iBPMS em diferentes segmentos: padronização e soluções sob medida
O iBPMS é uma tecnologia que ajuda a empresa a automatizar e padronizar diferentes áreas empresariais!
Desde que ferramentas inteligentes começaram a ser desenvolvidas, vimos crescer o número de empresas adquirindo essas soluções para melhorar a eficiência operacional e otimizar processos internos.
Uma das tecnologias que mais têm ganhado notoriedade nesse meio é o iBPMS, evolução do tradicional BPMS (Business Process Management Software).
Hoje vamos entender por que o iBPMS se tornou o carro-chefe no quesito tecnologia inteligente para padronização de processos, e como ele pode entregar recursos sob medida para os diferentes setores empresariais.
Acompanhe!
O que é iBPMS e como ele padroniza processos
O iBPMS, sigla para Intelligent Business Process Management Suite, é uma categoria de software que foi enriquecido com tecnologias de Inteligência Artificial (IA), Business Intelligence (BI), Big Data, Analytics e Hiperautomação.
Ele opera como um hub central, ou seja, um ponto de convergência para mapear, automatizar e monitorar processos e dados, o que permite que a empresa padronize as suas atividades e execute os fluxos de trabalho em um só local.
Integração do iBPMS combinando tecnologias RPA, S-SIGN e ECM
Além de concentrar processos e dados, um iBPMS é capaz de integrar tecnologias e recursos igualmente importantes para a empresa executar suas diferentes operações. O RPA (Robotic Process Automation), S-SIGN e o ECM são apenas alguns exemplos.
O RPA é uma tecnologia que utiliza ferramentas de automação, representadas por robôs digitais para automatizar tarefas repetitivas e manuais. Esses robôs são encarregados de executar essas atividades sem a necessidade de intervenção humana.
O S-SIGN, por sua vez, é uma solução de assinatura digital e eletrônica desenvolvida pela Selbetti, para que as empresas assinem e validem seus documentos de forma segura sem precisar que as partes (que assinarão os documentos) estejam fisicamente presentes.
Já o ECM (Enterprise Content Management) é um conjunto integrado de métodos, ferramentas e estratégias voltadas para gerenciar o ciclo de vida de documentos e informações organizacionais. Ele possibilita a captura, o armazenamento, organização, acesso e distribuição das informações de forma segura e eficiente.
A combinação dessas três tecnologias (RPA, S-SIGN e ECM) é que tornam o iBPMS tão interessante e valioso para os diferentes setores. Isso porque a integração deles permite que cada área personalize sua própria cadeia de trabalho, execute procedimentos específicos, como assinaturas, e mantenha dados e documentos armazenados, sem interferir nas outras áreas.
Soluções sob medida para setores específicos
Diferentemente do BPMS, o iBPMS é uma solução pautada em recursos avançados como RPA, Inteligência Artificial, Business Intelligence, Analytics e tecnologias de Hiperautomação.
Ou seja, ao invés de simplesmente automatizar os processos de forma linear, ele tem o “poder” de adaptar as atividades de acordo com as necessidades dinâmicas e específicas de cada segmento.
Essa capacidade de adaptação permite que a solução se molde aos processos empresariais existentes, não exigindo que a empresa ajuste os seus fluxos à tecnologia, mas sim que a tecnologia se ajuste aos variados processos da empresa.
Por exemplo, o setor financeiro pode padronizar e automatizar as tarefas que pertencem exclusivamente à área de finanças. O departamento de Recursos Humanos pode atuar dessa mesma forma, configurando, padronizando e automatizando atividades condizentes com a área de RH (e assim por diante).
Benefícios do iBPMS em diferentes segmentos
Quando falamos em benefícios do iBPMS, imediatamente associamos as vantagens à automação dos processos, amplitude de visão e agilidade operacional.
Mas, no que diz respeito aos setores, como cada área pode ser impactada positivamente com a solução?
- Setor Financeiro: O iBPMS contribui para a análises avançadas, permitindo que a gestão e a tomada de decisão relacionadas às finanças seja mais efetiva.
- Logística: A solução possibilita que os gestores analisem quais são as rotas e os processos de entrega, em tempo real, o que pode ajudá-los a tomar decisões mais inteligentes para otimizar a cadeia de suprimentos e reduzir custos com transporte.
- Recursos Humanos: No RH, o iBPMS pode padronizar processos e melhorar a comunicação interna, além de permitir a criação, o gerenciamento e automação de fluxos de trabalho.
- Vendas e Marketing: Com o iBPMS, é possível gerenciar processos e atividades do time de marketing, solicitar a criação de materiais, EMM, artigos, pesquisas, entre outros. Para o comercial, ele torna possível o gerenciamento e acompanhamento de pedidos, solicitação de trocas, e muito mais.
- Setor de Manufatura: O iBPMS é capaz de acelerar a fabricação de produtos ao ajustar os processos produtivos com base em dados analíticos de estoque e pedidos.
- Atendimento ao Cliente: A solução permite que o setor acompanhe em tempo real as solicitações dos clientes, fornecendo respostas rápidas que contribuem para um melhor atendimento e experiência do cliente.
LEIA TAMBÉM | Como o iBPMS contribui para análises avançadas?
Desafios comuns na implementação do iBPMS
Assim como qualquer projeto que envolve a implementação de uma nova tecnologia, a instalação do iBPMS possui desafios que precisam ser superados, caso o objetivo da empresa seja se beneficiar verdadeiramente da solução.
Os mais comuns envolvem:
- Resistência – os integrantes das áreas hesitam em usar ou aprender a manusear a ferramenta;
- Integração com sistemas legados – às vezes o parque de TI é formado por softwares muito antigos e ultrapassados;
- Gestão de dados – nem sempre a empresa tem uma boa política de coleta, armazenamento e tratamento de informações;
- Falta de clareza – a empresa pode enfrentar problemas na implementação, caso os seus processos não estejam bem definidos e documentados.
Para todos os gestores que se depararem com esses problemas, o time expert da Selbetti recomenda o seguinte:
- Manter um diálogo aberto com todos os colaboradores para explicar o que envolve a tecnologia e por que ela é uma forte aliada para a escalabilidade da empresa;
- Fazer uma análise aprofundada dos sistemas já existentes para desenvolver um plano de integração claro e escolher uma plataforma que seja compatível e flexível com essas tecnologias;
- Começar implementando políticas no uso de dados para assegurar que as informações fiquem seguras e livres de riscos, sejam eles cibernéticos ou de vazamento;
- Fazer um planejamento estratégico da implementação, que inclua todos os cursos de implantação, treinamento, manutenção e atualização. Além disso, garantir que os recursos humanos e tecnológicos sejam suficientes para suportar a implementação e operação contínua.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o iBPMS? Visite nossa página e conheça mais sobre o Satelitti, solução iBPMS 100% em nuvem desenvolvida pela Selbetti!
Deixe um comentário