

Já ouviu falar em RPA (Automação Robótica de Processos)? Essa tecnologia pode garantir benefícios, como maior produtividade e redução de custos para o seu negócio!
O avanço tecnológico possibilitou que diversas soluções diferentes fossem desenvolvidas para otimizar o trabalho humano.
Uma dessas ferramentas —, e talvez uma das que mais vêm sendo adotadas no mundo corporativo —, é o RPA, software que permite mapear e validar processos e criar robôs para executar tarefas automaticamente.
Segundo pesquisa da Analytics Insight, 80% das empresas adotarão a automação inteligente até 2025. E o Gartner indica que os motivos para isso estarão atrelados aos seguintes fatores: maior foco no crescimento, digitalização e excelência operacional.
No artigo de hoje explicamos o que é RPA, quais são os desafios para integrar essa tecnologia e que medidas estratégias podem ser aplicadas pelo seu time para superar esses obstáculos. Acompanhe!
RPA, sigla para Robotic Process Automation ou Automação de Processos Robóticos, é uma tecnologia de software que permite criar, gerenciar e usar robôs para imitar interações humanas em sistemas digitais e computadores.
Quando configurados corretamente, esses robôs (bots) podem executar tarefas repetitivas, como extrair dados, preencher formulários e concluir análises e relatórios, sem erros e em grande velocidade.
As empresas geralmente investem em RPA para garantir benefícios como:
Existem muitos benefícios que indústrias, empresas de logística e outros segmentos podem alcançar com o RPA. No entanto, vale dizer que essas vantagens só são obtidas caso a integração seja um sucesso e se os seguintes desafios forem superados:
LEIA TAMBÉM | Por que investir em automação de processos com o RPA?
Sabendo quais são os desafios de RPA, agora é o momento de apresentar algumas alternativas simples para superar esses obstáculos e garantir o sucesso na integração.
Embora a integração desempenhe um papel importante no uso do RPA, precisamos reconhecer que apenas ela não é suficiente para assegurar o sucesso da Automação de Processos Robóticos. A empresa também deve seguir algumas boas práticas para melhorar sua jornada com a tecnologia.
Uma das práticas que achamos mais interessantes é começar aos poucos, escalando a automação em alguns departamentos antes de padronizá-la em todos os setores. Isso vai impedir que os times fiquem confusos e assustados quanto ao uso da solução, e a empresa tenha de lidar com mudanças bruscas.
Outra ação necessária é documentar todos os processos e configurações dos bots para que os times saibam o que foi feito e, em uma auditoria, possam identificar o que precisa ser ajustado.
Avaliar os resultados alcançados com os robôs também é importante para que a empresa possa descobrir o que deu errado e o que deu certo e como pode aplicar a Automação de Processos Robóticos em outros ramos do negócio.
LEIA TAMBÉM | 10 exemplos da automação RPA na indústria
A Selbetti é uma das maiores integradoras de outsourcing de TI no Brasil, e uma das soluções que integram o seu portfólio é justamente a tecnologia RPA.
A partir do Satelitti RPA, sua empresa pode:
Saiba mais sobre a solução em nossa página Satelitti RPA, ou, se preferir, entre em contato direto com a nossa equipe!
Deixe um comentário