Iniciativa, desenvolvida em parceria com a Green Carbon by NDD, apoia clientes na adoção de práticas ESG
A Selbetti Tecnologia anuncia o lançamento de uma iniciativa de compensação de carbono voltada aos contratos de outsourcing de TI. O projeto tem como objetivo apoiar empresas na compensação das emissões de carbono associadas ao consumo energético dos equipamentos de TI contratados por meio das soluções da Selbetti ou provenientes de parques tecnológicos próprios dos clientes.
Para viabilizar o projeto, a Selbetti fez uma parceria com a empresa Green Carbon by NDD, uma greentech brasileira que desenvolve e implementa projetos de plantio de árvores com forte potencial de capturar carbono. A compensação de carbono é calculada de forma personalizada, considerando as características de cada operação. A Green Carbon licencia a quantidade de árvores necessária para representar os créditos de carbono correspondentes às emissões a serem compensadas.
A iniciativa será implementada primeiramente pela unidade Selbetti Print Solutions, liderada por Kleiton Schwantes de Jesus, que destaca a relevância estratégica desse lançamento frente às demandas de sustentabilidade do mercado corporativo. A sustentabilidade ambiental está entre as prioridades dos líderes empresariais. Com essa iniciativa de compensação de carbono, reforçamos nosso compromisso com o meio ambiente e oferecemos aos clientes uma solução que contribui tanto para a eficiência operacional quanto para o fortalecimento de seu posicionamento no mercado”, afirma Schwantes de Jesus.
Opções para compensação
O projeto contempla duas opções principais para os clientes da Selbetti: a contratação de soluções da linha própria de hardware da empresa (Selbetti Hardwares) ou a adesão à solução para ativos já existentes no ambiente corporativo dos clientes (Legado Próprio – Work Space). Cada opção possui etapas exclusivas, garantindo um processo claro e transparente.
Na primeira opção, ao contratar o serviço de outsourcing de TI com hardware da Selbetti, o cliente recebe um relatório personalizado das emissões associadas ao parque de equipamentos, calculado com base em metodologias reconhecidas e comparado a médias de mercado. A partir desse diagnóstico, é possível aderir à iniciativa de compensação de carbono correspondente.
Na segunda opção, quando o cliente utiliza seus próprios ativos — sem contratação de hardware Selbetti — a empresa já deve possuir seu inventário de carbono, e com base nele realizamos o cálculo da compensação de carbono necessária e posterior contratação por parte do cliente.
Foco regional
A Green Carbon já plantou mais de 1,6 milhão de árvores em várias unidades de manejo florestal, localizadas em Santa Catarina. Todas as mudas plantadas são espécies arbóreas de ciclo longo, mantidas por mais de 20 anos, selecionadas por seu alto poder de sequestro de CO₂. Elas são mapeadas individualmente via app, com fotos e geolocalização — o que garante rastreabilidade e transparência.
Além disso, o manejo segue exigências do FSC e IBAMA, mantendo o entorno preservado mesmo após o plantio, conforme metodologias validadas por órgãos reguladores.