

O que você entende por automação de processos e inteligência artificial? Uma forma de economizar tempo? Um caminho para reduzir erros operacionais? Um recurso para decisões mais inteligentes e ágeis? Ou todas as alternativas?
Ainda existe aquela confusão sobre o que exatamente trata esses dois conceitos e como eles são capazes de impactar e beneficiar a rotina de um negócio.
Hoje, vamos desmistificar de uma vez por todas essa dúvida e, de quebra, ainda mostrar como você pode ter acesso rápido a essas supersoluções. Vamos lá?
A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que simula a capacidade humana de aprender, analisar contextos e tomar decisões com base em dados. Seu funcionamento se baseia em algoritmos que identificam padrões em grandes volumes de informação, que extraem insights e realizam tarefas de forma padronizada e autônoma (ou semiautônoma), com base nesses aprendizados.
De forma resumida, a IA é encarregada de processar dados de forma adaptativa e dinâmica, ajustando o seu desempenho com base em novos insumos (que nesse caso são os dados).
Quando olhamos para o contexto atual, percebemos que existe uma forte movimentação do mercado em direção à adoção de IA e ferramentas inteligentes para automação de processos industriais e de negócio.
É IA sendo aplicada em times de atendimento para automatizar triagens e agilizar respostas; sendo implementada em áreas financeiras para processar documentos e validar dados com precisão; sendo usada em departamentos de RH para acelerar a análise de currículos e mapear perfis de comportamento; entre vários outros exemplos.
Mas por que isso está sendo incorporado em larga escala e com tanta urgência?
A resposta está nos benefícios que pode trazer para o caixa, competitividade e resiliência de um negócio:
Ao integrar IA com automação de processos, empresas conseguem eliminar gargalos operacionais antes invisíveis. Isso se dá pela capacidade da inteligência artificial de identificar fluxos ineficientes, sugerir melhorias em claro, automatizar atividades e etapas críticas.
Erros humanos são inevitáveis em tarefas repetitivas e de alta carga cognitiva, como é o caso de preenchimentos de planilhas ou classificações manuais, por exemplo. No entanto, com a automação inteligente, essas tarefas passam a ser executadas por sistemas que operam com precisão matemática e validam dados de forma cruzada.
Empresas que adotam automação robótica de processos conseguem escalar suas operações sem depender diretamente de aumentos proporcionais no quadro de colaboradores. Por exemplo, operações que antes exigiam mais horas-homem para atender à demanda agora podem ser expandidas com simples ajustes de parametrização ou replicação de fluxos automatizados.
LEIA TAMBÉM | Indústria 4.0: A automação como chave para a eficiência produtiva
Mas nem só em processos operacionais e administrativos a automação e a IA têm sido protagonistas. Dentro do universo corporativo, elas também estão sendo aplicadas para aprimorar a gestão empresarial – prática decisiva que pode, inclusive, levar um negócio ao crescimento ou à estagnação.
Essas tecnologias têm sido usadas, por exemplo, para centralizar informações de forma automatizada e gerar relatórios analíticos com indicadores de desempenho, dando aos gestores uma visão praticamente holística sobre gargalos, oportunidades e desvios de padrão.
Ferramentas de IA também estão sendo implementadas para prever comportamentos com base em históricos e simular cenários futuros, auxiliando, assim, na definição de metas, alocar recursos e mitigar riscos.
A automação inteligente começa a mostrar o seu real valor quando aplicada a processos no qual o erro custa caro – e o tempo, mais ainda.
Na gestão de contratos, por exemplo, a combinação de automação de processos e inteligência artificial permite que documentos jurídicos sejam lidos com precisão, analisados por nível de risco e encaminhados automaticamente para validações. Resultado? Um processo, antes lento e sujeito a falhas, mais contínuo e com menor exposição a erros.
Na área contábil e financeira, bots integrados a ERPs, sistemas de compras, entre outros, podem ser programados para cruzar dados, detectar inconsistências nos números, sugerir ajustes e até alimentar relatórios de forma contínua.
Um terceiro exemplo envolve agora o onboarding de colaboradores. Ao integrar OCR, RPA e fluxos automatizados, podemos transformar a admissão de talentos em uma jornada fluida: coleta e validação de documentos, criação de acessos, integração aos sistemas de RH e compliance – tudo em poucas horas, com histórico completo e pronto para auditoria.
Uma vez entendido o importante papel que a automação de processos e inteligência artificial exercem para o desempenho e crescimento estratégico, o desafio agora é entender como as empresas podem acessar e aplicar esses dois recursos de um jeito descomplicado – afinal, já bastam as operações de rotina para preencher a cota diária de preocupações.
A Selbetti entende esse cenário de complexidade tecnológica, e justamente por isso, desenvolveu uma solução voltada para trazer inovação, automação e inteligência para dentro do ambiente corporativo – de forma simples: o Process Solutions.
Nele, são combinadas diferentes tecnologias que transformam a maneira como empresas conduzem e gerenciam seus processos e documentos:
Seja para automação de processos industriais ou de negócio, a Selbetti está aqui para ajudar. Mande uma mensagem para o nosso time e saiba mais sobre o Process Solution.
Deixe um comentário