como ele pode revolucionar a forma como as empresas conduzem seus negócios. Boa leitura!

O papel das assinaturas digitais no cenário atual

No Brasil, e em diversos países da América do Norte e da União Europeia, as assinaturas digitais são consideradas juridicamente válidas e têm o mesmo valor que as assinaturas de documentos tradicionais.

Além da utilização para assinatura de documentos, elas também são usadas ​​para transações financeiras, médicas, entre outras áreas em que a autenticação e a segurança são cruciais.

A tecnologia padrão do setor, chamada infraestrutura de chave pública, garante a autenticidade e integridade dos dados de um sistema de assinatura digital.

Qual a diferença entre assinatura eletrônica e digital?

A Assinatura Eletrônica é usada para acessar e aprovar informações no meio digital e tem sua validade garantida pelo acordo entre as partes.

Além disso, esse tipo de assinatura utiliza algumas informações que atestam a sua veracidade como:

  • login;
  • senha;
  • token;
  • desenho de assinatura;
  • coleta de informações como IP e geolocalização. 

A Assinatura Digital também é uma forma de Assinatura Eletrônica, porém, é realizada utilizando um Certificado Digital emitido por uma agência certificadora autorizada pelo ICP-Brasil. Deste modo, ela também tem a validade jurídica assegurada pela legislação brasileira. 

Logo, a grande diferença entre assinatura eletrônica e digital é que a assinatura digital utiliza criptografia para garantir a autenticidade e integridade dos documentos. E a assinatura eletrônica utiliza outros métodos eletrônicos para identificar a pessoa que assina o documento, como citamos acima.

Leia também::: A importância de implementar a Assinatura Digital no setor da saúde

4 vantagens de utilizar um sistema de assinatura digital

Agora que você já sabe a diferença entre assinatura eletrônica e digital, confira os benefícios de adotar um sistema de assinatura digital no seu negócio:

1- Economia de tempo e recursos

A assinatura digital permite que os documentos sejam assinados de forma rápida e segura, sem a necessidade de imprimir ou enfrentar longas filas no cartório. Isso economiza tempo e recursos, tornando o processo mais eficiente e produtivo.

2- Maior segurança e confidencialidade

A assinatura digital oferece uma camada extra de segurança aos documentos, uma vez que o sistema de assinatura digital utiliza tecnologias de criptografia para garantir que as informações não sejam acessadas ou modificadas por pessoas não autorizadas.

3- Facilidade de acesso e armazenamento

Os documentos assinados digitalmente podem ser facilmente acessados e armazenados em um sistema de gestão eletrônica de documentos, tornando o processo mais organizado e evitando perda ou extravio de documentos físicos.

4- Conforto para os clientes 

Os clientes podem assinar documentos eletronicamente de qualquer lugar e a qualquer momento, sem a necessidade de se deslocar para assinar documentos físicos. Isso melhora a experiência do cliente, o que pode resultar em uma melhor satisfação e uma maior fidelização.

Como funciona um sistema de assinatura digital e eletrônica?

Um Sistema de Assinatura Digital e Eletrônica une as funções de Assinatura Eletrônica e Digital em um mesmo local, garantindo que tudo ocorra de forma prática, rápida e segura com todos os documentos que precisam ser autenticados.

Essa ferramenta proporciona ganho de performance, já que reduz o tempo total necessário para concluir a assinatura em um documento.

Além disso, um Sistema de Assinatura Digital permite o controle completo do fluxo de assinatura e a integração com outros sistemas via API.

Conheça o S-SIGN Selbetti

No sistema de assinatura digital S-Sign, você carrega os documentos a serem assinados e informa os dados dos signatários. Os signatários recebem por e-mail um link seguro para visualizar e assinar o documento. Assinado, o processo estará concluído e a assinatura armazenada eletronicamente, com total segurança.

Com a Assinatura Eletrônica e Digital da Selbetti, você garante a validade jurídica de seus documentos sem a necessidade de impressão. A solução ainda permite rastrear o reconhecimento eletrônico por meio de certificados digitais, atribuindo autenticidade e proteção após a autorização.

Entre as principais vantagens do sistema, temos:

100% Cloud

A plataforma está disponível no formato cloud, sem necessidade de instalações e infraestrutura.

Multi Dispositivos

O sistema pode ser acessado pela web através de qualquer dispositivo.

Carimbo do Tempo

Todas as assinaturas recebem um carimbo do tempo padrão ICP-Brasil, aumentando a segurança.

Se você deseja agilizar processos e tornar a autenticação de documentos mais eficiente na sua empresa, conte com a Selbetti. Com o sistema de Assinatura Digital e Eletrônica S-SIGN, sua empresa estará preparada para o futuro!

Para saber mais sobre o S-SIGN da Selbetti, entre em contato e converse com nossos consultores!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *