Automação de tarefas repetitivas: quando integrar faz toda a diferença

Muito se fala sobre os benefícios da automação de tarefas repetitivas, mas poucas empresas estão atentas à necessidade de integrar todos esses sistemas.

Sem uma conexão entre essas tecnologias, seu negócio pode até ganhar um pouco de tempo, mas estará deixando de aproveitar todo o potencial que a solução tem a oferecer.

Neste conteúdo vamos mostrar que o RPA vai além da simples automação de tarefas repetitivas: é a solução que seu negócio precisa para criar um sistema integrado, inteligente e estratégico.

Boa leitura!

O que é automação de tarefas repetitivas?

A automação de tarefas repetitivas consiste no uso de tecnologias para realizar diferentes tipos de atividades operacionais sem necessitar intervenção humana. 

Geralmente, as empresas preferem automatizar funções como inserir dados cadastrais, responder e-mails padronizados e processar transações.

Desse modo, os colaboradores podem focar em atividades que demandam conhecimentos técnicos específicos e estratégicos, ganhando tempo, reduzindo erros e aumentando a eficiência das operações.

Como funciona a automação de tarefas repetitivas?

Também conhecida como Automação de Processos Robóticos (ou RPA), o funcionamento dessa solução é mais simples do que você imagina!

Por meio de bots de software que imitam o comportamento humano, o sistema consegue realizar determinadas atividades, interagindo tanto com aplicativos como com os usuários.

Inclusive, um diferencial do RPA é justamente a possibilidade de integração com outros sistemas, garantindo que sua empresa consiga automatizar tarefas de diferentes setores.

Para isso funcionar, é preciso seguir alguns passos:

  1. Mapeamento das atividades que serão automatizadas, permitindo que o sistema entenda o processo de execução;
  2. Configuração do software e integração com os sistemas necessários para a execução das atividades;
  3. Execução e monitoramento com a realização de ajustes que forem identificados.

Desse modo, você consegue beneficiar desde o setor de atendimento ao cliente até o departamento de estoque – cada um poderá “delegar” diferentes atividades para o software.

Por que integrar soluções é essencial para escalar a automação?

Imagine possuir um funcionário que consegue responder com agilidade e eficiência a quase todas as mensagens dos clientes.

Só tem um problema: ele não consegue ter acesso ao WhatsApp Business do empreendimento, então você precisa encaminhar a mensagem para ele e, em seguida, encaminhar a resposta ao cliente.

Ainda que isso adiantasse um pouco seu trabalho, não solucionaria um dos maiores problemas nas organizações atualmente: a falta de tempo.

A mesma lógica funciona com a automação de tarefas repetitivas! 

Se esse software não tiver acesso aos mesmos sistemas que seus funcionários utilizam para realizar todos os passos de uma atividade, alguém terá de ficar responsável por algum processo – impedindo a total automação.

Por outro lado, ao possuir um RPA integrado aos seus sistemas internos, você garante:

  • Redução de erros;
  • Melhora da tomada de decisões;
  • Distribuição automática de dados entre os sistemas.

A integração também é uma peça-chave para garantir a escalabilidade da automação de tarefas repetitivas.

Afinal, com todos os sistemas conversando entre si, será mais fácil criar um fluxo de trabalho inteligente e até adicionar novas tecnologias no futuro – sem precisar automatizar cada novo processo individualmente e modificar todo o fluxo operacional.

Soluções que se complementam: exemplos práticos de integração

Uma simples compra de um produto envolve: emissão da nota fiscal no ERP, atualização no sistema de gestão de estoque e registro da venda no CRM.

Com a automação de tarefas repetitivas, essas etapas são realizadas automaticamente após a compra do item, sem necessitar da intervenção humana – e sem riscos de erros.

Esse é somente um exemplo (até simples) do quanto o RPA pode facilitar a rotina de trabalho da sua equipe graças à automação. Veja abaixo outras situações:

1. Coleta e análise de dados

Quando um formulário é preenchido por um cliente, automaticamente o software transfere esses dados para uma planilha ou outro sistema usado para o cadastro no banco de dados.

Essas informações são atualizadas em tempo real, permitindo uma tomada de decisões mais assertiva.

2. Controle de pagamentos

Contas a pagar são lançadas automaticamente no sistema financeiro e, ao serem pagas, o status é atualizado com os dados bancários.

Desse modo, o controle financeiro se torna mais confiável e sem margem para erros ou até mesmo desvio de recursos.

3. Atendimento ao cliente

Essa é uma das principais formas de uso da automação de tarefas repetitivas: o cliente acessa o link de atendimento no WhatsApp, por exemplo, e começa a ser atendido por um bot.

Dependendo da dúvida, não há nem a necessidade de intervenção de um operador humano – todo o processo é realizado conforme os passos programados no sistema.

Além disso, os dados importantes gerados são salvos no CRM, alimentando o banco de leads da sua empresa.

Como a Selbetti entrega valor com automação integrada e consultiva?

Os sistemas inteligentes são como órgãos de um corpo: cada um tem sua função e até pode operar isoladamente, mas é a integração entre eles que dá vida ao organismo.

Portanto, sua empresa precisa de uma solução capaz de integrar todos os seus sistemas, alcançando efetivamente a automação dos processos operacionais.

Com a integração, uma organização também garante:

  • Fluxos mais organizados;
  • Acesso facilitado às informações;
  • Execução mais ágil e eficiente;
  • Padronização dos processos;
  • Redução de erros e retrabalho;
  • Economia de tempo e de recursos;
  • Análises mais completas e estratégicas.

Para atender a essas demandas, a Selbetti estruturou a unidade de negócios Process Solutions, que reúne um amplo portfólio de soluções voltadas à automação, gestão de processos e integração de sistemas.

Conosco, sua empresa tem acesso a um ecossistema de tecnologias combinadas, voltado para a gestão, automação, inteligência artificial e assinatura digital.

Com o módulo de Gestão de Processos, você consegue customizar processos, criar formulários online, identificar pontos de melhorias, integrar os sistemas da sua empresa e muito mais.

Oferecemos todas as ferramentas necessárias para garantir a automação de tarefas repetitivas – incluindo uma consultoria estratégica e suporte especializado para auxiliar nessa transição.

Solicite agora mesmo uma cotação e teste os benefícios do nosso ecossistema!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *