Impressora 3D na medicina: saiba os impactos e aplicações
A indústria médica é conhecida por ser a mais avançada na forma como novos tratamentos e métodos foram desenvolvidos. E uma prova disso é o uso de impressora 3D na medicina, revolucionando tratamentos e dando maior qualidade de vida às pessoas.
A impressão 3D é usada para o desenvolvimento de novos guias cirúrgicos de corte e broca, próteses, bem como a criação de réplicas de vasos sanguíneos específicos do paciente.
E não é só na saúde que a impressão 3D se destaca. De acordo com uma pesquisa da consultoria Markets and Markets, até 2025 o mercado global das impressoras 3D deve atingir um valor de US$ 42,9 bilhões, com crescimento médio de 23,3%.
Ou seja, é um mercado em franca expansão, com a tecnologia sendo usada também na indústria, na educação e para o desenvolvimento de novas tecnologias. E, para explicar sobre os impactos e aplicações da impressora 3D na medicina, preparamos o artigo abaixo. Siga a leitura e confira!
Os impactos da impressora 3D na medicina
Os avanços na impressão 3D estão chamando a atenção no campo da saúde devido ao seu potencial para melhorar o tratamento de certas condições médicas.
Os profissionais da saúde podem usar a impressão 3D para criar objetos que correspondam especificamente à anatomia de um paciente. Um médico, por exemplo, pode criar uma réplica exata da coluna de um paciente para ajudar a planejar uma cirurgia. A impressão 3D permitiu ainda a produção de próteses personalizadas.
Ao mesmo tempo, seu potencial para mudar a fabricação de produtos médicos – particularmente dispositivos de alto risco, como implantes – tem contribuído para melhorar tratamentos.
Leia também::: Gestão hospitalar: Ideias para redução de custos em hospitais
3 aplicações da impressora 3D na área da saúde
Embora o foco na área da saúde tenha sido em implantes de impressão 3D e dispositivos médicos usados por pacientes, uma das maiores áreas de aplicação é a fabricação de réplicas anatômicas.
Atualmente, os médicos estão utilizando modelos produzidos por impressão 3D a partir de dados de digitalização de pacientes para aprimorar o diagnóstico de doenças, esclarecer decisões de tratamento e planejar intervenções cirúrgicas escolhidas antes dos tratamentos reais.
Entre suas principais aplicações, podemos citar:
1. Réplicas anatômicas
A impressão 3D na medicina permite que os médicos entendam a anatomia do paciente que é difícil de visualizar, especialmente ao usar técnicas minimamente invasivas.
As impressoras 3D são usadas para fazer modelos específicos do paciente, permitindo que os médicos possam planejar e treinar algum procedimento cirúrgico previamente.
Os cirurgiões agora podem obter uma compreensão ainda melhor de como um procedimento precisa ser realizado até o toque e a sensação das partes distintas da anatomia de um paciente.
Além disso, os modelos também auxiliam no dimensionamento preciso de dispositivos médicos. Os médicos podem ainda utilizar os modelos para explicar um próximo procedimento médico aos pacientes e suas famílias e comunicar as etapas cirúrgicas a seus colegas.
2. Ferramentas cirúrgicas
Nas cirurgias, os médicos usam ferramentas que, convencionalmente, são feitas de titânio ou alumínio. Com a impressão 3D na medicina, os médicos podem criar ferramentas que seguem com precisão a anatomia exclusiva de um paciente.
Ferramentas impressas em 3D são utilizadas para tornar a colocação de tratamentos restauradores (parafusos, placas e implantes) mais precisa, resultando em melhores resultados pós-operatórios.
3. Próteses
Como as próteses para substituir membros amputados são muito específicas para anatomia de cada paciente, cada uma deve ser feita sob medida ou adequada às necessidades do usuário.
A impressão 3D está sendo utilizada regularmente para produzir componentes de próteses específicas do paciente.
Leia também:::: Transformação digital na área da saúde: impactos e tendências
Faça a locação da impressora 3D com a Selbetti
Como viu, a impressora 3D na medicina vem revolucionando tratamentos e permitindo que a saúde das pessoas possa ter uma recuperação mais rápida.
E a Selbetti é especialista em Outsourcing de Impressão, incluindo impressoras 3D que podem contribuir para a área da saúde, como elencado acima. Para isso, contamos com equipamentos de última geração e damos todo o suporte técnico necessário.
Com isso, cada vez mais hospitais e outros centros médicos podem ter acesso a essa tecnologia inovadora e que tanto tem contribuído para o desenvolvimento de novas técnicas curativas.
Esperamos que tenham gostado do artigo sobre impressoras 3D na medicina e, para saber como contar com este equipamento em seu ambiente de saúde, confira nossa página completa de Outsourcing de impressão e converse com nossos consultores.
Deixe um comentário