A precificação inteligente é uma abordagem que não pode ficar de fora para quem atua no varejo. Por meio dessa estratégia, é possível sempre ter preços competitivos no mercado, e ainda manter uma margem de lucro.
A maioria dos empreendedores pensa nas estratégias de preços adequadas em um mercado competitivo para que possam obter um lucro melhor. A estratégia de precificação inteligente é uma maneira eficaz de alterar os preços para cima ou para baixo com base nas demandas dos produtos.
Ou seja, os preços variam em vários fatores, como preços oferecidos pelos concorrentes, custo de produção, custo de distribuição, demografia dos potenciais compradores.
Analisando todos estes fatores, é possível determinar o preço mais atrativo para os clientes e aplicá-lo aos seus produtos. E com a solução da Pricefy, a impressão das etiquetas com os novos valores pode ser prática e rápida.
Quer saber mais? Então confira o artigo que preparamos abaixo!
O que é precificação inteligente?
A precificação inteligente é uma metodologia de precificação na qual uma loja define seus preços dependendo da situação real do mercado e de acordo com vários parâmetros ou condições estabelecidas pela concorrência.
Ou seja, é uma metodologia onde os preços são baseados na concorrência e no mercado, e geralmente é utilizada em verticais muito competitivas, onde o número de rivais é bastante grande, e a competitividade entre eles é baseada basicamente no preço dos produtos.
Um concorrente pode aplicar uma alteração em seus preços e, com isso, todas as outras lojas também alteram seus preços para ficarem mais próximas do preço mais competitivo.
Mas vale deixar claro que todo o processo é feito por meio de pesquisas e os novos valores são estabelecidos pelos responsáveis. Isso requer análise de mercado e estar atento a cada passo da concorrência.
Qual a importância da precificação inteligente?
Sempre que você está comprando, qual é a primeira coisa que você olha quando encontra o produto? É o nome do vendedor? As avaliações do produto? As datas de entrega?
Ao fazer compras, você nunca olha para esses fatores de primeira. Você sempre verifica o preço primeiro. Se o preço se encaixar bem no seu orçamento, então analisa os outros fatores antes de comprar.
Da mesma forma, cerca de 70% dos compradores concordaram que o primeiro e importante fator para eles ao fazer compras foi a estratégia de preços competitivos. É uma decisão subconsciente comparar os preços e depois comprar um produto com o menor preço e as melhores avaliações.
Esse número por si só é suficiente para ajudá-lo a perceber a importância das estratégias de precificação inteligente de produtos. É também por isso que muitas empresas confiam na inteligência de preços para obter melhores lucros e aumentar a venda de produtos.
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Benefícios da inteligência de preços para varejo
Os benefícios da precificação inteligente são muitos. Alguns dos principais benefícios são mencionados em detalhes abaixo:
Ajuda o vendedor a aumentar as vendas
Depois de monitorar os preços de seus concorrentes, você tem uma ideia de como os concorrentes estão precificando seus produtos e pode usar estratégias melhores para precificar os seus.
Seria melhor se você sempre cotasse o preço do seu produto de tal forma que pareça mais atraente para o cliente em comparação com outros preços.
Por exemplo, quando o cliente olha para o seu preço, ele deve sentir que o seu produto é melhor que os demais, pois o preço está dentro das demandas do mercado.
É uma resposta adequada aos preços competitivos e também ajuda a economizar alguns reais para o cliente. Se o seu preço conseguir atender a esses requisitos, você verá um aumento em suas vendas.
O cliente está sempre satisfeito
Se lhe perguntarem qual foi o momento em que você ficou mais satisfeito com as compras, a resposta será aquela em que você pagou menos e recebeu mais.
Seus preços devem sempre deixar o cliente feliz e eles devem ter uma ideia de que precisam gastar menos. Nesse caso, suas chances de vender vários produtos para o mesmo cliente aumentam consideravelmente.
Você vai se livrar do estoque antigo
Não importa o que você está vendendo, cada produto tem uma tendência e uma data de validade. Uma vez que a tendência passou, os clientes não vão preferir comprar os produtos.
Por exemplo, houve um tempo em que os jeans de cintura baixa estavam no topo da indústria da moda. Hoje em dia, você verá apenas um punhado de pessoas vestindo roupas de cintura baixa.
O mesmo acontece com os produtos perecíveis. Se os produtos não forem vendidos, eles vão estragar, trazendo seu grande prejuízo. Durante esses tempos, a precificação inteligente para varejistas é útil.
Ajuda a aumentar sua marca e faz o marketing
Quando você coloca o preço certo, e se seus produtos também duram muito, o boca a boca ajuda a vender todos os seus produtos.
Hoje em dia, com a ajuda das redes sociais, as pessoas podem compartilhar o que quiserem. Se eles acharem seus produtos úteis a preços acessíveis, eles compartilharão isso com seus amigos e familiares.
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Conheça a melhor ferramenta para gestão da comunicação de preço no PDV!
Mas você deve estar pensando que ter uma estratégia de precificação inteligente deve dar muito trabalho, não é mesmo? Nós te dizemos que não!
Com a precificação inteligente no PDV da Pricefy By Selbetti todo o processo pode ser bastante prático, simples e econômico, com uma excelente alternativa para aliar rapidez e eficiência na criação das etiquetas de preços.
Ou seja, tão logo o novo preço seja devido pela equipe responsável, basta lançar os novos dados no sistema e com a solução Pricefy etiquetas atualizadas são impressas.
Mas as vantagens não se resumem apenas à etiquetagem. Com esse dispositivo é possível monitorar os processos e ter acesso a relatórios gerenciais que são importantíssimos para tomar decisões mais assertivas!
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