

Carbon Free by Selbetti: conheça a iniciativa que gera créditos de carbono e compensa emissões em contratos de outsourcing de TI!
A emissão de carbono, um dos impactos ambientais mais discutidos da atualidade, apresentou em 2020 números que preocupam: estima-se que data centers, redes e dispositivos digitais foram responsáveis por aproximadamente 2% a 4% das emissões globais de CO₂. Esse percentual supera, inclusive, o da indústria da aviação comercial (que é de 2,5%).
A Selbetti, atenta às consequências que isso pode provocar em níveis ambientais, sociais e econômicos, lançou uma nova iniciativa que, além de estar alinhada às suas práticas ESG, reforça o compromisso da empresa em ajudar outras grandes marcas a combater tudo o que prejudica o meio ambiente, a comunidade e a reputação corporativa: o Carbon Free.
O Carbon Free é um selo criado pela Selbetti Tecnologia para toda e qualquer empresa que deseja reduzir a pegada de carbono no seu setor de tecnologia.
A iniciativa, viabilizada em parceria com a Green Carbon by NDD, busca neutralizar as emissões deste agente provenientes do consumo energético de equipamentos utilizados pelos clientes dentro do modelo de outsourcing de TI oferecido pela Selbetti.
A compensação é realizada por meio da geração de créditos de carbono, que garantem a retirada desse agente tóxico da atmosfera em proporção equivalente ao que foi emitido.
Funcionam como uma certificação que comprova a redução ou remoção de uma tonelada de dióxido de carbono da atmosfera, gerada por projetos ambientais certificados. Ao adquirir esses créditos, as empresas compensam suas próprias emissões investindo em iniciativas que promovem a absorção ou evitam a liberação de gases poluentes.
Equipamentos de TI, como servidores, computadores e impressoras, são extremamente necessários para o funcionamento das empresas e operam diariamente em larga escala, acarretando a emissão significativa de carbono, com grande parte sendo associada à produção de dispositivos, ao uso prolongado dos equipamentos e à destinação incorreta após o término de sua vida útil.
Para que o uso desses dispositivos se torne realmente viável, é preciso, portanto, haver o equilíbrio entre desempenho e sustentabilidade, algo que há pouco tempo era desafiador.
A solução que a Selbetti traz para a mesa muda completamente o jogo. Ela une outsourcing de TI, que já é um modelo que contribui com as práticas ESG organizacionais, à neutralização das emissões geradas pelo uso desses equipamentos.
Para aqueles que ainda desconhecem, o outsourcing de TI é uma modalidade de serviço que consiste na terceirização da infraestrutura tecnológica da empresa.
Com ele, o setor de TI não precisa mais adquirir ou manter equipamentos próprios no seu centro de operação, porque conta com um parceiro especializado que fornece, gerencia e moderniza todo o parque tecnológico conforme sua necessidade.
Ao adotar o outsourcing de TI com práticas alinhadas à agenda ambiental, com a Selbetti, as empresas alcançam benefícios em larga escala:
As empresas passam a trabalhar com equipamentos de última geração, que apresentam um melhor desempenho e performance e consumo energético. Resultado? Redução da necessidade de retrabalhos, prolongamento da vida útil dos dispositivos e diminuição no impacto ambiental.
Com processos estruturados e já validados de logística reversa, a empresa parceira assegura que todo o equipamento descartado terá um destino adequado e dentro das regulamentações, evitando o acúmulo de lixo eletrônico dentro da infraestrutura corporativa e, ao mesmo tempo, mitigando a contaminação de solo e água por metais pesados.
Ao contrário da aquisição tradicional de equipamentos, o outsourcing de TI garante uma gestão do ciclo completo dos aparelhos, que vai desde a instalação até o descomissionamento. O resultado disso é um controle absoluto sobre o impacto ambiental de cada etapa.
As soluções de outsourcing de TI incluem ferramentas de monitoramento que possibilitam acompanhar o uso, desempenho e consumo energético dos dispositivos. Com esses dados, é possível fazer ajustes rápidos para mitigar desperdícios e tomar decisões verdadeiramente alinhadas à preservação ambiental.
Com o selo Carbon Free, cada cliente tem a compensação das emissões incorporada à sua própria operação, o que significa, provavelmente, eliminar a necessidade de iniciativas paralelas e, ainda assim, demonstrar seu compromisso ambiental de forma clara e auditável.
Você também pode gostar: Automação de processos e sua importância nas metas ESG
Com mais de 48 anos de atuação, a Selbetti sempre acreditou que inovação e responsabilidade caminham juntas, lado a lado. Não à toa, seus serviços de outsourcing e gestão tecnológica foram desenvolvidos para tornar as operações empresariais mais inteligentes, econômicas e sustentáveis.
Ao lançar o Carbon Free, a Selbetti dá mais um passo na missão de transformar o setor de tecnologia com soluções que respeitam o planeta e, principalmente, as pessoas. Para as empresas que desejam crescer com propósito, a iniciativa reforça a certeza de que é possível sim fazer diferente, e que a mudança pode começar agora.
Faça parte do time que transforma. Conheça o Carbon Free by Selbetti
Deixe um comentário