Transformação digital no varejo: o que é e por onde começar?
Você já ouviu falar em transformação digital no varejo? Com os avanços tecnológicos e as mudanças no comportamento do consumidor, surgiu a necessidade de reavaliar os processos das empresas. E com o setor varejista não foi diferente.
Hoje, é fundamental pensar na digitalização das operações, melhorias na infraestrutura e na própria experiência do cliente para não perder espaço no mercado. Nesse sentido, a melhor forma de manter-se em evidência é apostar em soluções tecnológicas para o varejo.
Neste artigo, listamos os principais pontos que você precisa saber sobre transformação digital no varejo + algumas dicas para começar com tudo. Boa leitura!
O que é transformação digital no varejo e qual sua importância?
A transformação digital no varejo é uma mudança de mentalidade nas empresas do setor, que passaram a utilizar a tecnologia para continuarem competitivas. Isso significa que, além de implementar ferramentas tecnológicas, os varejistas fazem alterações importantes em suas estratégias, otimizando modelos de negócio, processos organizacionais e o próprio atendimento ao cliente.
Trazer a transformação digital para o varejo é cada vez mais importante, sobretudo quando lembramos que o comportamento do consumidor mudou. Hoje, ele está ainda mais exigente: sabe de forma clara o que quer, pesquisa sobre produtos e serviços na internet e se posiciona quando não tem uma boa experiência com alguma marca.
Nesse sentido, a tecnologia é a melhor aliada para alavancar o setor, já que possibilita facilitar tanto a rotina do consumidor quanto das empresas.
Exemplos de transformação digital no setor varejista
Hoje, temos diversas possibilidades de alavancar a transformação digital no setor, desde o investimento em estruturas de marketplace e e-commerce, até a utilização da inteligência artificial, bots e aplicativos.
De acordo com um estudo realizado pela Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo (SBVC), entre as soluções digitais mais adotadas no varejo estão:
- omnichannel (35%);
- e-commerce (18%);
- meios de pagamento (94%);
- análise de dados no ambiente online (77%);
- uso de QR Codes (71%);
A implementação das vendas online é uma das tendências do varejo que mais crescem. Ainda de acordo com a pesquisa, entre 2010 e 2015, o percentual de empresas que trabalhavam com o comércio eletrônico era de apenas 26%. De 2015 a 2020, houve um salto para 53%. Atualmente, 90% das empresas analisadas disseram atuar com o e-commerce.
Vale lembrar que a pandemia acabou acelerando a transformação digital nas empresas, que viram na tecnologia uma forma de enfrentar os desafios. Assim, cerca de 71% das empresas brasileiras investiram em tecnologia, enquanto 67% aumentaram seus orçamentos de forma significativa ou moderada nesse período.
Vantagens da transformação digital no varejo
Não é novidade o quanto a transformação digital pode ajudar a acelerar os resultados de uma empresa. Mas você sabe quais são os benefícios específicos que levam a esse ganho financeiro? Entre algumas vantagens de apostar na transformação digital temos:
- redução de custos;
- aumento da produtividade;
- crescimento das vendas;
- melhor customer experience (experiência do cliente);
- maior engajamento do consumidor;
- otimização de processos.
É importante ressaltar, ainda, que para obter sucesso na digitalização do negócio é fundamental que gestores e diretores estejam envolvidos. Assim, é possível garantir o máximo de alinhamento entre tecnologia e estratégia.
Leia também: O que é omnichannel no varejo e qual sua importância?
Como fazer a transformação digital no setor varejista?
Se você chegou até aqui, com certeza quer saber como iniciar a transformação digital no varejo. Mas é importante lembrar desde o início que esse processo deve ser feito com muito cuidado, respeitando a capacidade de aprendizado e adaptação da empresa.
Isso porque a digitalização envolve não apenas a implementação de tecnologias como também o treinamento dos colaboradores.
Logo, para ter uma jornada de transformação digital assertiva, é crucial:
- ter uma visão clara do seu modelo de negócio atual;
- mapear pontos que podem ser otimizados;
- fazer testes para garantir que tudo fique perfeito;
Acompanhe a seguir algumas dicas de como fazer a transformação digital no varejo:
1- Mapeie tecnologias que possam ajudar seu negócio
Afinal, quais tecnologias implementar no seu varejo? Para descobrir a resposta para essa questão, é fundamental realizar um mapeamento para entender quais são as ferramentas mais relevantes para a sua operação hoje e em um futuro próximo.
Monitorar as ações implementadas pelas gigantes do setor é uma dica de ouro, mas sempre identificando quais são aplicáveis ao seu modelo de negócio.
Leia também: Conheça as melhores tecnologias para varejo da Selbetti.
2- Aposte na integração entre loja física e loja virtual
A estratégia omnichannel é uma das tendências mais interessantes da nova era do varejo. Ela consiste na convergência e disponibilização de diversos canais para que o público possa interagir, solicitar atendimento e fazer suas compras.
O diferencial é que, independente do canal, ele terá uma experiência padronizada, isto é, não sentirá diferença se o meio escolhido é online ou offline.
Entre alguns exemplos de omnichannel no varejo podemos citar:
- Click & collect – usuário compra o produto pelo site e retira na loja, sem precisar pagar frete;
- Acesso a cupons de desconto exclusivos para quem tem o aplicativo baixado no celular;
- Utilização do aplicativo para pesquisar existência de determinados produtos na loja física;
- Disponibilização de canais alternativos para o cliente esclarecer dúvidas;
Vale, portanto, aproveitar a estrutura que você já tem e iniciar a transformação digital pelo omnichannel.
3- Estabeleça uma cultura voltada para o digital e treine seus colaboradores
Como já mencionamos neste artigo, além de implementar ferramentas tecnológicas é essencial estabelecer uma cultura voltada para a inovação, ou seja, os colaboradores e processos devem estar alinhados a esse novo propósito.
Para isso, será necessário pensar em treinamentos corporativos, mapeamento de processos, análise da presença da empresa nos meios digitais, integração de softwares e tecnologias, além da otimização da customer experience.
4- Foque em personalização e interatividade
Outro ponto crucial é personalizar a comunicação e experiência do consumidor para guiar a jornada de compra e fidelizá-lo. Hoje, existem muitas soluções digitais que possibilitam descobrir quais são as preferências e necessidades do público, desde um CRM até recursos dentro das próprias redes sociais.
Além disso, vale aplicar a interatividade direto no ponto de venda. Isso permite impressionar o cliente, que poderá interagir com o conteúdo apresentado e tomar a decisão de forma mais rápida.
Utilizar as tecnologias certas é fundamental!
Sem dúvidas a transformação digital no varejo é um processo complexo, mas também é o primeiro passo para melhorar seus resultados e alcançar novos patamares no mercado.
Esperamos que esse artigo tenha sido esclarecedor e te ajude a adotar práticas bem sucedidas para digitalizar seu negócio. Um bom começo é adotar as tecnologias certas, como a Pricefy by Selbetti.
Por que a plataforma Pricefy by Selbetti é a melhor do mercado?
Desenvolvida exclusivamente para o varejo, a plataforma está presente em mais de 4 mil lojas físicas do Brasil, atendendo gigantes do varejo.
O foco da Pricefy é simplificar a rotina do varejo físico com funcionalidades importantes para sustentar as operações no ponto de venda. Entre alguns recursos que podem ser encontrados na plataforma estão:
- Cartazeamento automático: possibilita produzir cartazes de forma automática, padronizada e em escala;
- Precificação inteligente: permite a criação de etiquetas de preços de forma automática, com visual moderno e atrativo para imprimir e aplicar na gôndola;
- Auditoria de preços: a tecnologia de realidade aumentada faz a validação em 3 segundos entre produto e gôndola. Em caso de divergência, imprime, automaticamente, novas etiquetas;
- Gestão de produtos e famílias (P.I.M): padroniza o cadastro de produtos e famílias de produtos com definição de categorias, fichas técnicas, dados adicionais, entre outros;
- Gestão Ágil de campanhas: aplica o Modelo Kanban de gerenciamento ágil para garantir campanhas de oferta mais fluídas, com resultados e relatórios visíveis para todas as equipes envolvidas;
- Criador de tablóides e folhetos: reduz erros no processo de diagramação para mídias impressas, com integração ao banco de imagens, descrições qualificadas dos produtos e informações das promoções aplicadas às dinâmicas comerciais;
- Marketing Digital para loja: cria campanhas segmentadas para atrair mais clientes e potencializar as vendas;
- Impressão direta sem atrito: integra impressoras para gerar cartazes e etiquetas a partir do formato A4, com acompanhamento de todas as etapas do processo.
Para saber mais como a Pricefy by Selbetti vai alavancar a transformação digital do seu negócio, entre em contato e fale com nossos consultores!
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