A captura de dados é uma etapa dentro da gestão de dados corporativos que consiste em coletar e registrar informações diretamente dos pontos onde elas são geradas.
No varejo, esse processo envolve a identificação de produtos, leitura de códigos, etiquetas e registro de dados provenientes de atividades, como:
- Movimentação de itens;
- Controle de estoque;
- Rastreabilidade e operações de campo.
Quando os dados são coletados corretamente desde o início, a empresa ganha insumos de data analytics para interpretar cenários e agir em prol do seu próprio negócio.
Por outro lado, falhas na captura, registros manuais incorretos, perda de informações ou inconsistências, comprometem as análises. Distorcendo, dessa forma, indicadores e prejudicando iniciativas voltadas para melhorar a experiência no varejo.
No conteúdo de hoje vamos entender como a captura de dados se conecta à jornada do consumidor e por que a automação é tão importante para melhorar a qualidade do processo de coleta.
Por que a captura de dados é decisiva para a jornada do cliente?
Quando desenhamos estratégias voltadas para a experiência do cliente, precisamos compreender sua jornada em totalidade, analisando como cada interação aconteceu ao longo do tempo e em que pontos de contato.
Cada cliente percorre uma trajetória composta por comportamentos específicos, contextos operacionais diferentes e interações distintas com produtos, serviços e processos. E para entender essa realidade é necessário que a empresa tenha acesso a dados confiáveis e registrados desde a origem.
Se durante o processo de captura, as informações forem perdidas, duplicadas, desatualizadas ou registradas de forma errônea, esse conhecimento deixa de refletir a realidade. E, como consequência, a capacidade analítica da empresa diminui e as decisões passam a ser tomadas com base em dados incoerentes.
Como a automação melhora o processo de captura de dados
Com a evolução do uso de dados nas empresas, os processos deixaram de ser exclusivamente digitais e passaram a envolver operações físicas, fluxos logísticos e ambientes industriais.
Por causa dessa complexidade, processos como os da captura de dados em tempo real para análise de mercado precisam acontecer rapidamente e de forma integrada para que as informações reflitam a realidade da operação.
Esse nível de agilidade só é possível de ser alcançado através da automação que, a partir de ferramentas de monitoramento de dados, define quais informações devem ser registradas e em quais locais.
Quais tecnologias melhoram a qualidade da captura de dados?
Existem atualmente muitas ferramentas que contribuem para a automação da coleta de dados, mas existem três que se destacam:
Tecnologia RFID (Identificação por Radiofrequência)
Tecnologia RFID (Identificação por Radiofrequência) O RFID representa uma evolução significativa na captura de dados. Diferente do código de barras tradicional, que exige leitura visual item a item, as etiquetas RFID emitem sinais de rádio que permitem a identificação de múltiplos produtos simultaneamente e à distância.
Com o RFID, a empresa automatiza a contagem de estoque e o rastreamento de ativos com uma velocidade muito superior.
O ganho imediato é a acuracidade do inventário: com dados precisos sobre o que está na prateleira em tempo real, a loja evita rupturas e garante que o cliente sempre encontre o que procura.
Tecnologias de identificação automática e captura de dados
Coletores de dados, leitores de código de barras e soluções de identificação permitem que informações sejam registradas diretamente no ponto de operação, como no recebimento de mercadorias, movimentação de estoque e rastreabilidade de ativos.
Isso reduz a dependência de registros manuais, além de aumentar a velocidade da coleta e diminuir a incidência de erros humanos.
Sistemas de governança e qualidade de dados
Atuam no controle, na validação e no monitoramento das informações coletadas, certificando que os dados estejam em conformidade com padrões internos e regulamentações.
O grande benefício de usar a tecnologia? Confiabilidade analítica! Dados governados possibilitam decisões mais seguras, rastreáveis e alinhadas às políticas da empresa.
Você também pode gostar | 7 dicas para escolher o coletor de dados ideal
Vale a pena investir em soluções de captura de dados?
A captura de dados não é, por si só, um processo que não pode ser realizado manualmente. Se quiser, a empresa pode manter sua operação atual e realizar registros manuais.
No entanto, considerando o papel estratégico que os dados exercem sobre as análises e decisões ligadas à experiência do cliente, depender exclusivamente disso é um risco muito alto.
Assim, podemos dizer que investir em soluções de coleta de informações digitais vale, sim, muito a pena. E não apenas porque facilita o trabalho dos times operacionais e de tecnologia, mas porque garante que as informações serão registradas de acordo ao longo de toda a cadeia de dados.
Label Solutions: a solução Selbetti especializada em captura de dados na origem
A Selbetti Label Solutions,oferece soluções em Identificação e Coleta de dados e possui tecnologias para identificação automática, impressão e coleta de informações digitais no ponto de operação.
Sua proposta é garantir a coleta e integração de dados empresariais desde a origem, para que os gestores possam manter processos e decisões inteligentes com base em informações confiáveis.
Se você quer melhorar o processo de captura e adquirir inteligência de negócio para melhorar sua gestão e decisões sobre a experiência do cliente, acesse Label Solutions.
Principais dúvidas relacionadas a captura de dados
Quais erros mais comuns acontecem na captura de dados e como evitá-los?
Os erros mais comuns estão relacionados à dependência de registros manuais, à ausência de padronização e à falta de integração entre sistemas. Esses problemas podem ser evitados com a automação da captura no ponto de origem.
Como garantir a conformidade da captura de dados com a LGPD e outras regulamentações?
A conformidade começa pelo controle do que é coletado para análise e segue para o caminho da rastreabilidade, controle de acesso e políticas claras de retenção e descarte de informações.
A captura de dados pode ser aplicada em todos os setores ou existem restrições?
A captura de dados pode ser aplicada em praticamente todos os setores, desde indústria e logística até varejo, saúde e serviços. O que muda é o nível de complexidade da coleta, o tipo de dado e os requisitos regulatórios envolvidos.
Qual é o impacto da qualidade dos dados na personalização da experiência do cliente?
A personalização depende diretamente da confiabilidade dos dados registrados ao longo da jornada. Quando a captura possui consistência, a empresa consegue entender comportamentos reais, identificar padrões e agir de forma mais contextualizada.
Como escolher a solução de captura de dados mais adequada para a realidade da empresa?
A escolha deve partir de uma análise do processo operacional, em que a empresa identifica onde seus dados são gerados, como são registrados e quais riscos estão associados à operação manual. É recomendado também que ela avalie a integração com sistemas de gestão, escalabilidade, requisitos de segurança e aderência às normas regulatórias.