

O iBPMS é uma tecnologia que ajuda a empresa a automatizar e padronizar diferentes áreas empresariais!
Desde que ferramentas inteligentes começaram a ser desenvolvidas, vimos crescer o número de empresas adquirindo essas soluções para melhorar a eficiência operacional e otimizar processos internos.
Uma das tecnologias que mais têm ganhado notoriedade nesse meio é o iBPMS, evolução do tradicional BPMS (Business Process Management Software).
Hoje vamos entender por que o iBPMS se tornou o carro-chefe no quesito tecnologia inteligente para padronização de processos, e como ele pode entregar recursos sob medida para os diferentes setores empresariais.
Acompanhe!
O iBPMS, sigla para Intelligent Business Process Management Suite, é uma categoria de software que foi enriquecido com tecnologias de Inteligência Artificial (IA), Business Intelligence (BI), Big Data, Analytics e Hiperautomação.
Ele opera como um hub central, ou seja, um ponto de convergência para mapear, automatizar e monitorar processos e dados, o que permite que a empresa padronize as suas atividades e execute os fluxos de trabalho em um só local.
Além de concentrar processos e dados, um iBPMS é capaz de integrar tecnologias e recursos igualmente importantes para a empresa executar suas diferentes operações. O RPA (Robotic Process Automation) e S-SIGN são apenas alguns exemplos.
O RPA é uma tecnologia que utiliza ferramentas de automação, representadas por robôs digitais para automatizar tarefas repetitivas e manuais. Esses robôs são encarregados de executar essas atividades sem a necessidade de intervenção humana.
O S-SIGN, por sua vez, é uma solução de assinatura digital e eletrônica desenvolvida pela Selbetti, para que as empresas assinem e validem seus documentos de forma segura sem precisar que as partes (que assinarão os documentos) estejam fisicamente presentes.
A combinação dessas tecnologias é que tornam o iBPMS tão interessante e valioso para os diferentes setores. Isso porque a integração deles permite que cada área personalize sua própria cadeia de trabalho, execute procedimentos específicos, como assinaturas, e mantenha dados e documentos armazenados, sem interferir nas outras áreas.
Diferentemente do BPMS, o iBPMS é uma solução pautada em recursos avançados como RPA, Inteligência Artificial, Business Intelligence, Analytics e tecnologias de Hiperautomação.
Ou seja, ao invés de simplesmente automatizar os processos de forma linear, ele tem o “poder” de adaptar as atividades de acordo com as necessidades dinâmicas e específicas de cada segmento.
Essa capacidade de adaptação permite que a solução se molde aos processos empresariais existentes, não exigindo que a empresa ajuste os seus fluxos à tecnologia, mas sim que a tecnologia se ajuste aos variados processos da empresa.
Por exemplo, o setor financeiro pode padronizar e automatizar as tarefas que pertencem exclusivamente à área de finanças. O departamento de Recursos Humanos pode atuar dessa mesma forma, configurando, padronizando e automatizando atividades condizentes com a área de RH (e assim por diante).
Quando falamos em benefícios do iBPMS, imediatamente associamos as vantagens à automação dos processos, amplitude de visão e agilidade operacional.
Mas, no que diz respeito aos setores, como cada área pode ser impactada positivamente com a solução?
LEIA TAMBÉM | Como o iBPMS contribui para análises avançadas?
Assim como qualquer projeto que envolve a implementação de uma nova tecnologia, a instalação do iBPMS possui desafios que precisam ser superados, caso o objetivo da empresa seja se beneficiar verdadeiramente da solução.
Os mais comuns envolvem:
Para todos os gestores que se depararem com esses problemas, o time expert da Selbetti recomenda o seguinte:
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o iBPMS? Visite nossa página e conheça mais sobre o Satelitti, solução iBPMS 100% em nuvem desenvolvida pela Selbetti!
Deixe um comentário