Robotic Process Automation (RPA): o que é e como funciona?

“Faça mais com menos” pode ser uma desculpa antiquada nas empresas. Mas o Robotic Process Automation (RPA) é uma ferramenta que pode realmente ajudar as equipes a fazerem exatamente isso, nas circunstâncias certas.

Com o RPA, as empresas podem automatizar processos de negócios baseados em regras relativamente simples, permitindo que os usuários dediquem mais tempo para atender clientes ou para outro trabalho de maior valor junto à empresa. 

Desta forma, torna-se possível “fazer mais com menos”, realmente, já que você conseguirá ter mais entregas e resultados, com os mesmos colaboradores que já possui na empresa.

Quer saber mais? Confira o artigo abaixo, no qual explicamos o que é Robotic Process Automation (RPA), como ele funciona e quais os benefícios para sua empresa!

O que é Robotic Process Automation (RPA)?

O RPA é uma aplicação de tecnologia, regida por lógica e entradas estruturadas, que visa automatizar processos de negócios. 

Usando ferramentas RPA, uma empresa pode configurar um software – um “robô” -, para capturar e interpretar aplicativos para processar uma transação, operar dados, disparar respostas e se comunicar com outros sistemas digitais. 

Os cenários de RPA variam de algo simples, como gerar uma resposta automática, até a implantação de milhares de bots, cada um programado para automatizar trabalhos em um sistema ERP.

Além disso, o Robotic Process Automation oferece às organizações a capacidade de reduzir erros humanos. 

Leia também::: Potencialize seus resultados com a automação de processos – RPA

O que o RPA pode fazer pela empresa?

Pense nos bots de Robotic Process Automation como uma força de trabalho digital que pode interagir com qualquer sistema ou aplicativo. Por exemplo, os bots são capazes de copiar e colar, buscar dados da web, fazer cálculos, conectar-se a APIs e extrair dados não estruturados. 

Os sistemas RPA podem ser programados, personalizados e compartilhados para executar processos de negócios em toda a organização.

E, como os bots podem se adaptar a qualquer interface ou fluxo de trabalho, não há necessidade de alterar os sistemas de negócios, aplicativos ou processos existentes para automatizar.

As mais recentes tecnologias inclusive possuem a característica low code — ou seja, possuem fácil usabilidade, não sendo necessário ter conhecimentos avançados de programação, nem mesmo ser programador, para configurar uma rotina no RPA.

Leia também::: Por que investir em automação de processos com o RPA?

Quais os benefícios para minha empresa?

A maioria das responsabilidades — não necessariamente trabalhos como um todo — podem ser descritas como baseadas em regras. Portanto, podem ser potencialmente automatizadas com ferramentas RPA. 

Pode-se encontrar muitas oportunidades para implementar a automação de processos robóticos nos negócios, mas existem vários setores e funções comerciais importantes que têm um histórico comprovado de aplicações da tecnologia RPA.

Além disso, uma boa parte das horas de trabalho humano são gastas em tarefas de computador enfadonhas e repetitivas. Ou seja, uma grande parte do tempo é desperdiçado em processos que podem ser facilmente automatizados. 

Estima-se, ainda, que as empresas estão perdendo cerca de 50% de todas as oportunidades de automação, em média, enquanto 13% dos trabalhadores consideram tarefas repetitivas uma perda de tempo. Sem falar que 98% dos líderes de TI dizem que automatizar processos é essencial para gerar benefícios de negócios. 

As principais tarefas que podem ser automatizadas são:

  • Documentação e gerenciamento de registros;
  • Gestão de faturas e notas fiscais;
  • Gestão de relacionamento com o cliente;
  • Processos de recursos humanos; 
  • Processos de TI;

Leia também::: Automação: Tudo sobre robotic process automation (RPA)

Conte com a Selbetti

Se você é gestor e quer otimizar os resultados da sua equipe, deve ter percebido que usar a automação RPA é a melhor escolha que pode fazer. Com o uso dessa tecnologia, diversas tarefas podem ser automatizadas, liberando seu time para se dedicar às operações mais completas e rentáveis na empresa.

E você sabia que a Selbetti conta com a automação RPA entre suas soluções? Para isso, desenvolvemos uma tecnologia altamente inovadora e que já vem fazendo a diferença nas empresas.

Portanto, se deseja implementar a inovação da automação Robotic Process Automation no seu negócio, entre em contato com nossos consultores agora mesmo!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *