Automação de processos: 6 exemplos que podem ser automatizados

Um dos grandes objetivos de qualquer organização é tornar seus processos suficientemente eficientes e confiáveis, para que possam melhorar seu desempenho e obter uma vantagem competitiva. 

Nesse sentido, a automação de processos vem se tornando relevante, pois oferece benefícios como redução de erros humanos, aumento de produtividade e assertividade, entre outros.

A importância dos processos automatizados torna-se evidente em um mercado tão competitivo e acelerado, onde os negócios evoluem rapidamente e os clientes exigem um processamento mais rápido de bens e serviços.

Além disso, a automatização de processos oferece benefícios significativos que podem se refletir em maiores lucros. De acordo com um relatório da Forrester, automatizar os processos de negócios pode reduzir os custos operacionais em até 90%.

Para explicar este conceito de automatização de processos, e apresentar alguns exemplos do que pode ser automatizado na sua empresa, confira o artigo que compartilhamos abaixo!

O que é automação de processos?

A automação de processos refere-se ao uso de metodologias e recursos que visam alcançar um melhor fluxo de trabalho para executar um processo ou função. Ela reduz ou facilita tarefas manuais e muitas vezes diminui a necessidade de deliberação ou esforço humano ao executar uma tarefa.

A automação de processos utiliza tecnologias, como sistemas ERP, para eliminar gargalos, reduzir erros e perda de dados, além de aumentar a transparência nas decisões de negócios, a comunicação entre os departamentos e a velocidade de processamento.

Benefícios da automação de processos em sua empresa

A automatização de processos pode ser utilizada em um número significativo de funções Portanto, podemos dizer, os benefícios da automação são inúmeros para as empresas que optam por implementá-la em suas operações diárias.

Aumento da eficiência

Os processos automatizados têm um grande impacto na eficiência geral da empresa, pois evitam erros mantendo a consistência e entregando resultados precisos e confiáveis. Essa eficiência aumenta muito a taxa de produtividade, levando ao crescimento e maiores lucros.

Redução de custos

Automatização economiza dinheiro de várias formas, mesmo considerando o investimento feito em implantação e manutenção. Ao reduzir o trabalho manual e usar menos recursos, você libera mão-de-obra para atividades mais estratégicas nas empresas.

Aumento da produtividade

Ao cuidar das tarefas repetitivas, a automação permite que o profissional se dedique a atividades mais estratégicas, o que eleva o nível de produtividade.

Reduz erros e aumenta a qualidade

A automatização de processos reduz os erros inerentes à atividade humana, o que torna os processos mais assertivos.

Maior satisfação do cliente e melhor experiência

A automatização dos processos permite responder de forma rápida e eficiente às solicitações, o que impacta positivamente na experiência do cliente e na sua satisfação com a empresa.

Leia também::: Como o ECM e o BPMS estão transformando as empresas?

Exemplos do que pode ser automatizado nas empresas

Então, você deve estar se perguntando, como posso usar essa ferramenta para processos nos meus processos de negócio? Nós compartilhamos com você abaixo algumas possibilidades.

1. Ordens de compra

A criação de requisições de ordem de compra é demorada e repetitiva. Além disso, geralmente consiste em vários níveis de aprovação e é baseado em informações muito precisas. 

A automatização de processos de negócios ajuda a eliminar erros nas requisições de pedidos e agiliza o processo de autorização, resultando em aprovação mais rápida e resultados mais confiáveis.

2. Provisionamento de conta de usuário

À medida que novos funcionários ingressam na empresa e as responsabilidades dos funcionários existentes aumentam e se ajustam, garantir que todos tenham acesso aos sistemas e recursos relevantes pode se tornar uma tarefa assustadora. 

Automatizar os processos de provisionamento de contas de usuário garante que cada funcionário receba os direitos corretos e que todas as partes interessadas sejam mantidas informadas o tempo todo.

3. Geração e distribuição de relatórios

As soluções de relatórios automatizados interagem com ferramentas de monitoramento e análise para compilar e fornecer relatórios críticos automaticamente. 

Como resultado, eles liberam tempo para os funcionários e reduzem o tempo de geração de relatórios e o potencial de erro humano. 

Dessa forma, os relatórios podem ser criados e distribuídos em minutos, em vez de horas, que seria o tempo que um funcionário pode levar para criá-los manualmente. 

Em contrapartida, com mais tempo, o poderá dedicar maior atenção para a análise dos dados, permitindo resultados ainda mais qualificados.

5. Atualização de Planilhas

Assim como gerar relatórios, inserir dados manualmente em planilhas pode ser um processo trabalhoso e tedioso. 

A automação de processos de negócios pode cuidar de tarefas demoradas, como formatação, copiar e colar e muito mais. Com isso, suas planilhas estarão precisas e sempre prontas quando você precisar.

6. Monitoramento de Registro de Eventos

A automação pode ser implementada para manter maior controle sobre os logs de eventos. Dessa forma, ela pode notificar as partes apropriadas quando um problema é detectado e pode até ser usado para resolver automaticamente certos problemas ou erros.

Leia também::: Como implantar a automação robótica de processos (RPA) na empresa?

Aplique a automatização na sua empresa

Essas são apenas algumas das possibilidades que podem ser alcançadas por meio da automatização dos processos de negócios da empresa, mas muito mais pode ser alcançado.

Aqui na Selbetti você encontra dois softwares poderosos para ajudar na automação de processos na sua empresa: O RPA e o iBPMS.

O iBPMS  foi idealizado para apoiar o seu negócio na gestão de processos de forma eficaz, personalizada e com inteligência artificial. Ele é 100% cloud (em nuvem) e permite acompanhar os processos em tempo real, centralizando as informações da empresa em um só ambiente. Ele garante um controle efetivo de responsabilidades, prazos de SLA, documentos envolvidos no processo e de todo o ciclo da cadeia produtiva. 

O software se destaca por padronizar e automatizar desde a concepção do produto até a produção final, oferecendo diversas funcionalidades:

  • Criação e customização de processos;
  • Criação de formulários online;
  • Acompanhamento de processos em tempo real;
  • Configuração de documentos padrão;
  • Padronização e automatização das solicitações;
  • Controle de prazos das principais atividades do processo;
  • Integração com os sistemas da empresa;
  • Realização de tarefas pelo smartphone;
  • Acesso a gráficos personalizados (dashboards) para facilitar as análises organizacionais;
  • Sistema de alerta para manter controle de prazos e tarefas agendadas;
  • Entre outras funcionalidades.

Já o RPA (Robotic Process Automation) da Selbetti permite configurar um bot de software – um “robô” -, para capturar e interpretar aplicativos para processar uma transação, operar dados, disparar respostas e se comunicar com outros sistemas digitais. 

Os cenários de RPA variam de algo simples, como gerar uma resposta automática, até a implantação de milhares de bots, cada um programado para automatizar trabalhos em um sistema ERP. 

Assim, o RPA da Selbetti oferece às organizações a possibilidade de reduzir erros humanos e aumentar a produtividade das equipes. 

Agora que você já sabe o que é a automatização de processos e conheceu alguns exemplos de ações que podem ser automatizadas, é hora de implantar na sua empresa. Clique aqui, conheça a solução completa da Selbetti e já converse com nossos consultores!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *