Glossário de BPM: confira os termos mais utilizados

O BPM (Business Process Management) é uma das principais ferramentas aliadas de todo gestor que deseja conhecer cada detalhe do seu negócio. Com seu uso, é possível medir e acompanhar diversos processos, otimizando a gestão.

Afinal, os processos de negócios estão no centro de qualquer organização. Eles devem funcionar de forma otimizada para que os objetivos definidos sejam atendidos e as empresas se destaquem de seus concorrentes no longo prazo.

Os sistemas de controle de processos de negócios como o BPM são a base para a transformação digital e para o sucesso. Com uma visão digital de toda a empresa, os gestores revisam e melhoram continuamente suas estruturas e processos, identificam novos potenciais e áreas de negócios e podem usar as informações obtidas para alinhar suas ofertas com os desejos de seus clientes. 

Para saber mais sobre o tema, e quais os principais termos usados no BPM, confira o artigo que preparamos logo abaixo!

Mas, afinal, o que é BPM?

BPM é a abreviação de Business Process Management, que significa gestão de processos de negócio.

Essa é uma abordagem de gestão adaptativa, desenvolvida para sistematizar e facilitar processos de negócios individuais complexos, dentro e fora das empresas.

O BPM visa trazer à tona as informações relevantes sobre como os processos são executados para que melhorias possam ser feitas e para que os processos possam ser gerenciados. Isso permite uma melhor tomada de decisão e visão do negócio como um todo.

A grande vantagem do BPM para uma empresa é a melhoria contínua dos processos, o que permite que as organizações sejam mais eficientes, mais fortes e mais capazes de fazer mudanças.

O BPM tem ainda como foco atingir os objetivos das organizações, por meio de métodos e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar os processos que envolvem recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.

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Fluxograma

Fluxograma é um tipo de diagrama que representa em formato visual uma sequência de eventos, etapas de processamento e/ou decisões. 

Originalmente aprovado como padrão ANSI, o fluxograma inclui um conjunto muito simples e pequeno de símbolos, facilitando a “captura rápida” do fluxo do processo.

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Modelagem de processos

Modelagem de Processos é o ato de criar ilustrações visíveis, que podem ser estáticas ou dinâmicas, do que uma organização faz para produzir serviços ou produtos (de valor ideal para um ou mais clientes). 

Idealmente, a modelagem de processos resulta em uma ilustração que um avaliador independente pode comparar e combinar com o processo da organização.

Notação de modelagem de processos de negócio

Um conjunto de padrões gráficos que especificam os conjuntos de símbolos que serão usados ​​em diagramas/modelos BPM. Como tal, eles definem os símbolos que serão usados ​​para representar o processo e o fluxo de trabalho na modelagem de negócios.

O BPMN tem crescente aceitação como um padrão sob várias perspectivas, o que resultou em sua inclusão em várias das mais amplamente utilizadas ferramentas de modelagem. Ele fornece um conjunto de símbolos robusto para modelar diferentes aspectos dos processos de negócios. 

Como a maioria das notações modernas, os símbolos descrevem relacionamentos definidos, como fluxo de trabalho e ordem de precedência.

Além da padronização de símbolos, o BPMN tenta padronizar a terminologia e a técnica de modelagem. Este padrão passou por várias iterações, sendo a mais recente a 2.0. 

No entanto, o padrão continuará a ser modificado e o número da versão e o conteúdo serão alterados. Se prevê que os fornecedores de ferramentas de modelagem BPM e fornecedores de BPMS se ajustem aos padrões conforme eles mudam.

Embora o BPMN forneça um conjunto de símbolos de modelagem padrão, a maioria das organizações ainda precisará aplicar seus próprios padrões de arquitetura e engenharia para ter uma solução de modelagem BPM completa.

Proprietário do processo

Uma pessoa nesta função tem responsabilidades contínuas pelo design, desenvolvimento, execução e desempenho bem-sucedidos de um processo de negócios completo de ponta a ponta (multifuncional).

A propriedade do processo pode ser adotada em tempo integral ou como uma responsabilidade adicional.

Proprietários de processos executivos (Proprietários de Processos Empresariais e Diretores de Processos) geralmente têm responsabilidade financeira por grupos de processos de negócios. 

Eles têm um investimento inerente na execução bem-sucedida de processos de negócios multifuncionais que são fundamentais para o sucesso da empresa.

Os proprietários de processos estão entre os elementos essenciais para o sucesso dos processos de negócios. 

Um processo de negócios sem um proprietário influente na organização é como um navio sem leme e velas — o processo de negócios não pode ser executado da maneira mais eficiente e eficaz possível.

Tarefas BPMN  

São as etapas ou ações tomadas para realizar um trabalho específico — como inserir as informações de uma reclamação no sistema de reclamações da linha de negócios, registrar um paciente em um hospital ou inserir um pedido de um projeto em um sistema de vendas. 

Várias tarefas logicamente relacionadas podem ser combinadas em uma “Atividade” de nível superior.

Uma tarefa pode ou não ter suporte automatizado. Algumas tarefas podem até ser totalmente automatizadas. 

Elas podem ser mostradas em um modelo de fluxo de trabalho para fornecer informações que ajudem a equipe a entender o que está acontecendo. 

As tarefas também podem ser combinadas para formar cenários que são repetidos com base em eventos, tempo, etc.

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Tenha um sistema BPMS na sua empresa

Ter um sistema BPM na sua empresa é fundamental para medir o desempenho do negócio e observar mais rapidamente rotas a serem corrigidas. E, para isso, conhecer os termos que apresentamos acima é fundamental.

Esperamos que tenhamos ajudado com este pequeno Glossário de BPM e, para saber como escolher o melhor software de gestão para sua empresa, confira também nosso artigo “5 dicas de como escolher um software para gestão de processos – BPMS”.

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