A importância da tecnologia na saúde: ferramentas para facilitar a gestão
A tecnologia na saúde desempenha um importante papel para assegurar o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade. Conheça as tendências e ferramentas que ajudam na gestão da área!
O setor de saúde é considerado um dos mais importantes e necessários do mundo, e não é para menos. Ele é responsável por oferecer cuidados médicos e tratamentos às pessoas, promover a prevenção de doenças, investir em pesquisa para descobrir formas de tratar enfermidades, entre outros.
Por desempenhar esse papel tão relevante, o setor não pode permanecer “estático”. Ele precisa se aprimorar continuamente para melhorar a gestão de seus recursos e processos internos e proporcionar uma melhor experiência aos pacientes.
No artigo de hoje desmistificamos a importância da tecnologia na saúde, além de apresentar ferramentas para facilitar a gestão da área. Acompanhe!
Qual a importância da tecnologia na saúde
A gestão da saúde é um procedimento que envolve planejar, organizar e administrar serviços e recursos médicos, a fim de garantir que todas as pessoas recebam os cuidados necessários com qualidade.
A rotina dentro dos hospitais e das clínicas sempre foi muito agitada, mas ultimamente ela se tornou ainda mais crítica em razão do aumento populacional e dos hábitos nocivos que a maioria das pessoas vem praticando.
Uma pesquisa feita pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) revela que 52% dos brasileiros raramente praticam atividades físicas. Outro levantamento, feito pela Nature Medicine, mostra que a má alimentação é responsável por 70% dos casos de diabetes 2. E, em estudo, é comprovado que o consumo de álcool aumenta o risco de doenças.
Com a população vivendo mais, mas estando cada dia mais doente, clínicas e hospitais precisam se preparar internamente para atender a um maior número de demandas. E depender de métodos e ferramentas ultrapassadas pode ser perigoso para os profissionais da área conseguirem cumprir esse propósito.
Tendências em tecnologia na área da saúde
Nos últimos anos temos assistido a uma revolução tecnológica em muitos departamentos, e esse movimento também tem ocorrido no próprio setor de saúde.
Inclusive, em 2024, teremos novas tendências em tecnologia na área da saúde que prometem impactar positivamente a gestão e o trabalho das clínicas e dos hospitais.
Vamos entender quais são essas tendências!
Integração da jornada física com o digital
A comunicação entre médicos e pacientes sempre foi determinante para melhorar o tratamento e a recuperação de doenças.
Usar aplicativos que centralizam prontuários digitais e facilitam o agendamento de consultas vem para aumentar a produtividade nos atendimentos. A combinação de funcionalidades como rastreamento de hábitos alimentares e monitoramento de atividade física com consultas online, por exemplo, também está permitindo uma abordagem mais abrangente e conveniente aos cuidados de saúde.
Veja também | A importância da integração de sistemas na área da saúde
Conectividade avançada
A conectividade avançada, especialmente com a chegada da tecnologia 5G, está revolucionando a forma como os cuidados de saúde são fornecidos no campo clínico.
Com velocidades significativamente maiores e menor latência, o 5G permite uma comunicação mais rápida entre dispositivos médicos e profissionais da área, o que melhora os serviços de telemedicina e a coleta de dados em tempo real para monitoramento remoto de pacientes.
Soluções paperless
As soluções paperless, ou seja, sem papel, estão sendo cada vez mais adotadas por instituições de saúde que buscam eficiência operacional e redução do impacto ambiental.
A transição para ambientes sem papel, como a adoção de prontuários eletrônicos, por exemplo, facilita o acesso e a segurança dos dados dos pacientes, além de ajudar os profissionais da área a economizar custos com papel e armazenamento.
Big Data e análise preditiva
O Big Data e a análise preditiva oferecem aos profissionais da saúde a capacidade de coletar e analisar grandes volumes de dados. Essas informações podem ser usadas para prever surtos de doenças, identificar padrões e antecipar riscos, o que proporciona intervenções mais rápidas, precisas e personalizadas.
Inteligência artificial
Por último, a inteligência artificial vem para oferecer suporte aos profissionais da saúde por meio da automação de tarefas e de diagnósticos mais precisos. Tratamentos têm se tornado cada dia mais personalizados, e hospitais e clínicas estão conseguindo alcançar uma maior eficiência na gestão de seus recursos e suprimentos.
Selbetti: aliada para a tecnologia na saúde
A Selbetti é a maior integradora de outsourcing em tecnologia no Brasil, e trabalha com uma variedade de soluções e ferramentas que ajudam na gestão da saúde:
- RPA: funciona a partir de configurações de decisões e parâmetros prontos, o que permite realizar de forma automática a prestação de contas com planos de saúde, atendimento a solicitações de pacientes, agendamentos, acesso a prontuários, resultados e autorizações de exames.
- Impressão 3D: disponíveis para a criação de moldes, prototipagem de ossos, reprodução de cartilagens, ossos e órgãos, como o desenvolvimento de próteses de baixo custo para demonstração e estudos.
- Impressão térmica: pode ser utilizada na impressão de etiquetas em exames, identificação de pacientes em clínicas ou hospitais e em prontuários médicos.
- iBPMS: automatiza operações do início ao fim, customiza processos, toma decisões automatizadas com base em dados, realiza tarefas a partir de dispositivos móveis, monitora e avalia o desempenho de atividades no campo clínico, em tempo real.
Tenha acesso à melhor tecnologia para a área da saúde. Contate o time da Selbetti e saiba mais!
Deixe um comentário