

Tecnologias como RPA e Inteligência Artificial estão sendo cada vez mais inseridas nos ambientes corporativos. Sua empresa já aderiu a elas? Não? Esse pode ser o momento para cogitar a ideia!
Nos próximos anos, a indústria da robótica de serviços está projetada para atingir US$ 216 bilhões até 2030, segundo dados da GlobalData.
Essa projeção reflete o aumento no uso de tecnologias de IA e automação inteligente, que estão auxiliando na otimização de tarefas repetitivas e permitindo que os colaboradores foquem em atividades estratégicas e de maior valor.
O RPA é uma das soluções que nós aqui da Selbetti recomendamos para todos os nossos clientes que desejam aumentar a eficiência operacional e liberar o talento humano para contribuir em áreas mais criativas e decisivas.
Por quê? É o que você vai descobrir no artigo de hoje!
Robotic Process Automation, ou RPA, é uma tecnologia que utiliza robôs de software para realizar tarefas repetitivas, baseadas em regras claras e predefinidas, em uma velocidade e precisão incomparáveis.
Quando falamos em robôs, imediatamente pensamos nos robôs humanoides desempenhando as atividades, certo? Mas não é assim que a coisa funciona aqui! No RPA, esses robôs são programas treinados e orientados para realizar ações envolvendo processos operacionais.
O valor do RPA é direcionado muito para a automatização de tarefas manuais, no entanto, é importante frisar que o seu potencial de ação vai muito além disso. Ele permite à empresa escalar suas operações sem aumentar proporcionalmente seus custos, além de ajudar a redefinir a alocação do talento humano, focando em atividades que demandam criatividade, estratégia e tomada de decisão.
Para que o RPA consiga atender às expectativas e realmente automatizar as tarefas que precisamos, é necessário que esses robôs de software sejam treinados para executar fluxos específicos de trabalho.
Um procedimento que vai depender muito de Machine Learning, área de Inteligência Artificial que foca no aprendizado de máquina baseado em dados e padrões de dados e elementos-chave como:
Geralmente, uma forma rápida de implementar o RPA envolve investir em um sistemas Robotic Process Automation, como os da Selbetti, que podem ser adaptados para atender às necessidades específicas do seu negócio.
Ao falarmos em automação de tarefas repetitivas, temos o costume de assimilar o Robotic Process Automation às atividades que envolvem processamento de dados e integração de sistemas, áreas que tradicionalmente demandam muito trabalho manual e são passíveis de automatização.
Esses setores são, de fato, os que mais têm aderido ao RPA, mas é importante lembrarmos que a tecnologia pode ser aplicada em diferentes vertentes, e beneficiar diversas áreas empresariais como finanças, recursos humanos, logística e atendimento ao cliente.
Na área financeira, por exemplo, o RPA pode ser aplicado para:
Já no setor de RH, para:
No departamento de logística, para:
E no departamento de atendimento ao cliente, para:
Enfim, o que queremos dizer com tudo isso é que, ao investir num RPA, todos os setores empresariais têm potencial de ganho.
Gostando do conteúdo? Você também pode apreciar ler nosso artigo: Desafios de integração RPA e como superá-los
“E quais são os benefícios para essas áreas?”
Vários, mas para sermos objetivos, vamos falar sobre as vantagens que consideramos as principais e que são mais importantes: eficiência escalável, precisão e redução de custos.
Antigamente, quando uma empresa queria ganhar escala, ela precisava muitas vezes contratar mais talento humano para reforçar o time interno e executar operações manuais.
Hoje, é possível alcançar um nível mais alto de eficiência sem a necessidade de aumentar o número de funcionários, pois os robôs executam tarefas em uma fração do tempo que um humano levaria.
Toda empresa sabe que questões envolvendo repetições, erros de preenchimento e falhas humanas costumam gerar desperdícios de tempo e recursos. E que, embora esses “errinhos” pareçam inofensivos em um primeiro momento, eles podem se tornar frequentes, ganhar escala e trazer problemas críticos desnecessários.
Com o apoio de um RPA, esses erros (decorrentes de falhas humanas) podem ser praticamente extintos já que os robôs seguem regras tão rígidas e predefinidas que trazem para a rotina operacional uma precisão impossível de ser alcançada só com o talento humano.
Ganhos de eficiência e precisão automaticamente geram uma redução de custos, uma vez que as tarefas passam a ser realizadas com menos incidência de erros e com mais rapidez.
Pesquisa da KPMG aponta, inclusive, que, no ramo financeiro, o RPA pode reduzir os custos operacionais em até 70%.
A gestão de processos é uma prática que está relacionada a controlar e otimizar os fluxos de trabalho dentro da empresa.
Sempre que entramos no tópico de “gestão”, sabemos que pequenos erros ou atrasos podem ter um efeito dominó sobre toda a cadeia operacional da empresa, e esse efeito em cascata pode impactar negativamente a produtividade e os resultados financeiros.
O RPA, sendo uma tecnologia que automatiza atividades, soluciona essa questão de riscos da gestão, eliminando gargalos que podem prejudicar os processos.
Além disso, o RPA integra a nossa plataforma Satelitti, que oferece uma gama completa de soluções, ampliando ainda mais sua capacidade de otimizar operações.
Assim como a Inteligência Artificial, soluções em RPA estão ganhando cada vez mais espaço na infraestrutura tech das empresas. Para saber como você também pode ter acesso a essa tecnologia, fale com o nosso time!
Deixe um comentário