Como escolher o melhor projetor de tela: confira essas dicas

Escolher o melhor projetor de telas para o seu projeto nem sempre é tarefa fácil. Alguns detalhes, como a quantidade de lúmens, ou se a projeção é de curta ou longa distância, podem fazer toda a diferença!

Apesar da popularização das TVs de tela grande, o uso de projetores de tela ainda seguem em alta. Com as novas tecnologias que surgem a cada dia, eles não deixam nada a desejar se comparados a uma TV.

Porém, alguns aspectos técnicos precisam ser observados para garantir sempre a melhor experiência de quem está assistindo.

Para lhe ajudar nessa escolha do melhor projetor de telas, preparamos algumas dicas abaixo. Confira!

Quanto brilho eu preciso?

Para obter o melhor resultado possível do seu projetor, primeiro você precisa identificar a quantidade de brilho necessária. 

Os projetores funcionam de maneira diferente em ambientes iluminados em comparação com salas escuras. Você terá que selecionar o projetor certo de acordo com as luzes do ambiente onde ele será utilizado.

O brilho do projetor é medido em lúmens. Normalmente, você encontrará projetores que variam entre 800 e 3000 lumens. 

Se a sala de projeção estiver escura ou não houver luz ambiente, você pode selecionar um equipamento com menos lúmens. Mas, se você estiver procurando por projetores que possam funcionar muito bem sob iluminação ou se você colocou seu projetor em um local com bastante luz ambiente, você deve considerar equipamentos com lúmens elevados. 

Às vezes você precisa acender a luz ou alguém pode abrir uma porta ou janela, então projetores com lúmens altos garantem uma boa experiência.

Leia também::: Copiadoras para empresas: como escolher a sua?

Qual é a distância entre minha tela e o projetor?

Um dos fatores mais importantes para obter o melhor resultado de projeção é escolher o projetor certo, de acordo com a medida da distância entre o seu projetor e a tela.

Os projetores são divididos em duas categorias no que diz respeito à distância de projeção:

  • Longa distância
  • Curta distância

Os de longa distância, conforme especificado pelo nome, possuem uma distância de projeção longa e pode exigir muito espaço entre o projetor e a tela. Por outro lado, os projetores de curto alcance requerem uma distância menor entre o projetor e a tela.

Se você está procurando a experiência da tela grande em salas onde isso não é possível, por causa do espaço, você pode selecionar projetores ultracurtos (UST). Eles podem ser colocados logo abaixo da tela.

Onde vou colocar meu projetor?

Depois de identificar o melhor projetor com relação a lúmens e distância de projeção, é hora de selecionar a posição do seu projetor. 

Você não quer nenhuma obstrução entre o projetor e a tela. A obstrução pode ocorrer na forma de móveis ou simplesmente por pessoas se movendo entre o projetor e a tela.

Por isso, é importante escolher um projetor que possa ser alinhado em ângulos horizontais ou verticais, para que seja mais conveniente para você e para as pessoas que precisam se mover pela sala.

Quanta resolução eu preciso?

Normalmente, isso se baseia no seu gosto e nas suas necessidades. Quanto maiores as resoluções, melhores resultados de projeção você obterá.

Normalmente, você precisará de resoluções de 1280 x 768 para um vídeo com proporções de 16: 9. 

Mas se você deseja reproduzir conteúdo HD ou ultra HD, dê preferência por equipamentos com alta resolução para obter os melhores resultados possíveis.

Leia também::: Locação de Impressoras: principais tipos de impressoras que você pode alugar

Há mais alguma coisa que eu preciso saber?

Embora tenhamos apresentado os principais aspectos técnicos que envolvem a escolha do melhor projetor de tela, aqui estão algumas outras coisas que você deve ter em mente: 

Vida útil da lâmpada

Os projetores LCD e DLP usam lâmpadas para iluminar. Essas lâmpadas podem depreciar com o tempo, o que pode afetar o brilho do seu projetor e pode ser necessário substituí-las. Considere isso em seu orçamento para manutenção.

Proporção nativa

A proporção nativa é o tamanho do resultado da sua projeção ou, em palavras simples, a caixa retangular na qual sua imagem ou mídia será exibida.

Você deve escolher a proporção de aspecto nativa correta para evitar ou minimizar o escurecimento da tela. Diferentes mídias são feitas em diferentes proporções de aspecto. Quanto mais próximo a sua proporção estiver da proporção da mídia, menores serão os espaços pretos em sua tela.

Algumas das proporções comuns para projetores são 16: 9, 16:10 e 4: 3. As proporções de aspecto mais populares usadas atualmente para exibição de vídeo de consumidor é 16: 9, que é também o formato padrão de TV. 

Conte com a Selbetti

Diante de tantos aspectos apresentados, fica mais fácil escolher o melhor projetor de tela para seu projeto. E alguns detalhes podem fazer toda a diferença.

Ao escolher o modelo ideal para seu projeto, você terá certeza que a exibição do filme, daqueles dados na reunião, ou mesmo dos slides da palestra, serão apresentados da melhor forma possível, garantindo que todos possam ver com clareza e definição.

Aqui na Selbetti contamos com os melhores projetos corporativos, por meio do Outsourcing de TI. Além disso, nossos técnicos podem lhe orientar em relação ao melhor equipamento diante das suas necessidades.

Esperamos que tenham gostado do artigo com dicas para escolher o melhor projetor de telas. E caso precise de um, conte com a Selbetti!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *