Outsourcing de TI vantagens e desvantagens: tudo o que você precisa saber

Em um cenário de constantes transformações, a prática de outsourcing ou locação de equipamentos de TI tem sido uma solução inteligente para gestores que almejam se dedicar mais ao core business sem preocupações com aquisição, manutenção ou alimentação de equipamentos.

Mas embora seja uma tendência, é comum surgir muitas dúvidas sobre quais as vantagens do outsourcing e qual seu papel na gestão dos ativos de TI.

Para auxiliar no entendimento, neste artigo vamos abordar os principais benefícios deste serviço e como ele pode contribuir para o crescimento empresarial. Acompanhe a leitura!

O que são Ativos de TI e por que sua Gestão é importante?

Os ativos de TI são os equipamentos e recursos que uma empresa utiliza para executar seus serviços diariamente. 

Entre alguns ativos que fazem parte da infraestrutura de TI, podemos citar os softwares (ex: MDM e ITAM) e os hardwares (notebook, impressoras, lousas, etc) que suportam as operações.

A Gestão de Ativos de TI é muito importante para garantir a eficiência operacional, evitar desperdícios de recursos ou a interrupção das tarefas diárias por causa de problemas em algum equipamento. 

Esse gerenciamento significa acompanhar os ciclos de vida dos ativos, entendendo quando devem ser feitas manutenções e atualizações.

A importância do Outsourcing na Gestão de Ativos de TI

Como é necessário tempo e expertise para fazer um controle eficiente dos ativos, muitas empresas estão investindo no outsourcing de TI. 

O serviço de outsourcing consiste na contratação de uma empresa especializada que faz a locação e instalação de equipamentos, além do gerenciamento, reposição de peças, atualizações e manutenções.

O objetivo é potencializar o crescimento, fazendo com que gestores e colaboradores possam focar exclusivamente no negócio sem preocupações.

No próximo tópico, você pode conferir algumas vantagens do serviço de outsourcing e gestão de ativos de TI.

Vantagens da locação de equipamentos para sua empresa 

O outsourcing de ativos de TI pode trazer inúmeros benefícios para o negócio. Entre eles, destacamos: 

1- Redução de custos

Um dos grandes benefícios da prática é a redução de custos, uma vez que a empresa contratante não precisará gastar dinheiro na compra e manutenção de equipamentos.

Sem falar que, ao locar equipamentos, a empresa poderá pagar menos impostos do que se fosse adquiri-los. Isso porque o valor da locação entra no balancete como custo ou despesa mensal, o que acaba sendo dedutível da apuração do lucro real, reduzindo impostos.

 2- Assistência especializada

Com o outsourcing, a empresa terá a assistência de um time de profissionais especializados em TI, que irá oferecer os melhores dispositivos e todas as atualizações e manutenções necessárias para conduzir a rotina empresarial com mais eficiência e agilidade.

Esses especialistas poderão se encarregar do treinamento dos colaboradores para uma melhor utilização de sistemas e equipamentos.

3- Customização

Outra grande vantagem é a construção de soluções personalizadas para cada negócio. Os especialistas “terceirizados” possuem expertise em TI e vão orientar sobre as opções que mais se adaptam às necessidades diárias.

Por exemplo, se o foco é otimizar impressões, eles poderão indicar um software para gerenciamento e instalá-lo na máquina. Já se o cliente busca um equipamento para realizar aulas e reuniões online, a contratada pode indicar uma lousa ou, então, uma tela interativa. 

Essa customização é fundamental para melhorar a performance das atividades.

4- Foco no core business

Além de reduzir custos, o outsourcing também permite que gestores e gestoras possam se dedicar às áreas estratégicas da empresa.

Isso porque não será preciso despender tempo e energia fazendo aquisições, manutenção ou atualização de equipamentos e sistemas.

Com foco total no core business e suporte especializado, será muito mais fácil alcançar novos patamares.

5- Atualizações e segurança das informações

Com as mudanças constantes no mercado e no comportamento dos consumidores, torna-se essencial que as organizações estejam por dentro das novas tecnologias para garantir a continuidade no mercado.

Nesse ponto, a empresa de outsourcing de TI realiza melhorias operacionais constantes a partir de atualizações para fornecer as melhores soluções.

É imprescindível a atenção com a proteção dos dados, deixando a empresa menos vulnerável a ciberataques e vazamentos.

O Outsourcing de Ativos de TI é o futuro

Neste artigo, vimos como o Outsourcing de Ativos de TI pode reduzir os custos operacionais e acelerar os resultados dos negócios. 

O Gartner já aponta que os gastos globais com TI poderão chegar a mais de US $3,9 trilhões em 2021. Isso mostra a corrida das empresas em busca de inovação.

Nesse sentido, Outsourcing é o futuro para uma empresa manter-se no mercado atualizada, com otimização de recursos e com as melhores soluções em tecnologia da informação.

O ideal é contratar uma empresa de Outsourcing e Gestão de Ativos de TI que seja confiável e tenha tradição de mercado.Gostou do post? Então leia também nosso artigo sobre por que investir em automação de processos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *