A importância de implementar a Assinatura Digital no setor da saúde

Devido ao cenário atual, muitos serviços que antes eram realizados de forma  presencial, foram suspensos ou tiveram que se adequar a novas formas de  atendimento. 

Muitas especialidades clinicas precisaram utilizar a tecnologia a seu favor para atender e não interromper o acompanhamento de pacientes que já estavam em  tratamento.  

Também pensando em evitar ao máximo o deslocamento e a aglomeração de  pacientes em busca por atendimento, a portaria nº 467, de 20 de março de 2020, em  caráter excepcional, autorizou o atendimento médico à distância por meio do uso da tecnologia. 

O Artigo 5º da mesma Portaria, permite emitir atestados ou receitas médicas em meio  eletrônico nos atendimentos por Telemedicina.  

Já o Artigo 6º afirma que essas receitas e atestados médicos emitidos por meio  eletrônico só terão validade mediante o uso de assinatura eletrônica, por meio de  certificados e chaves emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil. Sendo assim, a assinatura digital passa a ter papel fundamental na validação e garantia da segurança das informações em trocas virtuais. 

Vale ressaltar que a Telemedicina não substitui a figura presencial do médico, mas oferece acesso e evita que pacientes viagem 400km para buscar uma receita, afirma  o 1º vice-presidente do CFM e coordenador da Comissão Especial, Donizetti  Giamberardino Filho. 

Com a aceleração da transformação digital, muitas empresas, dos mais diversos  segmentos estão utilizando a tecnologia a seu favor para facilitar processos, agilizar  demandas e claro, reduzir custos.  

Com o setor da saúde, esse movimento não poderia ser diferente. Utilizar a  Assinatura digital permite autenticar arquivos no meio digital, permitindo que hospitais  e clinicas médicas emitam atestados, receitas e prontuários médicos de forma digital  e com segurança, por que o certificado digital ICP-Brasil possui validade jurídica.  

Por que hospitais e clínicas devem aderir a Assinatura Digital 

Redução de custos – Fazendo o processo de forma eletrônica e realizando a  assinatura de forma digital não há a necessidade de fazer a impressão dos  documentos, reduzindo assim os gastos com papel, impressão e espaço físico. 

Agilidade nos processos – Permite que o médico assine as documentações de  forma rápida e evita que os pacientes precisem se deslocar até espaço físico para  buscar receitas médicas, laudos e etc. 

Segurança das informações – Diferente de uma assinatura manuscrita que pode  facilmente ser falsificada, a assinatura digital é protegida por tecnologia criptográfica,  garantindo a autenticidade das informações e a segurança dados.

Melhora a experiência – Permite que os pacientes peguem a documentação (receita,  prontuário, laudo, etc), sem precisar sair de casa. Além disso, a forma de escrita é padronizada, evitando a dificuldade de leitura, muito comum em receitas manuscritas. 

Inovação – Apostar em novas tecnologias a afim de tornar os processos mais  eficientes, reduz os custos operacionais e injeta mais competitividade ao setor. 

Sustentabilidade – Com a redução de papel, os danos ao meio ambiente também  diminuem, tornando sua empresa mais sustentável. Isso transforma positivamente a  forma como as pessoas passam a enxergar o seu negócio. Quer saber mais ou deseja implementar a Assinatura Eletrônica e Digital de  documentos na sua empresa? clique aqui! 

Compartilhe:

Comentários

2 respostas em “A importância de implementar a Assinatura Digital no setor da saúde”

Gostei da sua publicação e conseguir tirar algumas dúvidas
que eu tinha e não sabia ao certo onde procurar para
poder esclarecer. Também possuo um site gratuito de
utilidade pública e gostaria que você conhecesse. E quem
sabe até trocarmos experiências sobre SEO ou marketing
digital em nosso segmento. Agradeço à atenção e que
Deus nos abençoe.

Muito Interessante, encontrei quase sem querer esse blog e
o artigo aqui, gostei muito do que lí aqui… Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *