Hiperautomação: o que é e como essa tendência impacta a empresa

A hiperautomação é uma tendência tecnológica estratégica que ganhou adoção massiva em várias empresas devido ao seu modo de automação de ponta a ponta. 

Sua abordagem permite que as empresas otimizem e integrem processos em escalas maiores para melhorar o desempenho e garantir a máxima produtividade.

De acordo com o Gartner, a hiperautomação é descrita como a combinação de IA, RPA e iBPMS junto com processos de automação. Ou seja, analisar, descobrir, projetar, medir, automatizar, rastrear, monitorar e reavaliar, para permitir um processo de tomada de decisão orientado por IA. 

Para explicar de forma detalhada o que é a hiperautomação e como ela impacta no dia a dia da empresa, preparamos o artigo abaixo. Siga a leitura e veja como essa nova tendência pode ser útil para seu negócio!

O que é hiperautomação?

A hiperautomação é definida como o processo em que a tecnologia de automação é usada para simplificar cada processo de negócios, permitindo processos repetitivos sem intervenção humana. 

Ele usa aprendizado de máquina, inteligência artificial (IA) e automação de processos robóticos (RPA) para criar transformação digital e processos legados. 

A hiperautomação nos negócios também funciona em equipes multifuncionais enquanto usa inteligência adicional para criar as melhores estratégias para a conclusão das tarefas. 

Ajuda as empresas a obter eficiência de custos e melhor alocação de recursos, ao mesmo tempo em que obtém benefícios mais competitivos no mercado.

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Como funciona a hiperautomação?

A hiperautomação combina uma variedade de tecnologias e ferramentas para alcançar a automação em toda a empresa. Isso inclui RPA, BPA, IA, aprendizado de máquina, processos de linguagem natural, reconhecimento óptico de caracteres e mineração de processos.

Automação de processos robóticos (RPA)

A RPA estabelece uma base por meio da descoberta de processos para revelar processos de negócios que podem ser automatizados usando ferramentas e bots de automação menores. 

Por meio de uma sequência definida, análises integradas e inteligência artificial (IA) também são usadas para criar um sistema intuitivo a partir de sistemas CRM e ERP para adicionar mais inteligência aos esforços de automação.

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Inteligência Artificial (IA)

Se a RPA é o bloco de construção básico da hiperautomação, a inteligência artificial é a característica definidora que distingue a hiperautomação de outros tipos de automação.   

A IA oferece suporte à hiperautomação, coletando e analisando dados complexos para melhorar os processos e identificar novas oportunidades de automação. Em outras palavras, a IA ajuda a criar uma estratégia geral de automação e desenvolve bots RPA mais inteligentes que podem lidar com uma ampla gama de tarefas.

Machine learning (ML)

O Machine learning, ou aprendizado de máquina (ML), é um tipo de inteligência artificial em que um programa analisa grandes quantidades de dados para fazer previsões e/ou decisões. 

O aprendizado de máquina oferece suporte à hiperautomação, ajudando as empresas a entender e aproveitar os vastos tesouros de dados relacionados a seus processos e automações. O aprendizado de máquina informa a tomada de decisões estratégicas. 

Processos de linguagem natural (PLN)

O processamento de linguagem natural é a tecnologia que permite que computadores e aplicativos recebam, analisem e respondam à comunicação verbal. O PLN oferece suporte à hiperautomação, expandindo a gama de informações que um bot pode receber e processar. 

Reconhecimento óptico de caracteres (OCR)

Semelhante ao PLN, o papel do OCR na hiperautomação é permitir que ferramentas de automação (como RPA e BPA) insiram e usem informações mais complexas. 

O OCR permite que bots digitalizem, capturem e processem informações de documentos físicos, cópias digitalizadas de documentos ou imagens. Isso elimina a necessidade de uma pessoa examinar o documento e, em seguida, executar uma tarefa de entrada de dados. 

Mineração de processo

A mineração de processos é a ciência de identificar processos novos e existentes (mas não reconhecidos) dentro de uma organização. 

Como a hiperautomação combina tecnologias sofisticadas para entender melhor as tarefas, fluxos de trabalho e processos que ocorrem em uma organização, ela produz dados que podem ser aproveitados para mineração de processos.

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Ferramentas e tecnologias usadas para hiperautomação

Embora a automação de processos robóticos esteja no centro da hiperautomação, outras tecnologias sofisticadas, como IA, são integradas para minerar e analisar processos. Algumas dessas outras ferramentas e tecnologias incluem:

  • Soluções de planejamento de recursos empresariais (ERP) low-code e no-code
  • Software empacotado
  • Plataforma de integração como serviço (iPaaS)
  • Gerenciamento de processos de negócios (BPM) e suítes inteligentes de gerenciamento de processos de negócios (iBPMS)
  • Arquitetura de software orientada a eventos

Aplique a hiperautomação na sua empresa

Para atender às demandas globais de clientes e mercados, as empresas estão inclinadas a adotar o processo de hiperautomação. Ele ajuda a simplificar e personalizar as interações que ajudam a ampliar as experiências do cliente. 

No entanto, a hiperautomação é considerada o próximo nível da jornada de automação da sua empresa. Ele pode reunir várias facetas da automação, juntamente com suas ferramentas e integração de tecnologia, ao mesmo tempo em que desbloqueia o poder máximo da automação. 

Por fim, esperamos que tenha compreendido o que é a hiperautomação e como ela pode impactar sua empresa. E para aprofundar ainda mais seu conhecimento neste tema, confira o artigo “Automação: Tudo sobre robotic process automation (RPA)

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