MPS e locação de impressoras: Benefícios para a eficiência operacional

MPS e locação de impressoras: Benefícios para a eficiência operacional

O MPS é um serviço terceirizado de impressão que pode ajudar sua empresa a melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e aumentar a produtividade. Entenda!

Muitas empresas querem ganhar escala, aumentar sua eficiência operacional e reduzir custos, mas quais são as medidas e estratégias que elas aplicam e realmente as ajudam a alcançar essas metas?

Existem muitas alternativas que poderíamos listar aqui, como usar uma plataforma iBPMS, implementar Automação Robótica de Processos e planejar uma atuação estratégica em cloud computing.

No entanto, existe uma outra medida importante que nós, da Selbetti, sempre indicamos aos nossos clientes e parceiros: o MPS, Managed Print Services. Já ouviu falar?

Hoje vamos explicar como ele funciona, quais os benefícios da impressão terceirizada e como você pode ter acesso a essa modalidade de serviço com a Selbetti. 

Acompanhe!

O que é MPS 

MPS, ou Managed Print Services, é um serviço que consiste basicamente em terceirizar todo o gerenciamento de impressões da empresa.

Mas o que isso quer dizer na prática? 

Significa que a sua empresa não precisa mais se preocupar com ações que envolvem pesquisa, seleção e substituição de equipamentos, monitoramento de impressoras, compra de materiais para impressão ou manutenção dessas máquinas.

Quem cuida disso tudo é a parceira de impressão terceirizada, que assume essas responsabilidades, e ainda oferece suporte técnico para garantir que todo o parque de impressão funcione bem 100% do tempo, e que problemas relacionados às impressoras sejam resolvidos rapidamente.

Como o MPS funciona

O Managed Print Services é simples e funciona para qualquer modelo de negócio que queira otimizar o parque de TI e melhorar seus processos de impressão.

Depois que você entra em contato com uma empresa parceira, como a Selbetti, por exemplo, o time técnico faz uma visita ao seu escritório/estabelecimento para avaliar como está o ambiente de impressão atual e ver onde é possível melhorar. 

Com base nisso, criamos um plano de ação para tornar tudo mais eficiente.

A análise cobre aspectos como:

  • Quais equipamentos você está usando agora;
  • Quanto você imprime por mês;
  • As necessidades de impressão de cada setor;
  • Onde dá para melhorar a eficiência do parque
  • Quais são as oportunidades de reduzir desperdícios.

Já o plano vai apontar:

  • Quais equipamentos precisam de atualização ou troca;
  • Quais políticas de impressão os colaboradores devem seguir;
  • Como será feito o monitoramento remoto e a manutenção dos aparelhos;
  • E quais estratégias adotar para garantir sustentabilidade e cortar custos.

Assim que você ou um outro responsável pela área der o “ok”, o MPS começa a ser implementado.

LEIA TAMBÉM | Como funciona o aluguel de impressoras

Benefícios da locação de impressoras para empresas

Quando falamos em locação de impressoras, muitas pessoas podem perguntar: 

“Será que o MPS vale mesmo a pena?”

Gostamos de responder a essa pergunta, citando os benefícios abaixo:

1- Redução de custos com gestão de parque de impressão

Gerenciar um parque de impressão envolve várias tarefas diferentes, como comprar os equipamentos, fazer a manutenção e cuidar dos insumos, como papel e toner.

Essas tarefas exigem investimento inicial, mas não só isso. Eles geram custos contínuos com atualizações e reparos, o que faz com que a empresa precise gastar com frequência para manter tudo funcionando.

Com o MPS, conseguimos reduzir esses custos significativamente, já que a empresa parceira assume a gestão completa. Desde a manutenção preventiva até o fornecimento de insumos, tudo é feito pela provedora do serviço.

2- Melhor produtividade no ambiente de trabalho

Pense no tempo que os seus colaboradores perdem ao ter que resolver problemas de impressão ou ao ter que selecionar e entrar em contato com fornecedores para repor cartuchos, papel e outros insumos.

Em uma pequena empresa isso pode não ser muito significativo, mas em organizações maiores (que demandam grandes volumes de impressão) esse tempo perdido pode ser considerável e, inclusive, poderia ser dedicado a tarefas mais urgentes.

Com o MPS, podemos dizer que esse problema desaparece. O time interno não fica mais responsável por gerenciar o parque de impressões. Ele literalmente pode direcionar seus esforços e tempo para produzir mais e melhor. 

3- Manutenção e suporte contínuos

Imagina quão frustrante é você ter que entregar um projeto importante e cumprir prazos, e lidar com problemas técnicos ou falhas inesperadas das impressoras. Quantos clientes podem ser impactados por isso? Quais serviços precisam ser interrompidos? Quanto a empresa vai perder ou desembolsar para corrigir esses problemas? 

São muitos riscos!

A impressão terceirizada resolve essas questões porque a manutenção e o monitoramento são feitos por profissionais experts. E sempre que surgir um problema, você pode entrar em contato com o suporte da empresa parceira de MPS para uma solução rápida.

4- Sustentabilidade 

Hoje, as empresas estão dando cada vez mais valor às práticas sustentáveis, e não só porque elas ajudam o meio ambiente. Os consumidores também passaram a preferir as marcas que adotaram iniciativas mais conscientes desde a pandemia de covid-19. 

Ou seja, ser sustentável é uma estratégia importante para qualquer empresa aumentar a sua reputação e preferência.

De que forma o MPS ajuda nesse quesito? A impressão terceirizada torna a empresa mais sustentável, pois é possível reduzir desperdícios, o uso de papel, energia e outros recursos valiosos.

Como posso ter acesso ao MPS?

A Selbetti é a maior provedora de soluções em tecnologia do Brasil e trabalha há mais de 20 anos com MPS e locação de impressoras

Para reduzir seus custos, aumentar a eficiência do seu parque de impressão e ganhar escala, entre agora em contato com a Selbetti e saiba mais!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *