O uso da tecnologia na Educação e sua importância

O uso da tecnologia na educação tornou-se um “colete salva-vidas” durante a pandemia da COVID-19. Agora que os alunos começam a retornar às aulas presenciais, as instituições de ensino devem considerar cuidadosamente o papel de longo prazo da tecnologia, sobretudo pelos benefícios experimentados no período em que as aulas à distância foram uma realidade necessária.

Afinal, o uso da tecnologia na sala de aula traz grandes perspectivas, ao possibilitar o aprendizado personalizado. Além disso, ainda otimiza o tempo do professor e equipa os alunos com as habilidades digitais necessárias para suas carreiras daqui para frente.

De fato, diversos estudos mostraram melhorias significativas nos resultados dos alunos por meio do aprendizado combinado ou híbrido, que utiliza a tecnologia na área da educação como ferramenta potencializadora. 

A retomada às aulas presenciais traz uma questão importante: qual papel a tecnologia pode desempenhar na aprendizagem dos alunos? 

Para ajudar a responder essa pergunta, preparamos o artigo abaixo falando dos benefícios da inovação também na educação. Boa leitura!

Apoio à aprendizagem

As crianças e jovens de hoje são nativos digitais, pois cresceram com a tecnologia e, por isso, têm muita facilidade de lidar com ela. O domínio da tecnologia é uma das habilidades básicas do século 21, sendo, portanto, algo de que precisarão utilizar, seja em pesquisas escolares ou na realização de suas funções no local de trabalho. 

A integração da tecnologia e a sala de aula agora começa no ensino fundamental e se estende ao ensino médio e superior. 

No entanto, utilizar a tecnologia em sala de aula não envolve apenas dispositivos digitais — ela se relaciona a qualquer coisa que facilite a interação entre professor e aluno. 

A educação digital está gerando novas oportunidades de aprendizagem, na medida em que os alunos se envolvem em ambientes online rotineiramente.

Também mudam as práticas educacionais por meio de cursos híbridos, instruções personalizadas, novos modelos de colaboração e uma ampla gama de estratégias de aprendizagem inovadoras e envolventes.

Leia também::: Aluguel de retroprojetor: Tudo o que você precisa saber

Tipos de tecnologia de sala de aula

A tecnologia em sala de aula permite que você se envolva, interaja e inspire os alunos dentro e fora da classe. 

Além disso, certos tipos de ferramentas de tecnologia, como podcasts ou plataformas de streaming de vídeo, podem ajudar a atender aos estilos de aprendizagem exclusivos de seu grupo. 

De aplicativos e livros eletrônicos a plataformas colaborativas, não faltam ferramentas que podem transformar as aulas. Alguns professores, inclusive, estão se voltando para a “gamificação” da sala de aula, ou seja, o uso de cenários competitivos e a distribuição de pontos e recompensas para tornar tudo mais divertido e envolvente. 

A chave para garantir que esses métodos também sejam eficazes é projetá-los para apoiar os objetivos de aprendizagem. 

A narrativa digital, em que os alunos usam simulações para mergulhar em um ambiente fictício, pode tornar o aprendizado mais empolgante e relacionável para os alunos. A gamificação igualmente permite aulas interativas e pode reduzir a passividade na sala de aula. 

Além disso, as apresentações no PowerPoint deixaram de ser a única opção disponível para trabalhos. Por meio da tecnologia, os alunos podem começar a trabalhar em um projeto juntos em sala de aula e colaborar, comunicar e trocar ideias perfeitamente usando mídias sociais, lousas digitais e muito mais. 

A transformação digital quebrou muitas barreiras físicas e sociais, permitindo que os alunos passassem a trabalhar juntos em qualquer lugar e em qualquer hora. Além disso, estimulou o encontro de respostas instantâneas para problemas ou perguntas que possam ter sobre determinados tópicos.

Aprendizagem mais ativa

A tecnologia da educação também possibilita um processo de aprendizagem mais ativo. Você pode aumentar o engajamento por meio de pesquisas online ou fazendo perguntas durante as aulas online, com resultados instantâneos. 

Se você estiver usando um arquivo digital disponibilizado no Google Classroom, por exemplo, o assunto é dinâmico e oportuno com links incorporados para materiais relevantes ou multimídia imersiva. 

Seja adicionando uma única ferramenta para um projeto ou período específico, ou fazendo uma mudança mais dramática, como uma sala de aula invertida, ser bem versado em tecnologia pode ajudar a construir credibilidade com os alunos e até mesmo com outros colegas. 

Leia também::: Transformação digital na educação: tendências para o setor.

Aplique na sua escola

Como fica claro, a tecnologia na educação deixou de ser uma utopia e tornou-se uma realidade, com sua implantação acelerada pela pandemia.

Dessa forma, o momento para tornar as salas de aula mais tecnológicas é agora, aproveitando essa onda positiva e permitindo que os alunos sejam melhor preparados para o futuro.

A Selbetti possui soluções de Outsourcing de TI para educação e conta com um time de especialistas para ajudar nessa jornada de transformação digital da escola.
Portanto, se você deseja embarcar também na inovação e aproveitar todos os benefícios da tecnologia na educação, entre em contato com nossos consultores e conheça como a Selbetti pode lhe ajudar no processo!

Comentários

1 resposta em “O uso da tecnologia na Educação e sua importância”

Top o artigo, procure na internet encontrei aqui alguma das
informações que procurava.
Gostei obrigado!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *