Case | Como a Selbetti IT Devices ajudou a Ambev a diminuir custos, evitar prejuízos e crescer

Descubra como a Ambev reduziu custos e impulsionou suas metas de crescimento anual com nossas soluções de segurança.
Atualizado em: 12/03/2025
Unidade de Negócio:

Entenda como a Ambev, maior cervejaria do mundo, teve uma redução de custos e potencializou sua meta de crescimento anual com as nossas soluções de segurança.

Sobre o cliente

Fundada em 1999, a Ambev (Companhia de Bebidas das Américas), é uma empresa brasileira que compõe o grupo internacional AB InBev, sendo a maior empresa de cervejas da América Latina e uma das maiores do planeta. Seu arsenal de produtos compreende a produção e distribuição de bebidas, como cervejas, refrigerantes, sucos, energéticos e água, de marcas globais como Skol, Brahma, Antarctica e Budweiser.

Mais informações:

  • 32 Cervejarias e 2 maltarias.
  • 104 CDDs (Centro de Distribuição).
  • 07 Escritórios por região.
  • 01 Edifício internacional.
  • CSC para 2 mil colaboradores.
  • + de 50 mil colaboradores.
  • Atuação em 19 países, com fábricas e CDDs.

Desafios operacionais pré-instalação

1) Exposição a roubos, vandalismos e desvios de produtos

Áreas críticas como bancos nos CDDs, portarias, salas de acesso, docas de carregamento, armazéns, espaços destinados a produtos de alto valor (como BEEs), saídas de caminhões e acessos para colaboradores e terceiros estavam desprotegidas ou mal monitoradas. A ausência de um sistema eficiente de vigilância resultava em furtos recorrentes, atos de vandalismo e desvios internos. Esses eventos geravam insegurança operacional, impacto direto na confiança da equipe e aumento de custos com reposição, investigações e medidas corretivas emergenciais.

2) Falta de controle e rastreabilidade nas ocorrências

Além dos prejuízos materiais, a ausência de um sistema integrado de monitoramento dificultava a identificação rápida dos responsáveis por ocorrências suspeitas. O cliente enfrentava desafios constantes para apurar fatos, reunir evidências e tomar decisões assertivas. A falta de rastreabilidade prejudicava e comprometia a governança.

Solução implementada

1) Central de Monitoramento (Câmeras e Botão de Pânico)

Aplicação: Bancos nos CDDs e Portarias Núcleo de vigilância operado 24/7 pela equipe da Selbetti, responsável pelo monitoramento contínuo das câmeras e pela resposta imediata a ocorrências acionadas via botão de pânico.

2) Controle de Acesso com Biometria Facial ou Digital

Aplicação: Salas de Acesso Restrito Sistema que utiliza reconhecimento biométrico (facial ou digital) para permitir ou negar o acesso com base nas permissões previamente cadastradas no perfil do usuário.

3) Sistema de CFTV

Aplicação: Carregamento de Produtos e Armazéns dos CDDs Monitoramento por vídeo com circuito fechado de televisão, utilizando equipamentos selecionados de acordo com as características e necessidades de cada local.

4) Sistema de CFTV com Análise de Vídeo e Monitoramento Centralizado

Aplicação: Área de Produtos de Alto Valor (BEEs) Integração entre câmeras com vídeo analítico e a Central de Monitoramento, possibilitando a identificação automática de comportamentos suspeitos e resposta rápida a incidentes.

5) Portaria Virtual

Aplicação: Entradas de Colaboradores, Visitantes e Terceiros Automatização do controle de acesso por meio de cadastro antecipado e autenticação facial, permitindo entrada segura e sem a necessidade de intervenção humana.

6) CFTV Integrado ao Ciclop

Aplicação: Saída de Caminhões Carregados Sistema de monitoramento específico para vigilância das saídas de caminhões, garantindo o registro de imagem e o acompanhamento em tempo real dos carregamentos.

Solução implementada

  • Operação segura e fluida: ambientes totalmente monitorados, garantindo segurança contínua e suporte à gestão operacional com agilidade e eficiência.
  • Redução de custos operacionais.
  • Aumento da sensação de segurança.
  • Mais controle e governabilidade de recursos.

Encontre aqui o sistema de segurança patrimonial ideal para sua empresa.

Assine nossa newsletter

Conteúdos relacionados