Quais são os tipos de gestão de ativos de TI?

A gestão de ativos de TI envolve a coleta de informações detalhadas de inventário de hardware e software que são usadas para tomar decisões sobre compras e como os ativos são usados. 

Ter um inventário preciso de ativos de TI ajuda as empresas a usar seus ativos com mais eficiência e evitar compras desnecessárias reutilizando recursos existentes. Além disso, permite um controle ainda mais eficiente de cada equipamento do negócio, mantendo as atualizações sempre em dia.

No artigo que preparamos abaixo, detalhamos quais os tipos de gestão de ativos de TI, além de apresentar a solução ideal para a sua empresa, oferecida pela Selbetti. Siga a leitura e confira!

O que é o gestão de ativos de TI?

A gestão de ativos de TI abrange o gerenciamento de hardware e software. Inclui dispositivos de propriedade da empresa, como computadores, roteadores e equipamentos de TI, mas também ativos intangíveis, como assinaturas de software (SaaS), licenças, patentes e infraestrutura de rede.  

A gestão de ativos de TI ajuda a fornecer segurança, economizar tempo e dinheiro e construir uma base tecnológica sólida para o futuro. Envolve um sistema para armazenar, recuperar, organizar e compartilhar informações, tanto online quanto internamente. 

Arquivos duplicados são encontrados e excluídos, vírus eliminados e alterações feitas instantaneamente em todas as plataformas. 

Tipos de gestão de ativos de TI

A Gestão de Ativos é um termo amplo e pode significar muitas coisas diferentes. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de gestão de ativos de TI que estão frequentemente presentes em empresas:

Gestão de ativos de TI

É o conjunto abrangente de práticas de negócios que unem funções financeiras, contratuais e de estoque para apoiar o gerenciamento do ciclo de vida e a tomada de decisões estratégicas para o ambiente de TI. 

Gestão de ativos de software e de licenças

Responsáveis pelo gerenciamento eficaz, controle e proteção de ativos de software. Isso inclui aqueles produzidos pela empresa e aqueles licenciados de terceiros para garantir que todo o software em uso dentro da organização seja devidamente pago e em conformidade com os contratos de licenciamento.

Gestão de hardware

Este é o gerenciamento de ativos físicos, incluindo computadores, notebooks, smartphones, tablets, servidores, impressoras, dispositivos IoT e muito mais.

Leia também::: Soluções End-to-end: entenda o que é

O que é uma ferramenta de gestão de ativos de TI?

A gestão de ativos de TI é um conjunto de processos altamente intensivo em dados. A automação pode desempenhar um papel importante para ajudar uma empresa a capturar, catalogar, gerenciar, analisar e relatar dados de ativos de TI. 

Nas empresas modernas, a tecnologia de gestão de ativos é essencial para permitir que os processos operacionais e a tomada de decisões sejam dimensionados em grandes áreas de ativos. 

Aqui está uma amostra de alguns dos tipos comuns de recursos de ferramentas que as empresas estão empregando para apoiar os processos de gestão: 

Descoberta / Inventário Automatizado

Permite “descobrir” componentes de hardware e software instalados no ecossistema de TI da empresa.

Gestão de licenças

Fornece um repositório para direitos de licença (que podem ser reconciliados com os dados fornecidos por ferramentas de inventário para fornecer à empresa uma visão de onde a organização está sublicenciada (com risco de uma auditoria de conformidade) ou super licenciada (desperdiçando dinheiro em software).

Gestão de patches e versões

Automatiza a implantação de patches de software para garantir que os computadores estejam atualizados e atendam aos padrões de segurança e eficiência aplicáveis.

Gestão de solicitações

Permitem que os funcionários façam solicitações de produtos de software, dispositivos e outros ativos usando um formulário centralizado e projetado para capturar e avaliar requisitos de licença específicos, bem como gerenciar e rastrear o processo de aquisição e implantação.

Catálogo de Produtos/Serviços

Fornece uma lista principal de softwares aprovados para uso dentro da empresa. Isso pode incluir ofertas padrão e itens aprovados fora do padrão. O catálogo captura informações específicas do produto, como nome, edição, versão e tipos de contrato de licença, bem como outros dados importantes.

Leia também::: O que é gerenciamento de impressão e qual sua importância?

Conte com a maior integradora de Outsourcing de TI do Brasil

A Selbetti se destaca por ser a maior integradora de Outsourcing de TI do Brasil, atendendo clientes em todas as regiões. Além disso, possui em seu portfólio de soluções um sistema de Gestão de Ativos de TI (ITAM) completo.

Com a ferramenta de gestão de ativos de TI da Selbetti é possível obter informações importantes para tomada de decisões para seu negócio, automatizar processos, controlar e se conectar aos ativos em uma gestão completa.

Além disso, é possível ter a gestão de inventário, geolocalização, ciclo de vida, controle de energia, alterações de hardware e QR Code com ficha técnica do ativo na palma das suas mãos.

Quer saber mais sobre esta funcionalidade e como o gerenciamento de ativos de TI da Selbetti é a solução perfeita para seu negócio? Clique aqui e converse com nossos consultores!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *