

O totem de autoatendimento permite que o cliente tenha autonomia e agilidade nas solicitações, sem precisar da ajuda de um funcionário.
A tecnologia pode ser utilizada para automatizar desde tarefas simples, como o fornecimento de senhas, até o processo de check-in em aeroportos.
Para as empresas, o equipamento proporciona a otimização do uso da mão de obra, além de ser um diferencial competitivo.
Neste artigo vamos explicar o que é um totem de autoatendimento, como utilizar na sua empresa e quais as vantagens dessa tecnologia.
A principal característica dos totens de autoatendimento é permitir que o usuário atenda suas solicitações sem auxílio de outra pessoa — um funcionário do estabelecimento.
A solicitação pode ser pegar uma senha de atendimento, fazer o pedido numa lanchonete ou imprimir exames médicos, por exemplo.
O equipamento funciona como um terminal, conectado ao sistema da empresa, mediando a interação dos clientes com praticidade e rapidez.
Os totens de autoatendimento também são utilizados em aeroportos, possibilitando que o passageiro emita seu cartão de embarque e despache a bagagem de forma autônoma.
O totem de autoatendimento com impressora é utilizado ainda no segmento de educação.
Assim, os alunos enviam seus documentos a serem impressos via portal da instituição ou e-mail e retiram no equipamento.
Portanto, o uso de totens melhora a experiência do cliente, ao garantir mais praticidade e rapidez, citando apenas um dos benefícios.
Confira agora cinco benefícios que a adoção dessa tecnologia proporciona às empresas.
Ao utilizar totens de autoatendimento na empresa, os funcionários têm mais tempo para outras demandas.
Ainda que seja necessário prestar ajuda eventual aos clientes, o tempo gasto em funções simples (como fornecer senhas ou imprimir exames) é reduzido de forma considerável.
Os totens trazem maior rapidez no atendimento, o que leva inclusive à redução de filas.
Como o cliente não precisa aguardar um funcionário para fazer a solicitação, os processos são mais rápidos.
A rapidez que a tecnologia proporciona permite ainda aumentar o número de atendimentos, sem a contratação de mão de obra adicional.
Instituições de ensino podem oferecer maior praticidade a seus alunos com totens de autoatendimento com impressoras, como parte do outsourcing de impressão.
Com a solução, os estudantes podem enviar seus arquivos pelo portal da instituição ou e-mail e fazer a retirada no totem, com rapidez, autonomia e praticidade.
Adotar totens é uma forma de se diferenciar da concorrência e agregar valor à experiência do cliente.
Isso porque, além de garantir um atendimento mais rápido e dar liberdade ao consumidor, a adoção do equipamento mostra que a empresa está alinhada às inovações tecnológicas.
Os dados obtidos por meio dos totens em tempo real permitem saber, por exemplo, quantas pessoas aguardam em cada fila e quantas têm direito a atendimento preferencial.
Esse monitoramento ajuda a encontrar soluções para agilizar os processos, como remanejar os clientes de um setor sobrecarregado para outro que não possui demandas.
Para utilizar totens de autoatendimento no seu negócio, o primeiro passo é procurar uma empresa confiável do ramo para fazer a implantação.
Na prática, a implementação dos totens envolve a escolha do local de instalação, integração ao sistema de gestão da empresa e treinamento dos funcionários.
Como vimos, o totem é um terminal por onde os clientes obtêm suas solicitações sem o auxílio de um funcionário.
Sendo assim, do ponto de vista da empresa, é preciso saber consultar e gerenciar as informações que chegam pelo totem, como ocorreria em um sistema online, por exemplo.
Igualmente importante é ter alguém encarregado de prestar auxílio aos clientes na utilização do totem, caso necessário.
O design também é um fator a ser considerado na escolha, já que o totem precisa se adequar ao estilo e tamanho do espaço.
Recursos especiais, como impressora, leitor de QR Code e leitor de cartões de crédito e débito podem ser integrados, dependendo das funções oferecidas.
A impressora é um dos periféricos mais utilizados e o tipo de equipamento vai depender do uso.
Por se tratar de um equipamento caro e que necessita de manutenção técnica periódica, a locação de totens de autoatendimento traz ótimo custo-benefício.
Optando por alugar os equipamentos com a Selbetti, seu negócio economiza recursos e tem atendimento técnico especializado à disposição.
Referência em locação de ativos de TI, a Selbetti oferece uma linha de totens com aplicações para diferentes segmentos e empresas, incluindo:
Como citado no artigo, os totens com impressora oferecem maior praticidade aos estudantes, trazendo um diferencial competitivo às instituições de ensino que adotam a solução.
A Selbetti dispõe de uma equipe especializada pronta para oferecer a melhor solução de totem de autoatendimento para o seu negócio, com interfaces amigáveis para os usuários.
Inclusive, as interfaces podem ser adaptadas e integradas a softwares já utilizados pela sua empresa. Solicite um orçamento para aluguel de totem de autoatendimento!
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