Como fazer a gestão eficiente do seu parque de TI

Altos custos de manutenção corretiva, obsolescência de equipamentos e vulnerabilidades de segurança. Esses são apenas alguns dos riscos a que

Atualizado em: 28/01/2026
Unidade de Negócio:

Altos custos de manutenção corretiva, obsolescência de equipamentos e vulnerabilidades de segurança. Esses são apenas alguns dos riscos a que o parque de TI está sujeito caso a empresa negligencie a responsabilidade de mantê-lo atualizado.

A pergunta que não quer calar: como garantir essa atualização, visto que hoje o parque tecnológico é estruturado em cima de uma infraestrutura híbrida e distribuída?

É isso que nós, do time Selbetti, vamos responder.

Como garantir que o parque de TI esteja sempre atualizado?

A única forma de manter o parque de TI atualizado é a partir da gestão de ativos, uma prática de governança de tecnologia que consiste em controlar tudo que envolve o parque tecnológico da empresa. 

Esse controle recai sobre:

  • Inventário de equipamentos de TI;
  • Ciclo de vida útil;
  • Desempenho;
  • Conformidade.

Tudo para certificar que os aparelhos estejam alinhados às necessidades da operação, às exigências de segurança e à capacidade real de crescimento da empresa.

Quais são os principais desafios na gestão de um parque de TI

Desde que a tecnologia passou a sustentar processos de negócio, as empresas reconhecem a importância de fazer a gestão de seus ativos.

O problema que impediu muitas delas de avançar para essa transformação digital corporativa — e que, diga-se de passagem, persiste até hoje — é a complexidade de operacionalizar a prática.

Por envolver muitas camadas técnicas, a gestão de ativos de tecnologia enfrenta desafios estruturais e operacionais que podem ir desde falta de visibilidade até decisões tomadas sem base em dados.

  • Falta de inventário atualizado: a empresa não sabe exatamente quantos ativos possui, onde estão, em que estado se encontram ou como se relacionam entre si;
  • Ambientes heterogêneos e fragmentados: é comum que o parque de TI reúna equipamentos como impressoras e computadores de diferentes fabricantes e idades;
  • Falta de informação sobre como gerenciar o ciclo de vida dos ativos de TI: muitos ativos seguem em uso além do recomendado, seja por desconhecimento, seja por adiamento de investimentos;
  • Dificuldade em acompanhar atualizações e patches: sistemas e equipamentos exigem acompanhamento constante, do contrário brechas de segurança e incompatibilidades podem afetar a estabilidade do ambiente;
  • Decisões baseadas em percepção, não em dados: a falta de apoio em métricas faz a gestão depender de incidentes pontuais e avaliações subjetivas. 

Leia também | Como otimizar o parque de impressão da empresa

Outsourcing pode ser a solução para a gestão do parque de TI?

O outsourcing de TI é um modelo de serviço que nasceu para atender a muitos dos problemas associados ao parque tecnológico.

Ele consiste na terceirização da gestão e operação técnica da área, e oferece recursos como monitoramento contínuo, padronização de processos e especialização para manter o parque totalmente e 100% do tempo atualizado.

Então é correto dizer que sim, o outsourcing não só pode ser, como é a solução mais viável para a gestão do parque de TI.

Como medir o impacto da gestão eficiente do parque de TI?

Evidentemente, ao cogitar investir no modelo outsourcing de TI, o empresário ou gestor pode questionar a efetividade do serviço, afinal, ele estará terceirizando uma atividade.

Esse questionamento é bastante compreensível, e por isso existem algumas métricas que podem ser usadas para sanar essa dúvida. Aqui na Selbetti, nós gostamos de recomendar as seguintes:

Indicadores de redução de custos e aumento de produtividade

Contenção de gastos com manutenção corretiva, queda no número de paradas não planejadas e diminuição de chamados causados por falhas recorrentes. Esses são alguns indicadores que mostram, de forma direta, que o outsourcing de TI trouxe controle e previsibilidade operacional.

Aqui também entra o tempo que a equipe interna dedica à resolução de problemas. Quando esse tempo diminui, fica evidente que os ativos estão demandando menos intervenções emergenciais.

ROI da modernização do parque tecnológico

Para ter certeza de que o investimento está trazendo retorno, podemos medir a modernização a partir da disponibilidade dos equipamentos, da redução na quantidade de falhas e do tempo em que os sistemas permanecem fora do ar antes e depois das atualizações.

Há, também, a análise do desempenho percebido pelos usuários, que pode ser medido por registros de lentidão, instabilidade ou interrupções.

Métricas de segurança

Podemos usar métricas como “prazo para aplicar atualizações de segurança”, “número de ativos fora do padrão definido pela empresa” e “quantidade de incidentes registrados” para avaliar o nível de exposição a riscos.

Redução de falhas conhecidas, observada por meio de verificações periódicas e históricos de ocorrência, também é uma métrica interessante que diz muito sobre a maturidade da gestão de segurança do parque.

Qual é o papel estratégico do gerente de TI na modernização do parque tecnológico?

Nem sempre a empresa é comandada pelo empresário, e caberá ao gestor de TI ser responsável por conduzir a modernização do parque tecnológico.

Significa que ele terá que, em algum momento, avaliar cenários, priorizar investimentos e ir atrás de soluções que o ajudem a reduzir custos com manutenção corretiva, manter continuidade operacional e elevar o nível de segurança da informação.

Se você é o gestor de TI da sua empresa, não perca tempo para abraçar a transformação digital corporativa e manter o seu parque tecnológico 100% em ordem. Entre em contato com o time Selbetti e conheça o IT Devices e o IT Solutions, soluções de ponta para empresas do futuro!

Principais dúvidas sobre Gestão do parque de TI

Qual é o momento certo para renovar o parque de TI de uma empresa? 

Quando os ativos passam a apresentar falhas recorrentes, deixam de receber atualizações ou não acompanham as demandas da operação.

Como evitar que a falta de planejamento impacte a performance do parque tecnológico?

Com inventário atualizado, métricas claras e acompanhamento contínuo de especialistas que sabem como gerenciar o ciclo de vida dos ativos de TI.

Quais erros mais comuns acontecem na gestão de ativos de tecnologia?

Falta de visibilidade, ausência de critérios para substituição, manutenção reativa e decisões baseadas em percepção, não em dados.

De que forma a sustentabilidade pode ser integrada à gestão do parque de TI?

Por meio do controle do ciclo de vida dos ativos, que evita trocas prematuras, reduz desperdícios e garante o descarte adequado dos equipamentos.

Como escolher o parceiro ideal para outsourcing de TI?

Avalie a experiência técnica, processos, capacidade de monitoramento contínuo e transparência nos indicadores. Escolha uma empresa que já se consolidou no ramo de outsourcing, como a Selbetti.

Kleiton Schwantes de Jesus

Head da Unidade de Negócios de IT Devices e Print Solutions. Lidera o desenvolvimento de negócios e ofertas para o crescimento no portfólio de hardwares e serviços voltados ao Outsourcing de Devices de TI, Impressão e Segurança Patrimonial, sempre com foco em resultados e inovação. Graduado em Engenharia de Produção e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, possui ampla vivência das áreas operacionais e projetos complexos, se destacando pela expertise no mercado de outsourcing e licitações, que contribuem diariamente na implementação de estratégias que impulsionam o crescimento das suas Unidades de Negócios.

Assine nossa newsletter

mulher trabalhando em um parque de ti para ilustrar texto sobre gestão do parque de ti

Como fazer a gestão eficiente do seu parque de TI

Altos custos de manutenção corretiva, obsolescência de equipamentos e vulnerabilidades de segurança. Esses são apenas alguns dos riscos a que o...

Monitoramento em tempo real: mais controle e performance na operação

Monitoramento em tempo real: mais controle e eficiência para sua operação 

Parque de TI falhando e equipe de TI apagando incêndios frequentemente? Sua empresa precisa de monitoramento em tempo real! O parque...

Conteúdos relacionados