As principais tendências em TI para a indústria em 2023
Os fabricantes estão continuamente se esforçando para superar desafios, melhorar processos e fazer cumprir as estratégias de negócio – e as tendências de tecnologia para 2023 estarão todas a serviço desses objetivos.
Quais tecnologias vão ganhar mais força em 2023? Quais são as tendências mais importantes para as quais os líderes empresariais precisam estar preparados? É o que você vai descobrir ao ler este post.
Indústria 4.0 e as tecnologias em alta no setor
Um termo criado para descrever a tendência atual da fabricação em direção às “fábricas inteligentes”, a Indústria 4.0 é uma abreviação para o fenômeno da Quarta Revolução Industrial.
E, mesmo que alguns descartem a Indústria 4.0 como meramente um chavão de marketing, estão ocorrendo mudanças que merecem atenção.
A ampla adoção e compreensão das mais recentes tecnologias de fabricação – IoT, cloud computing, Inteligência Artificial (IA) e robótica, entre outras – trabalham juntas para capacitar a Indústria 4.0.
As empresas que buscam se manter relevantes, competitivas e prosperar no mercado devem aproveitar os avanços tecnológicos que desencadearam a quarta revolução na indústria.
Indústria 5.0: uma nova tendência surgindo
O conceito de Indústria 5.0 é a evolução do termo Indústria 4.0 que temos utilizado nos últimos anos. O seu foco inovador está em uma transição ou estratégia baseada na sustentabilidade e na economia circular.
Na Indústria 5.0 é dada prioridade não só à conservação do meio ambiente e à otimização dos recursos, mas também às pessoas e ao desenvolvimento de soluções apoiadas por tecnologias exponenciais, que respondam às suas necessidades e as beneficiem.
O objetivo é ir além da eficiência, produtividade e benefícios da digitalização em si e reforçar a contribuição e o papel-chave da indústria para a sociedade em áreas como a conservação e a exploração inteligente dos recursos, ou a mudança climática.
Outros aspectos-chave deste conceito são a resiliência, aplicada por exemplo às cadeias de produção, ou à inclusão de mão-de-obra, tornando a tecnologia um fator de capacitação e integração em vez de um fator limitador e excludente.
Como a tecnologia potencializa o dia a dia das rotinas na indústria?
Estamos no meio de uma transformação significativa em relação à forma como desenvolvemos produtos, graças à introdução de novos processos de fabricação. Confira uma breve retrospectiva:
- Primeira Revolução Industrial: substituição da mão de obra humana por energias como a vapor, eólica e hidráulica;
- Segunda Revolução Industrial: uso do petróleo como fonte de energia, utilizado no motor à combustão;
- Terceira Revolução Industrial: integração física entre ciência e produção, também chamada de revolução tecnocientífica;
- Quarta Revolução Industrial: pegará o que foi iniciado na terceira (com a adoção de computadores) e acrescentará inteligência e sistemas autônomos alimentados por dados e aprendizado de máquina;
- Quinta Revolução Industrial: Destaca os cuidados necessários com a economia circular, o meio ambiente, e a inclusão das pessoas nas capacitações e integrações com as novas tecnologias.
Como foi possível perceber, a tecnologia nos negócios vem mudando rapidamente o mundo há anos. Uma pesquisa de mercado feita pela Mckinsey mostra que não são apenas as empresas de tecnologia que descobriram que a transformação digital é capaz de melhorar muito a eficiência.
O estudo mostrou que 52% das empresas em todo o mundo relatam um aumento na produtividade do funcionário, 49% melhor desempenho e 46% melhor experiência do cliente após a renovação digital.
4 tendências de tecnologia para indústria em 2023
Os processos de fabricação evoluíram ao longo dos séculos, de métodos centrados no ser humano para linhas de montagem dependentes de máquinas e para as fábricas altamente automatizadas que começamos a ver hoje. E, movida pela aceleração da transformação digital, a indústria continua a evoluir.
De fato, várias tendências estão se combinando para transformar as operações. E você confere, a seguir, quatro delas.
1- Inteligência artificial
A Inteligência Artificial já recebeu muito destaque na última década, mas continua a ser uma das tendências tecnológicas para 2023 na indústria, porque seus efeitos notáveis estão apenas nos estágios iniciais.
Até 2030, cerca de 70% das empresas em todo o mundo terão adotado pelo menos um tipo de tecnologia de IA, com outras tecnologias emergentes sendo implementadas simultaneamente em grande velocidade.
O mercado de IA vai alcançar US$ 190 bilhões até 2025, com os gastos globais em sistemas cognitivos e de IA atingindo mais de US$ 57 bilhões somente em 2023.
A automação pode trazer muitas vantagens para os fabricantes, incluindo maior produtividade (máquinas não cansam), precisão e custos mais baixos.
2- Hiperautomação e RPA
A automação não é totalmente nova no mundo da indústria, mas a diferença é que agora acontece uma adoção generalizada. Novas tecnologias que tornaram ferramentas como o RPA (Robotic Process Automation) mais acessível aos fabricantes estão mudando a maneira como as empresas operam. Hiperautomação é o próximo passo na indústria.
Com a automação de processos possi pelo RPA das indústrias, as organizações reduzem custos, otimizam fluxos de trabalho e aumentam seus resultados.
A automação de processos – incluindo a adoção de tecnologias disruptivas como uma ferramenta inteligente de RPA – resulta em uma força de trabalho mais flexível e, portanto, mais resiliente no trabalho.
Equipar o time com sistemas mais inteligentes permite que os colaboradores executem em conjunto com a tecnologia uma gama mais ampla de tarefas complexas. E, ao mesmo tempo, o uso de plataformas para complementar um trabalho e criar eficiência libera os trabalhadores para concentrarem seus esforços em trabalhos de maior valor.
3- Plataformas em nuvem
Anteriormente uma nova tendência tecnológica a ser observada, a computação em nuvem hoje tornou-se popular. E sua adoção ainda está crescendo, à medida que mais e mais empresas migram para uma solução em nuvem.
Uma grande tendência para 2023 será o crescimento das Plataformas em nuvem. Listada pelo Gartner como uma das 10 maiores tecnologias para o ano, elas combinam os modelos SaaS (Software as a Service), PaaS (Platform as a Service) e IaaS (Infrastructure as a Service) com funcionalidades personalizadas e específicas.
A utilização de uma plataforma em nuvem traz muitos benefícios, entre eles a mobilidade, com a possibilidade de acessar as informações a qualquer momento, de qualquer lugar.
Além disso, plataformas SaaS concedem ganhos em produtividade e escalabilidade.
4- Assinatura digital e eletrônica
Um movimento que tomou força durante a pandemia vai continuar a crescer em 2023: não é mais preciso encontrar-se pessoalmente para assinar um contrato.
A adoção de uma postura digital nas indústrias inclui também utilizar assinaturas digitais ou eletrônicas. Mas qual a diferença entre elas?
No caso das assinaturas eletrônicas, elas permitem confirmar a autenticidade do signatário utilizando, por exemplo, o número de IP do dispositivo utilizado ou reconhecimento facial.
Já nas assinaturas digitais, o uso de certificado digital e de criptografia no documento são mecanismos que também asseguram a identificação da pessoa que o assina.
Indústria 4.0 e 5.0 são o futuro
Embora a Indústria ainda esteja evoluindo e possamos não ter uma visão completa até olharmos para trás daqui a 30 anos, as empresas que estão adotando as tecnologias percebem o potencial da Indústria 4.0 e das novas estratégias 5.0 que vem surgindo.
Ao abraçar esse potencial das novas tecnologias e adotar processos inovadores e iniciativas de desenvolvimento de equipe, os fabricantes inteligentes têm a capacidade de operar em um nível que atenda e até exceda as demandas de seus clientes.
Continue lendo o blog para conhecer mais sobre tendências em tecnologia.
Deixe um comentário