Entenda a diferença entre impressora térmica fiscal e impressora térmica não fiscal

Você sabia que existe diferença entre impressora térmica fiscal e não fiscal? Esses equipamentos de impressão são largamente utilizados em ambientes comerciais, mas apresentam funcionalidades distintas.

Nesse sentido, é fundamental conhecer as principais características de cada uma delas para saber qual tipo de impressora está mais alinhado às necessidades do seu negócio. Além disso, vale considerar alternativas com um custo-benefício maior do que a compra, como a locação de impressoras.

Para te ajudar nesse desafio, explicamos tudo o que você precisa saber sobre as diferenças entre as impressoras térmicas fiscais e não fiscais e como funciona o aluguel desses equipamentos. Acompanhe a leitura!

Diferença entre impressora térmica fiscal e impressora térmica não fiscal

Ambas as impressoras visam trazer mais agilidade nas informações e no atendimento ao cliente, mas a diferença está em um fator importante: a memória fiscal. 

A impressora fiscal, também conhecida como ECF (Emissor de Cupom Fiscal), é utilizada para emitir o cupom fiscal para o consumidor final, além de ser empregada em fechamentos de caixa, relatórios mensais de vendas e cancelamentos. 

Seu objetivo principal é provar o valor de venda de um produto ou serviço para que fique registrado e seja reconhecido pelo governo. Inclusive, o prestador de serviços de impressão térmica fiscal precisa ser certificado pela Receita Federal para garantir plena segurança.

Esse equipamento também possui memória fiscal para impedir a alteração das informações e evitar fraudes, além de trazer a relação de impostos e tributos embutidos na venda.

Já a impressora térmica não fiscal, chamada de impressora de cupom, geralmente é utilizada em conjunto com um equipamento SAT Fiscal para a emissão de NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica), bem como para imprimir comprovantes de venda e senhas. 

Logo, a principal diferença entre impressora não fiscal e impressora fiscal é que a primeira não dispõe de memória fiscal e não possui o lacre de segurança, cujo uso deve ser fiscalizado. Além disso, não existem pré-requisitos para a compra ou utilização das impressoras não fiscais, diferente de outros tipos de impressoras disponíveis no mercado, como a impressora fiscal. 

As impressoras não fiscais possibilitam tornar as vendas muito mais rápidas e práticas, na medida em que facilitam a emissão da NFC-e, que pode ser integrada diretamente ao software de PDV utilizado.

Por que fazer a locação de impressoras térmicas vale mais a pena do que a compra?

Ao levar em conta a grande quantia de dinheiro necessária para a aquisição e os gastos contínuos com manutenção, reposição de peças e assistência técnica, é muito fácil entender a razão que faz muitos gestores optarem pela locação de impressoras térmicas.

Isso porque o aluguel possibilita economizar dinheiro e ainda ter os melhores equipamentos do mercado sem ter que arcar com custos de manutenção, suporte ou transporte de suprimentos. Afinal, todos esses recursos estão inclusos dentro do serviço de Outsourcing de Impressão, ou seja, o cliente paga somente pelo valor do aluguel.

Além disso, um dos diferenciais desse serviço é que existe uma consultoria personalizada na hora da contratação, de modo que a empresa contratante consegue transmitir de forma precisa quais são suas necessidades e a contratada indica o equipamento de impressão mais alinhado para supri-las. 

Locar impressoras ainda possibilita reduzir impostos: o valor do aluguel entra como despesa no balancete e pode ser dedutível da apuração do Lucro Real. 

Nesse sentido, conclui-se que a locação de impressoras térmicas vale muito mais a pena do que a compra, oferecendo benefícios como redução de custos, alta produtividade e eficiência operacional.

Leia também: Como escolher a melhor impressora para empresa?

Qual é a melhor impressora não fiscal do mercado? 

Se você procura pela melhor impressora não fiscal do mercado e não quer gastar uma fortuna com a aquisição, precisa conhecer o serviço de Outsourcing de Impressão da Selbetti.

Aqui você pode fazer a locação de impressora térmica não fiscal com manutenção, suporte e reposição de peças inclusos. E ainda oferecemos o Tracker, nosso software de gerenciamento de impressões, desenvolvido exclusivamente para otimizar seus custos com impressão.

Mais de 4 mil clientes já estão acelerando resultados com as soluções inovadoras da Selbetti. Vamos iniciar uma história de sucesso juntos também? Entre em contato e fale com o consultor para saber mais!

Comentários

1 resposta em “Entenda a diferença entre impressora térmica fiscal e impressora térmica não fiscal”

Olá tudo bem? Espero que sim 🙂
Adorei seu artigo,muito bom mesmo!
Abraços e continue assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *