Customer Experience: o que é e como aplicar no varejo?
Também conhecido como CX, o Customer Experience é uma estratégia poderosa para utilizar no varejo, que traz um conjunto de fatores para criar uma experiência positiva para o cliente.
De acordo com um estudo realizado pela Salesforce, 84% dos consumidores afirmam que a experiência do cliente é tão importante quanto os produtos e serviços de uma empresa.
Na verdade, a experiência do cliente é um dos principais fatores que os varejistas precisam considerar. Consumidores satisfeitos equivalem a mais vendas, e mais vendas significam mais receita.
É por isso que investir e aplicar em customer experience no varejo pode ser um grande diferencial que seu negócio pode ter. E para explicar mais sobre este tema, e como a Selbetti pode ajudar sua empresa na melhoria da experiência do cliente, confira o artigo abaixo!
O que é Customer Experience?
O Customer Experience, ou experiência do cliente, refere-se a todas as interações que um consumidor tem com um varejista ou marca.
Isso inclui tudo, desde pesquisar produtos online, fazer compras em lojas, falar com o atendimento ao cliente ou manter seus produtos atualizados com as novas tendências de consumo.
A experiência do cliente se aplica às interações na loja física e online. Todos os pontos de contato com o consumidor fazem parte do customer experience.
Benefícios do customer experience para o varejo
À medida que a taxa de consumidores comprando online aumentou, também aumentou a importância da experiência do consumidor.
Ou melhor, há mais maneiras de um cliente interagir com uma marca ou varejista do que nunca. Então agora ter essas interações pode ter um impacto mais profundo no sucesso do seu negócio.
Portanto, sua empresa deve considerar o desenvolvimento de uma estratégia de varejo que se concentre na experiência do cliente. Algumas das vantagens disso são:
- Melhor retenção e fidelização de clientes;
- Aumento das vendas;
- Melhoria da imagem da marca.
Quando você investe tempo e esforço para melhorar a experiência de seus consumidores em suas lojas, não está apenas criando uma interação positiva única. Você está construindo relacionamentos duradouros com sua base de consumidores.
Muitos consumidores estão dispostos a sair do seu caminho para fazer compras em uma loja onde se sintam felizes e confortáveis. Mas o mesmo pode ser dito de experiências ruins.
Se as pessoas não estão satisfeitas com os produtos, serviços ou experiências da sua loja, o que as impede de mudar de loja? Cabe a você que seus consumidores estejam felizes para voltar mais vezes.
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Como aplicar o customer experience no varejo?
À medida que avançamos no mundo das compras omnichannel, algumas das estratégias de varejo de customer experience em que você pode ter confiado no passado precisarão de alguns ajustes.
Então, o que você pode fazer para garantir que seus clientes tenham a melhor experiência possível enquanto compram com você? Aqui estão algumas dicas:
1. Analise seus pontos de contato com o consumidor
Comece identificando todos os pontos na jornada do cliente em que a experiência do consumidor pode ser melhorada. É importante pensar em todas as maneiras pelas quais sua empresa pode garantir que seus compradores tenham experiências tranquilas e agradáveis com sua loja.
Normalmente, existem quatro pontos principais no caminho do cliente até a compra:
- Descoberta/Consciência;
- Consideração;
- Compra;
- Revisão/Comentário.
Ao concentrar suas estratégias de melhoria de customer experience em cada um desses pontos de contato, você garante que está encantando seus consumidores com experiências positivas sempre que eles interagem com seu negócio.
2. Adicione um toque humano às experiências do seu cliente
Os consumidores querem se sentir bem-vindos e compreendidos pelas empresas de quem compram, por isso é importante que você tente incorporar um toque humano ao seu CX.
Personalize a experiência dos seus consumidores prestando atenção aos seus gostos e desgostos. Ao coletar informações de clientes por meio de pesquisas, e-mails e avaliações, você pode aprender mais sobre eles e atender suas expectativas.
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3. Construa relacionamentos fortes
Construa relacionamentos fortes com seus consumidores, que os façam voltar para mais, sabendo que sua loja é calorosa e acolhedora.
Para fazer isso, certifique-se de que sua loja tenha valores claros, que seus funcionários tenham conversas reais e que seus anúncios sejam relacionáveis e sinceros. Estas são apenas algumas maneiras de trazer a humanidade de volta ao varejo.
4. Certifique-se de que sua loja seja inclusiva e acessível
Como varejista, fazer com que os consumidores façam compras é praticamente seu principal objetivo. Então, por que não garantir que todos os seus compradores tenham acesso fácil e igual aos seus produtos?
Certifique-se de que todas as portas e corredores sejam facilmente acessíveis:
- Fornecer rampas ou outros meios de acesso se houver escadas;
- Sinais claros e fáceis de ler para banheiros, saídas ou qualquer outra área importante;
- Boa iluminação.
Esses fatores e muito mais podem fazer a diferença para os consumidores que passam pela sua loja.
Conheça as tecnologias para varejo da Selbetti
Conseguiu compreender como o customer experience no varejo pode ajudar seu negócio a vender mais? Causar uma boa impressão em seus clientes é a melhor forma de fazê-los voltar.
E mais que fazer melhorias no espaço físico, você também pode otimizar processos internos para tornar a experiência do cliente mais positiva. E, nesse sentido, a Selbetti pode lhe ajudar com suas soluções para o varejo.
ECM e BPMS
Os softwares de ECM e BPMS da Selbetti garantem controle total dos documentos e processos do seu varejo através de um moderno portal 100% via web. Com informações centralizadas e consulta rápida, sua equipe contará com mais eficiência no desenvolvimento das atividades, diminuindo custos e potencializando as vendas.
Além disso, você ainda automatiza fluxos de trabalho, agilizando suas rotinas e, consequentemente, diminuindo o tempo de resposta ao consumidor em determinados processos.
Outsourcing de Impressão de Cartões
A solução de outsourcing de impressão com a máquina de impressão em PVC garante a produção de itens como crachás de identificação de funcionários, cartões da loja ou fidelidade. Nossa solução permite atribuir mais agilidade à impressão interna, com a entrega no ato da solicitação.
Outsourcing e Gestão de Impressão
Oferecemos modelos de equipamento para diferentes fluxos de negócios, com opções de tamanhos e design moderno.
A maior capacidade de papel e o menor tempo de reabastecimento facilitam o uso integrado em redes e agilizam o atendimento de demandas que necessitam de produção e entregas rápidas. Além de gerenciar todos os documentos da sua loja com segurança, agilidade e mobilidade.
Locação de Ativos de TI
Sua loja poderá locar uma ampla linha de ativos de TI, desde desktops, notebooks e celulares até leitores e coletores de dados. Sem falar que ainda terá benefícios fiscais, pois a locação entra no balancete como custo ou despesa e é dedutível da apuração do lucro real, reduzindo impostos.
Automação de Tarefas Repetitivas
Com a solução de RPA da Selbetti, é possível automatizar processos repetitivos como o envio de cobranças e notificações, cálculos complexos, validação de dados, evitando erros e com um fluxo contínuo de trabalho.
Sua empresa terá uma redução de custos operacionais, melhoria em processos e máxima produtividade da sua equipe para o que realmente importa.
Melhora da Identidade Visual
Uma boa aposta é ter uma identidade visual marcante, que será sempre reconhecida pelo comprador. Isso permite que a empresa seja identificada em qualquer estabelecimento que o consumidor procurar, ainda que não seja a loja que ele frequenta habitualmente.
Nesse sentido, a Pricefy by Selbetti tem expertise em identidade visual para o setor varejista, mantendo a mesma logomarca, tipografia e cores nos exatos tons em todos os comunicação visual das lojas.
Afinal, ela é especialista em cartazeamento, automação de etiquetas impressas e eletrônicas, criação de tabloides, digital signage promocional, catálogo de produtos, e muito mais.
Dessa forma, o contato com o cliente é feito de forma padronizada por meio da identidade visual da marca. Se o varejo quer ser identificado pelo preço baixo, toda a comunicação reflete essa estratégia. Se a marca é mais despojada, então todos os materiais de divulgação destacam essa orientação, e assim por diante.
Também a padronização de preços pode ser feita de forma otimizada, por meio da precificação inteligente para o PDV. É possível personalizar as etiquetas de preço, escolhendo o número de informações, formas, temas, cores, e incluir itens como QR-Code e informações extras, como ficha técnica, por exemplo.
Leia também::: Transformação digital no varejo: o que é e por onde começar?
Entre em contato com a Selbetti
Por fim, esperamos que tenha compreendido a importância do customer experience no varejo, e como isso pode turbinar suas vendas e fazer seu negócio crescer.
E como viu, a Selbetti conta com diversas soluções que podem auxiliar sua empresa a proporcionar uma experiência cada vez melhor aos seus clientes.
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