Locação de scanner: principais tipos e onde encontrar pelo melhor custo-benefício

Os scanners são fundamentais para realizar a digitalização de documentos nas empresas. Mas a verdade é que a compra deste equipamento exige um alto investimento, logo a locação de scanner se tornou uma opção muito adotada pelos gestores.

Nesse serviço, uma empresa terceirizada faz uma análise das necessidades organizacionais e fornece os melhores aparelhos do mercado por um ótimo custo-benefício. 

Muitas vezes, inclusive, o aluguel de scanner faz parte da solução de Outsourcing de Ativos de TI e pode incluir funções como manutenção, suporte técnico, gerenciamento e atualização.

Quer saber mais sobre a locação e quais os principais tipos de scanner para alugar? Então acompanhe o blog que preparamos para você. 

O que é um scanner?

Em linhas gerais, um scanner é um dispositivo eletrônico que pode digitalizar documentos e convertê-los em formato de arquivo digital, armazenado em um computador ou na nuvem. E, então, esse documento pode ser visualizado, compartilhado, editado e também impresso. 

O funcionamento do scanner é muito simples: ele funciona com base no princípio de reflexão e transmissão. Uma luz brilhante ilumina o documento a ser convertido em uma cópia digital e é refletida em um sensor (elemento fotossensível) após passar por uma série de espelhos e lentes.

Na maioria dos scanners, os sensores são um circuito integrado eletrônico chamado dispositivo acoplado carregado (CCD). Os photosites exibidos no CCD convertem a intensidade da luz em sinais eletrônicos para processar posteriormente em uma foto digital.

Embora o CCD seja a tecnologia amplamente utilizada nos scanners atuais, a tecnologia de tubo fotomultiplicador (PMT) e sensor de imagem de contato (CIS) também são utilizadas em muitos equipamentos de última geração. Essa tecnologia se caracteriza por oferecer imagens de alta resolução e é comum em scanners de tambor. 

Leia também::: O que é Outsourcing de TI?

Quais são os diferentes tipos de scanners?

Confira abaixo alguns tipos de scanners disponíveis no mercado:

Scanner de mesa

Este é um dos scanners mais utilizados da atualidade e funciona tanto para aplicações domésticas quanto empresariais.

Ele é colocado em uma superfície plana de mesa e tem uma tampa que pode ser aberta para visualizar o vidro que digitaliza o documento. A tampa é ajustável para cuidar da digitalização de livros grossos, arquivos ou revistas, entre outros formatos.

O documento é inserido na parte superior do vidro e abaixo deste está o sensor de captura de luz em movimento, geralmente display CCD ou CIS.

Durante o processo de digitalização, a fonte de luz ilumina o vidro e o sensor captura a imagem e a converte para o formato digital.

Com um scanner de mesa, você pode digitalizar quase todos os tipos de documentos, dependendo do tamanho. Alguns vêm com recursos adicionais de conectividade Bluetooth ou sem fio e alimentadores automáticos.

Scanner de fotos

Se você estiver procurando especificamente por imagens digitalizadas e fotografias antigas, uma boa opção são os scanners de fotos. 

Os resultados obtidos com os scanners fotográficos são muito interessantes no que diz respeito à profundidade de cor e à necessidade de digitalizar um grande número de fotografias.

Alguns scanners vêm com seu software de edição de imagem que oferece a resolução mais alta e limpa para fotos antigas.

Scanner de documentos

Como o nome sugere, esses scanners são usados ​​especialmente para digitalizar vários documentos em tamanhos grandes.

Também são chamados de “scanners alimentados por folha”, pois os documentos são colocados no alimentador e não no vidro da mesa.

Trata-se de uma opção ideal quando você tem espaço limitado para trabalhar e precisa digitalizar milhares de páginas diariamente.

Muitos scanners com alimentação por folha ainda possuem recursos avançados para tornar o processo de digitalização mais eficiente e rápido.

Scanner portátil

Os scanners portáteis são muito práticos e versáteis. Esse tipo de scanner pode ser transportado para qualquer lugar e não requer muita energia, funcionando quando conectado a equipamentos como computador através de uma porta USB.

Ele pode escanear linha por linha de uma página ou fazer um escaneamento completo enquanto rola de cabeça para baixo.

Leia também::: Qual é o melhor sistema para organizar documentos na empresa?

Faça a locação de scanner com a Selbetti!

A Selbetti é líder em Outsourcing de TI no Brasil e oferece a locação de scanners e outros equipamentos para alavancar as operações da sua empresa.

Nossa solução ainda inclui funcionalidades como manutenção preventiva, atualização, substituição imediata do aparelho em caso de problemas, gerenciamento e assistência técnica.

Não perca mais tempo e dinheiro, entre em contato e alugue o seu scanner com a maior integradora de Outsourcing em TI do Brasil. Clique aqui para saber mais!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *