

Impressora por transferência térmica ou impressão térmica: qual a melhor opção para o meu negócio? A Selbetti responde a essa e a outras perguntas!
Entregar embalagens personalizadas é um diferencial importantíssimo para empresas que atuam no varejo, na indústria e em muitos outros setores.
Muitas enfrentam desafios como: códigos de barras ilegíveis, etiquetas que descolam facilmente, baixa qualidade de impressão, uso de impressoras desatualizadas e dificuldades com assistência técnica.
A Selbetti, que oferece suporte em todo o território nacional com mão de obra própria, está preparada para resolver esses problemas e otimizar a eficiência do seu negócio. Além disso, é importante destacar que a Selbetti fornece mais de 200 milhões de etiquetas para grandes clientes, como o Mercado Livre.
Atualmente, sua empresa utiliza qual tipo de impressão?
Hoje vamos entender mais sobre a impressão por transferência térmica, como ela funciona, quais seus benefícios, e qual é a melhor opção para o negócio, se uma máquina de impressão de etiquetas térmicas ou por transferência. Acompanhe!
A impressão por transferência térmica é um método de impressão que transfere tinta de uma fita (ribbon) para o material de impressão utilizando calor.
Esse processo cria imagens e textos de alta qualidade e durabilidade, sendo o mais indicado para empresas que precisam de etiquetas duráveis para seus produtos, como produtos eletrônicos e produtos químicos, e necessitam imprimir uma grande quantidade de códigos.
A impressão por transferência funciona da seguinte maneira:
Primeiro, preparamos o ribbon, que é uma fita revestida com tinta, e o substrato (material de impressão), que pode ser papel, poliéster, ou outro material compatível. O ribbon e o substrato são colocados na impressora de transferência térmica, ficando prontos para o processo de impressão.
A cabeça de impressão aquece de forma seletiva, de acordo com o design desejado pela nossa empresa. Por exemplo, se quisermos imprimir um código de barras, a cabeça de impressão aquecerá apenas as áreas correspondentes às barras do código.
A temperatura e o tempo de aquecimento são controlados para garantir que a tinta seja transferida de maneira uniforme.
Quando a cabeça de impressão é aquecida, ela entra em contato com o ribbon, fazendo com que a tinta derreta e se transfira para o substrato. Esse procedimento é realizado em alta velocidade, o que permite que a impressão de etiquetas, códigos de barras e outros materiais impressos ocorra de forma rápida.
Após a transferência da tinta, o substrato esfria rapidamente, fixando a tinta de forma permanente. É esse “endurecimento da tinta” que garante resistência à nossa impressão e impede que ela seja afetada por desgastes, produtos químicos ou condições ambientais adversas.
Quando falamos em impressão por transferência térmica, precisamos entender que seu grande diferencial está na durabilidade das impressões. A empresa é capaz de produzir etiquetas e rótulos que resistem a condições adversas, sem que percam a legibilidade ao longo do tempo.
Os benefícios, entretanto, não se concentram apenas na durabilidade. A impressão por transferência também proporciona:
LEIA TAMBÉM | O papel do outsourcing de impressão na redução de custos
A impressão térmica é um método um pouco diferente da impressão por transferência. Ela funciona aquecendo diretamente o papel térmico, enquanto a impressão por transferência térmica usa uma fita especial que transfere a tinta para o material de impressão com o calor.
Ambas alternativas possuem vantagens interessantes, por isso é natural que você e outras pessoas se questionem: “Como escolher a melhor máquina de impressão de etiquetas para o meu negócio?”
Para responder a essa pergunta, precisamos analisar alguns pontos:
Se a aplicação exige que as etiquetas durem por longos períodos e resistam a condições adversas, a impressão por transferência térmica é a sua melhor escolha.
Também é importante considerar os materiais de impressão que serão utilizados pela sua empresa. Se você estiver usando materiais sintéticos ou plásticos, por exemplo, a impressão por transferência térmica pode ser a alternativa mais interessante.
Se a sua empresa lidar com altos volumes de impressão, a transferência térmica é a opção mais econômica, mesmo que essa economia venha no médio e longo prazos.
Se você preza pela qualidade e a legibilidade dos detalhes, a impressão por transferência térmica é a alternativa ideal para o seu negócio, pois ela oferece impressões mais nítidas e duráveis.
A Selbetti é a maior provedora de tecnologia do Brasil e possui no seu portfólio uma série de soluções tecnológicas voltadas para a otimização de negócios.
Inclusive, trabalha com o aluguel de impressoras técnicas e outsourcing de impressão, para que as empresas não tenham mais que se preocupar em fazer um investimento inicial alto em máquinas, ou produzir suas etiquetas e rótulos com qualidade.
Com a fábrica de impressão da Selbetti, por exemplo, a sua empresa pode ter acesso a etiquetas para todos os tipos de aplicações, linha de produção completa, frete monitorado, suporte local e remoto e análise técnica do projeto de impressão.
E com o aluguel de impressoras, ter acesso a uma variedade de equipamentos e máquinas de impressão, que vão desde impressoras térmicas até impressoras de transferência térmica.
Invista em soluções capazes de melhorar a performance do seu negócio e a experiência do seu cliente. Saiba mais em Selbetti Tecnologia S.A
Deixe um comentário