O que é automação industrial e qual seu impacto?
A automação industrial está levando as empresas a um novo nível. Hoje, diversos processos podem ser automatizados, desde a linha de produção até atividades administrativas das indústrias.
E o resultado são operações mais rápidas e assertivas em todos os setores, usando a tecnologia como uma potente aliada frente à concorrência. Inclusive, a Selbetti se destaca por suas soluções em automação industrial, que garantem às organizações processos mais ágeis e sem erros, como é o caso dos softwares RPA e iBPMS.
No artigo abaixo, explicamos de forma detalhada o que é automação industrial, alguns softwares de automação e qual o impacto nas indústrias que aderem ao modelo. Confira!
O que é automação industrial?
Em linhas gerais, automação industrial é a utilização de tecnologias como máquinas eletromecânicas, softwares e equipamentos específicos para automatizar processos na indústria.
Neste post, em especial, vamos abordar a aplicação de ferramentas de automação. Elas são as tecnologias que controlam e gerenciam sistemas e dispositivos com o objetivo de reduzir erros, otimizar recursos e liberar a equipe de atividades repetitivas.
Consequentemente, esses softwares melhoram a eficiência e a confiabilidade no controle de processos, de modo a aumentar a qualidade dos produtos e oferecer maior precisão na execução das tarefas.
Portanto, na era da Indústria 4.0, que introduz o conceito de fábricas inteligentes, a automação industrial é a chave para rotinas mais produtivas e seguras na indústria.
A seguir, veremos como o RPA e o iBPMS são aliados na gestão de processos e automação de tarefas repetitivas nas organizações.
As ferramentas RPA e iBPMS
Como exemplo de ferramentas que se destacam no processo de automação industrial estão a RPA e o iBPMS, que integram as soluções oferecidas pela Selbetti às empresas.
O RPA (Robotic Process Automation) é uma aplicação de tecnologia, regida por lógica e entradas estruturadas, que visa automatizar processos de negócios.
Ao utilizar ferramentas RPA, uma empresa pode configurar um software – um “robô” -, para capturar e interpretar aplicativos para processar uma transação, operar dados, disparar respostas e se comunicar com outros sistemas digitais.
Os cenários de RPA variam de algo simples, como gerar uma resposta automática, até a implantação de milhares de bots, cada um programado para automatizar trabalhos em um sistema ERP.
Além disso, o Robotic Process Automation oferece às indústrias a capacidade de reduzir erros humanos.
Por sua vez, o iBPMS é um software idealizado para apoiar as indústrias e demais empresas na gestão de processos de forma eficaz, personalizada e com inteligência artificial.
O iBPMS é 100% cloud (em nuvem) e permite acompanhar os processos em tempo real, centralizando as informações da empresa em um só ambiente. Ele garante um controle efetivo de responsabilidades, prazos de SLA, documentos envolvidos no processo e de todo o ciclo da cadeia produtiva.
O software se destaca dentro da automação industrial por padronizar desde a concepção do produto até a produção final, oferecendo diversas funcionalidades:
- Customização de processos;
- Criação de formulários online;
- Acompanhamento de processos em tempo real;
- Identificação de pontos de melhoria;
- Configuração de documentos padrão;
- Padronização e automatização das solicitações;
- Controle de prazos das principais atividades do processo;
- Integração com os sistemas da empresa;
- Realização de tarefas pelo smartphone;
- Acesso a gráficos personalizados (dashboards) para facilitar as análises organizacionais;
- Criação e personalização de processos;
- Sistema de alerta para manter controle de prazos e tarefas agendadas;
- E muito mais;
Em suma, implementar o iBPMS e o RPA Selbetti é a alternativa ideal para sua indústria reduzir custos, alavancar a performance e melhorar o desempenho operacional.
Leia também:::: O que é BPM e BPMS? Entenda como funciona na prática e conheça o iBPMS
Quais os benefícios da automação para a indústria?
A automação está transformando a indústria. A mudança de métodos de fabricação manual para processos automatizados é denominada como a revolução da indústria 4.0.
Essa revolução está trazendo à existência sistemas ciber-físicos. Afinal, muitas unidades fabris já estão empregando robôs e usando tecnologia digital para automatizar processos por meio de softwares, como os que listamos acima.
E os benefícios são variados, com destaque para:
1. Produtividade
Esses sistemas possibilitam a automação de fábricas e processos industriais, com execução de tarefas de forma contínua: 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso melhora a produtividade e reduz o tempo que determinadas funções tomariam.
2. Qualidade
Por meio de controle e monitoramento em diferentes etapas industriais, esses sistemas são úteis para eliminar o erro humano e, assim, otimizar a qualidade e a homogeneidade dos processos. Além disso, o desempenho não é reduzido após várias horas de trabalho sem pausas.
3. Maior consistência
Máquinas e computadores trabalham em ritmo constante. Portanto, os processos de produção automatizados têm maior duração, estabilidade e solidez quando gerenciados com um sistema de automação como o RPA, por exemplo.
4. Flexibilidade
A implementação de uma nova tarefa em uma cadeia produtiva tradicional envolve horas ou dias de treinamento de usuários. Por outro lado, com um sistema automatizado, a reprogramação é um processo simples e rápido que proporciona maior flexibilidade.
5. Informações mais precisas
A automação da coleta de dados viabiliza a precisão e diminui os custos. Com isso, permite que os gestores da empresa tomem decisões muito mais rápidas e assertivas.
6. Liberação da equipe
Os sistemas que as empresas implementam para automatizar seus serviços não apenas executam as tarefas repetitivas e demoradas, mas são capazes de desempenhar essas funções de forma contínua. Tal ponto acelera as rotinas e garante que a equipe possa focar em atividades estratégicas.
Leia também::: Robotic Process Automation (RPA): o que é e como funciona?
Tenha as soluções da Selbetti como aliadas
Como vimos neste post, a automação industrial não significa que sua empresa passará a contar com robôs no lugar de pessoas. Ao contrário, a tecnologia é uma aliada para tornar os processos mais ágeis e seguros, ao mesmo tempo em que proporciona melhora da capacidade humana.
Com as soluções de automação industrial da Selbetti, é possível ter mais controle e produtividade no desenvolvimento das atividades, liberando os colaboradores para atuarem de forma mais estratégica no crescimento da empresa. Se você quer saber mais, entre em contato e fale com nosso consultor.
Esperamos que você tenha compreendido o que é automação industrial e qual seu impacto no dia a dia dos negócios. Para aprofundar mais o seu conhecimento, recomendamos nosso artigo Gestão de processos: o que é e como implantar na indústria.
Deixe um comentário